Plantão:
Vereador ameaçado renuncia mandato em Curvelândia
NOTÍCIA »

Voltar a página anterior     Versão impressa       A[+]    A[-]  

Vereador ameaçado renuncia mandato em Curvelândia

Foto: web
O clima é de tensão na cidade de Curvelandia (MT) – a 286 quilômetros a Oeste de Cuiabá. Ameaçado por opositores o vereador Octávio Augusto Regis de Oliveira (PTC), decidiu renunciar o mandato nesta semana. Numa carta o parlamentar expos os motivos da sua decisão, alegando que as intimidações eram freqüentes com veladas ameaças contra a sua vida. Daí optou pela desistência do mandato que se estenderia até o final do próximo ano.

Num trecho da carta Otavio aponta como adversário ferrenho o parlamentar Creuzimar Liba (PP), que segundo ele, seria a pessoa que trama todas as ações contra sua pessoa. Além de Liba, há ainda numa das linhas o nome do ex-prefeito Elias Mendes Leal Filho (PP), que de acordo com o denunciante, estaria trabalhando no sentido de retomar o Executivo no ano que vem.

Mesmo residindo há pouco tempo na pequena cidade de Curvelandia com cerca de 4 mil habitantes, Otavio confessa na carta que nessa comunidade passou os melhores anos da sua vida.

Ele revelou magoado com inoperância dos seus colegas no sentido de apurar todas as denuncias que bateram no Poder Legislativo, onde segundo ele, pairam duvidas sobre gestão dos duodécimos que são repassados pelo Executivo. Otavio vinha defendendo a transparência na aplicação dos recursos recebidos na Camara, na sua opinião, a falta de dialogo e de publicidade nos gastos com o dinheiro publico foi dos principais motivos para sua renuncia.

Quando começou a solicitar informações sobre essas verbas, passou a receber ameaças quase que todos os dias. Ele não aponta nomes claramente, mas sugere que essas intimidações estariam partindo de grupo políticos insatisfeitos com a sua atuação combativa.

Na cidade há um temor com relação ao vereador Liba, é de domínio publico que em 1990, o irmão desse parlamentar assassinou o prefessor Jair Lebre de Miranda, enquanto o educador ministrava aulas numa escola rural, no Distrito de Santa Rita, também no município de Curvelandia. Não houve até hoje punição.

No ano passado, uma patrulha da Policia Militar de Cuiabá, efetuando barreira na região da fronteira, efetuou a prisão em flagrante do vereador Creuzimar Liba, que portava arma de grosso calibre carregada e sem qualquer documentação, o processo corre na 1ª Vara Criminal de Mirassol do Oeste.

Diante das insistentes ligações telefônicas, o vereador optou por retirar sua família da cidade Curvelandia. Porém não decidiu onde será seu novo domicilio. “Tenho recebido apoio de colegas deputados estaduais, que entenderam a gravidade da situação, e estou pensando seriamente deixar a carreira política” descreveu Otavio Augusto.

A REGIÃO

Na região de fronteira não é de hoje que clima é tenso no meio político. Em Pontes e Lacerda, em 1995, o então vereador Uriel Mendes Lucas (PDT) que vinha denunciando crimes ambientais foi executado com disparos de escopeta calibre 12, em plena luz do dia, em frente a Câmara Municipal daquela cidade. Em Vila Bela da Santissima Trindade, o ex-prefeito Joel Marques sofreu atentado em 1997. Nesse período um vereador foi executado com disparo de fuzil .

No povoado de Lambari do Oeste, o prefeito Luiz Carlos Alves da Cruz, o Luiz Preto foi executado a tiros quando era favorito a reeleição em setembro de 2004. No ano passado a atual prefeita Maria Manea, viúva de Luiz Preto, seria vitima de assassinato, porém um dos pistoleiros denunciou a trama a Policia Civil.

