Notícias / Direto da Fonte

01/04/2024 - 12:52 | Atualizado em 01/04/2024 - 19:59

Jogão

Por Da Redação

O fato político mais importante da semana em Cáceres foi a notícia veiculada pelo jornalista Romilson Dourado em sua coluna no site RDNEWS. Ele noticiou o recuo do ex-deputado federal doutor Leonardo Albuquerque (Republicanos) da pré-candidatura a prefeito de Cáceres na eleição deste ano. Romilson escreveu que o atual coordenador do Escritório de Representação de Mato Grosso, em Brasília, irá apoiar a reeleição da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Isso abre caminho para acontecer o que venho dizendo aqui na Coluna. Leonardo pode fazer uma dobradinha imbatível com Eliene e depois virar o prefeito caso Eliene venha a se tornar candidata a deputada estadual em 2026. Essa articulação também fortaleceria o Republicanos e o deputado estadual Valmir Moretto que caminha para se tornar o grande líder político da região. Na semana passada ele deu um passo enorme neste sentido ao liderar a articulação política para a construção do Hospital Regional de Pontes e Lacerda, antigo e maior sonho da população da região. A dobradinha Leonardo/Eliene também fortaleceria a chapa de vereadores do Republicanos cacerense que pode eleger até três parlamentares este ano. Além disso, a dobradinha também pode turbinará as chapas do vereadores do PSB e do União Brasil que seguramente elegerão vereadores.
 
Prefeitáveis
 
Com o recuo de doutor Leonardo, seis pré-candidatos ainda falam em disputar a prefeitura de Cáceres em outubro. Professor Leandro (PSD), Vicente Palmiro (MDB), Sérgio Arruda (PP), James Cabral (PT), Francis Maris (PL) e Eliene Liberado Dias (PSB). Para mim, só concorrem Francis, Eliene e James.
 
Vicente Palmiro
 
Os articuladores políticos do ortopedista Vicente Palmiro vão acabar matando a sua pré-candidatura a prefeito. Eles estão retardando a pré-campanha e automaticamente perdendo apoiadores para outros partidos e candidatos. O médico Felix Alvares e os vereadores Flavio Negação e Luiz Landim já tomaram outro caminho. Félix está com um pé no União Brasil, de onde Negação disse que não sai. Já o presidente da Câmara Luiz Landim também confirmou que ficara no PV. O presidente do MDB, Marcinho Lacerda disse hoje ao Ciadenotícias que o lançamento da pré-candidatura de Vicente Palmiro será no próximo dia 6.
 
Da máquina
 
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), já começou a escolher os pré-candidatos a vereadores que ocupam cargos de confiança na sua gestão. Além dos diretores da Autarquia Águas do Pantanal, Júlio Parreira, e da Previ, Wilson Kishi, figuram na lista da prefeita os secretários considerados linha de frente em termos políticos, Fransergio Piovesan (Educação), Vitor Miguel (Saúde), Wesley Lopes (Infraestrutura) e Fabiola Campos Lucas (Assistência Social). O destino deles pode ser o PSB, União Brasil ou PV onde já está o secretário Fransérgio.
 
PSDB
 
A saída do ex-prefeito Francis Maris (PL) e do vereador Marcos Ribeiro (PSD), ao contrário do que eu imaginava, foi excelente para o PSDB. A legenda sob o comando de Beto Michelon vem recebendo várias filiações. O vereador Lacerda do Aki, por exemplo, levou vários ‘irmãos de fé’ para a legenda. O ex-vereador Celso Fanaia foi convidado pelo deputado estadual Carlos Avalone para retornar ao PSDB e concorrer em outubro.
 
Farda
 
Na onda bolsonarista que elegeu centenas de militares e evangélicos para cargos políticos, ao que parece o Comandante do 6º Comando Regional Oeste da Polícia Militar, Coronel Óttoni César deve seguir o exemplo dos também Coronéis Assis e Fernanda que em 2022 se elegeram Deputados Federais. De olho numa cadeira na Assembleia Legislativa, o oficial da Polícia Militar está apadrinhando a candidatura a vereador do Subtenente Campos. Desde que chegou a Cáceres, Óttoni tem feito sopões e participado ativamente dos eventos políticos. Campos está filiado ao Republicanos e se souber fazer uma campanha, tem chances.
 
Retardatários
 
Esta semana acaba a janela para a mudança de partido. A Coluna apurou que os vereadores Pastor Junior (Cidadania), Franco Valério (PROS) e Rubens Macedo (PRD), já estão encaminhados. Franco está em entre o PV, PSB e o União Brasil. Rubens vai para o União Brasil dos irmãos Júlio e Jayme Campos de quem é um velho aliado. Já pastor Junior, vai ser coerente e concorrerá à reeleição pelo PL do ex-prefeito Francis Maris. Mas tem convite para ir para o União Brasil.
 
Vereadores
 
A partir de hoje a Coluna abre espaço aos partidos e pré-candidatos a vereadores. Vamos divulgar os nomes e partidos pelos quais eles irão concorrer. Hoje já listamos alguns. Vejam abaixo:
 
Chapa PSD
 
Marcos Ribeiro
Professor Leandro
 
 
Chapa PL
 
Campos
Rosinei
Zé Eduardo Torres
Eduardo Trânsito
Zacarckin
Tato Embalagens
Ribeiro
 
Chapa do PP
 
Jorge
Eliel
Cleber
Enevilton
Pacheco
Hélio
Magaly
Creude
Judson
Marcelo Renato
Odenir
Clovis
Pinheiro
 
Chapa do Republicanos
 
Alessandra
Café
Celso
Isaías
Giuliano
Jonas
João Resende
Tenente Campos
Fonseca
Dalbiane
Mamedes
Marquinhos Pegaiani
 