Por: João Arruda em 21/03/2011 13:56:29

» Mais notícias
Ministério Público vai verificar situação das escolas municipais de Cáceres
Comunidade São Benedito prepara homenagens a padre Devair Braga
Câmara de Cáceres participa do Fórum Municípios & Soluções em Cuiabá
PRF flagra caminhonete a 177 km em Cáceres
Frentista é morto a tiros enquanto manobrava caminhonete em Pontes e Lacerda


» COMENTE AQUI

Nome: *
E-mail: *
Cidade:
Comentário:  *Excedido o numero de caracteres.
Digite o texto da imagem ao lado:
 

» COMENTÁRIOS

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Pedro Paulo () | 2011-03-21 15:28:45
Olha é fácil saber quem é quem, só ir em curvelândia ou ligar pra alguém de lá e pedir informações a respeito do Liba e do Sr. Octávio, certamente vai saber quem é o porcaria dos dois logo de cara....
cleo (Cáceres) | 2011-03-21 17:21:13
PQ esses safados q lesam a sociedade ainda não estão sendo investigados pela PF? Esses cras tem q serem denunciados em Brasilia ja q aqui não esta sendo feito. Acorda Autoridades!!!!
marcio (cáceres) | 2011-03-21 17:41:06
Quem não tem C... não faz contrato com P...! frouxo!
Joaquim (Cáceres) | 2011-03-21 19:17:35
É nisso que da um povoado ser emancipado sem a minima estrutura....para se tornar cidade um distrito assim como tem que ter prefeito e vereadores ja deveria tambem ter juiz, delegado, policiamento efetivo, forum, cadeia, camara, prefeitura etc e tal...
Joaquim II (Cáceres) | 2011-03-21 19:23:29
Se nao tem estrutura ou potencial pra tal...que nao emancipe...fica terra d grupinhos que nao entende de nada....E o legislativo estadual deveria ver por esse lado e nao ficar só tentando angariar votos com ações de emancipação sem estrutura é a mesma
Joaquim III (Cáceres) | 2011-03-21 19:26:17
coisa que criar um assentamento sem agua.....Tem que ver tambem se esse vereador que renunciou não esta pretendendo ser candidato a prefeito se saindo de vitima....oras quem se submete a ser vereador sabe que nao é facil tem que enfrentar situações das
Joaquim IV (Cáceres) | 2011-03-21 19:29:41
das mais diversas.... Peça proteção, denuncie.....Com relaçao a esse gupo que dizem cangaçeiro tem que existir ou oferecer denuncia para a justiça tomar atitude...o vereador nao esta colaborando para combater essa pratica..de nome, deuncie no MP com prova
Joaquim V (Cáceres) | 2011-03-21 19:33:26
Com certeza assim os metidos a valentão vao ser punidos e serão colocados no lugar deles...esse tal liba....ja tem queixa demais por isso vereador denuncie vai a fundo fale tudo que ta acontecendo no ministerio publico..e pau neles.....
Neanderson Lopes () | 2011-03-21 20:55:44
Fatos sobre o ex-vereador Octavio: (01) ele nunca morou em Curvelandia. (02) ele está envolvido no escandalo das motos e está sendo processado por isso.[http://www.anoticiamt.com.br/ver_noticia.asp?cod=57394].
Neanderson Lopes () | 2011-03-21 21:08:33
Ele tbém é acusado de pagar despesas pessoais com dinheiro do partido (http://www.rdnews.com.br/noticia/membro-da-chapa-de-marquinhos-da-cheque-e-vira-caso-de-policia). Novidades: ele se candidatou a presidente da Federação de Futebol de MT.
Olha Leitores deste Site..... (Mirassol D'Oeste) | 2011-03-21 22:21:31
Conheço muito bem o Sr. Liba és uma pessoa do bem morador antigo daquele Municipio pelo que todo Mundo Fala esse tal Octavio caiu de paraquedas la é de Cuiaba e Doou varias motos na campanha eleitoral cujo foi ate caçado e esta no poder sobre liminar.

 

 


   
Copyright © 1997 - 2014 • Jornal Oeste • Todos os direitos reservados
online