Chapa PT
 
Rafael Costa
Pedrinho
Cézare
Lorival
Ildimar
Mazéh
Maria do Carmo
José Carlos ( caculito)
Ademilson vigilante
José Vieira
Neuzo
Célia Cristina
 
Chapa PC do B
 
Alessandra Oliveira
Victor Cruvinel
 
Chapa PSB
 
Manga Rosa
Domingos
Valdeniria
 
Chapa União Brasil
 
Flavio Negação
Thomas Canellas
 
Chapa PV
 
Luiz Landim
Celso Fanaia
 
Chapa PSDB
 
Laerca Aki
Jane Carvalho
Débora Pacheco
Hélio Maldonado
Junior Publicidades
 
Prováveis
 
Em Cáceres possui um grupo de tipos populares que tem muita vontade de disputar uma eleição de vereador. Entre eles estão, Pacu, Meloso, Bico Fuzil, Curu, Hipopotama, Boca de Piu Piu, Pantaneiro do Salgado, Xaolin, Romario, Sangue de Maria da Cibrazen, Papaléguas, Favela, Zé da Praia, Cidão do Facão, Regina do Bolo de Arroz do Quebra Pau, Toto, Kebinho, Bala Jacson, Cidó e Pai Dantas.

Comentários

inserir comentário
10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por joao, em 06.04.2024 às 11:30

    A eleição ira ficar entre Eliene x Francis o resto so para dividir voto! Sera que doutor Leonardo vice de Eliene? Eliene deputada estadual em 2026 não ganha, o povo aqui gosta de eleger povo de fora infelizmente. Vicente Palmiro na hora H não vai sair! Apenas có có có.... Esses pré candidatos a vereadores, se algum tem chance acredito que apenas o Wesley tenha chance. PM CAMPOS seria uma boa para vereador, faz muita coisa nos bastidores para ajudar o proximo!

  • por FLAVIO AURELIO DA FONSECA, em 04.04.2024 às 16:29

    Renovar a câmara de caceres.mt é obrigação dos eleitores da cidade Aí sugestões de candidatos Da Silva reciclagem Lilica dançarina Pacheco cabeleireiro Foguinho

  • por FLAVIO AURELIO DA FONSECA, em 04.04.2024 às 16:23

    Lilica se sair candidato é perigoso ganhar pra vereador em caceres.mt Só basta se candidatar e o povo da coab nova JD PD Paulo massa barro vila nova vila Irene cavalhada votam nele no lilica

  • por Morador Revoltado, em 02.04.2024 às 11:51

    Pastor Junior obrigado por fechar a Escola Estadual Gabriel Pinto de Arruda juntamente com a prefeita Eliene e fazer uma creche no final de linha que é no bairro Jardim Aeroporto. só na cabeça de vcs que os pais vão sair aqui do jardim padre paulo, massa barro e demais bairros adjacentes para levar criança pra lá, é uma vergonha. Basta de administradores sem visão e sem plano estratégico. Eliene nunca mais.

  • por Diogo Nelas, em 01.04.2024 às 23:07

    VOTEMOS em candidatos que valorizam a família ! Sou pai de uma aluna do colégio Desembargador Gabriel Pinto de Arruda e ali em tempos de chuva era terrível. Quero aqui fazer um agradecimento ao vereador Pastor Junior por INDICAR e de certa forma unir forças junto a prefeita Eliene que restauraram não somente a escola Gabriel, mas tb a CRECHE pequeno sábio e ainda trocou toda a parte elétrica da escola para destinar ar condicionado para as crianças estudarem com mais dignidade, PARABENS PASTOR JUNIOR, a cohab nova, o Jardim Padre Paulo, o massa barro, a vila nova, o betel e o residencial aeroporto agradecem seu olhar pra nós.

  • por Raul, em 01.04.2024 às 22:43

    O que fica claro para todo mundo é que esses vereadores aí não tem nenhum compromisso partidário, a não ser os do PT, talvez. Os demais, tem compromisso de poder. Querem se eleger e só.

  • por Oiramozodrac, em 01.04.2024 às 21:46

    Esse, intelectual sabe tudo, o tal Lucas, deveria concorrer a eleição para vereador!

  • por Luverdense, em 01.04.2024 às 21:17

    Esperto é o Gonzaga que foi embora p/ Camocim-CE. Com estes nomes aí não tem condições. O negócio e barganhar, fazer as contas e um arranjo num partido que talvez consiga se eleger né? Salvam no máximo, uns 2 ou 3. Boa mesmo era a primeira legislatura da cidade. Entendedores entenderão.

  • por Joao Vitor, em 01.04.2024 às 15:46

    Tenho esse pensamento,se for pra deixarem pau rodado que não vale um pequi roido nessa câmara de vereadores tipo,Rubens Macedo,Negação,Marcos Ribeiro e muitos poutros,prefiro anular meu voto,pelo menos não fico com peso na conciencia de ter colocado inuteis que só pensam no própro bolso,sai fora

  • por lucas, em 01.04.2024 às 13:44

    Esse tipos populares não salva um, Deus nos livre, agora pensem bem essa chapa do União Brasil pra que? Chega de Flávio Negação já demonstrou que não tem competência pra nada a não ser pagar cachaça no bar do São Miguel, quanto ao doutor que recebeu auxílio emergencial andando de audi e agora fazendo medicina na particular, o que teria a contribuir com a população cacerense a não ser alimentar e aumentar a renda e apoio das múmias de Cuiabá? fica a dica povo de Cáceres, abram os olhos e aprendam a votar, vamos renovar essa câmara novamente, vamos renovar essa câmara novamente...

 
Sitevip Internet