Notícias / Direto da Fonte

26/10/2021 - 12:49 | Atualizado em 26/10/2021 - 13:37

Precipitaram

Por Da Redação

Os adversários políticos e críticos do deputado estadual Túlio Fontes (PV), engoliram seco a continuidade do parlamentar na Assembleia Legislativa, depois que o deputado doutor ‘Gemendo’ (PV), ‘roeu a corda’ e não cumpriu um acordo documentado, de abrir espaço para o cacerense por 121 dias. No dia que doutor ‘Gemendo’ voltou, gravaram áudios, soltaram matérias, fizeram piada. Com a sequência de Túlio ficou todo mundo calado. Isso demonstra que a questão é pessoal. Cada um olhando para o seu umbigo.
 
Entrevista
 
Outra coisa que machucou e tem machucado os adversários e críticos de Túlio, foi o desempenho dele em trintas dias na Assembleia, viabilizando mais de R$ 5 milhões em obras para Cáceres. A dor está sendo maior porque a habilidade do cacerense foi reconhecida pelo governador Mauro Mendes (DEM), pelo presidente da Assembleia Maxi Russi (PSB), pela prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), e por boa parte da opinião pública, como pode ser visto na última segunda-feira, 25, durante entrevista na Rádio Difusora FM, feita pelo a jornalista Luizmar Faquini, que contou com a presença do deputado da prefeita e do vereador Luiz Landim (PV). Faquini, a prefeita e Landim, disseram que o desempenho de Túlio atestou a importância de ter um deputado de Cáceres. Eles também defenderam a redução do número de candidatos na eleição do ano que vem, com o objetivo de eleger alguém da cidade. A prefeita voltou a dizer que irá fazer uma pesquisa e apoiará quem estiver melhor nela.
 
Caminhões
 
Esta semana a Coluna curiosamente recebeu três reclamações sobre o transito de carretas e caminhões pesados passando pelo centro de Cáceres. Cerca de 200 cortam as ruas estreitas da cidade indo e vindo para Barra dos Bugres. Entre eles, estão caminhões com seis metros de altura que diariamente arrebentam a fiação elétrica e de telefonia por onde passam. Além disso, eles estão colocando em risco a vida de ciclistas, pedestres e motoqueiros. Curiosamente na semana passada o deputado estadual Túlio Fontes (PV), fez uma indicação ao governo do Estado para a construção de um anel viário para tirar os veículos pesados do centro da cidade. Ele foi pessoalmente levar o problema ao secretário de Infraestrutura, Marcelo Padeiro, que pediu um projeto com o custo da obra. A ideia é um contorno começando na MT 343 na altura da Fazenda Girau, passado atrás da Cidade Universitária da Unemat e saindo no ‘Carangueijão’.
 
Problema
 
O impasse nesta questão não se resume a vontade de fazer e recursos. O problema é que o setor de projetos da prefeitura de Cáceres é pequeno diante de tantas demandas. No meu entendimento, a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), precisa contratar um grande escritório especializado em projetos para resolver o problema. Outro dia ouvi da boca do governador Mauro Mendes (DEM), que esse é um problema crônico das prefeituras de Mato Grosso. Não ter uma equipe para fazer projetos. ‘Não adianta chegar uma indicação do deputado se ela não vier com um projeto. Dinheiro a gente arruma, mas só se tiver projeto’, enfatizou.
 
Patrolada
 
Se depender da meia dúzia de puxa sacos que ainda sobrou do ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), ele será candidato a deputado estadual no ano que vem pelo PSDB e virá apoiando a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Eles planejam duas coisas. Patrolar o vereador Marcos Ribeiro (PSDB), que também quer sair à estadual, e o candidato à prefeito derrotado, Takao Nakamoto (Patriota). A intenção é pegar os eleitores ricos de Cáceres que protestaram votando em Takao na última eleição municipal.
 
Surra
 
Já sabendo dessa estratégia os bolsonaristas do Patriota de Cáceres já lançaram na semana passada uma dobradinha caseira. Takao Nakamoto (Patriota) para deputado estadual e sargento Pastor Sargento Gualterney (Patriota) pré-candidato à deputado federal. Com Francis apoiando Bolsonaro, vai ser uma ‘taka’ vergonhosa e vai demonstrar que minha tese em relação a eleição passada está certa. A maior parte dos votos de Takao para prefeito foi de protesto e de oportunismo pela onda bolsonarista que hoje virou marola.
 
 Estaduais e federais
 
E os bastidores políticos para 2022 estão fervendo em Cáceres. A Coluna apurou que o advogado Nestor Fidelis, pré-candidato a deputado estadual, tem recebido convites de vários partidos, entre eles o PP. O mesmo está acontecendo com o presidente do Republicanos, Salmo César que tem recebido vários convites para concorrer a deputado estadual no ano que vem. Uma fonte próxima a Salmo revelou a Coluna que ele teme ser patrolado pelo vice-prefeito Odenilson Silva (Republicanos), que é cortejado para concorrer a federal, mas pode baixar para estadual. A novidade da semana foi a disposição do ex-coordenador do campus da Unemat e ex-vice reitor da Universidade, professor Antônio Malheiros, em concorrer à deputado federal por Cáceres. Ele estaria sendo cortejado pelo PROS. Por falar em PROS, o maior nome do partido no Estado, Gisela Simona, já é dada como nome certo no MDB de Carlos Bezerra para onde também quer ir o deputado doutor Leonardo (SD), atrás de legenda para reeleição.

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Zé do Brejo, em 27.10.2021 às 19:55

    Já que Túlio Fontes é o cara mesmo pede pra ele agilizar a casca de ovo da MT 343 e a ZPE desde o finado Antônio Fontes. A prefeita tem que aproveitar a bocada enquanto o Botelho não volta para presidência da AL e fazer alguma coisa também. Se o Francis patrolar o japonês e essa enxurrada de amadores que sequer se elegem vereadores tá mais do que bom Chuenlay.

  • por Sonia Junqueira, em 27.10.2021 às 13:11

    nossa, não voto no mdb, e já não votava no Leornado, que abandonou a saúde. Ai fica uns puxa sacos dizendo que ele trouxe uma hora 10 milhões, 40 milhões, 100 milhões, 200 milhões e por ai vai e ninguém vê as melhoria em lugar algum

  • por João Paulo Cintra, em 27.10.2021 às 09:40

    Nestor Fidelis é o genro do Paulo Donizete, que perdeu feio para prefeito em 2020 apoiado pelo rei da moto que tem grande rejeição, hoje podemos chamar que foi o Prefeito dos aumentos de impostos. Esse Nestor é um desconhecido! Foi morar em Cuiabá e virou as costas para Cáceres. E ainda tá cometendo um erro grande, andando com pessoas que apoiavam o professor Adriano, que até estragavam a imagem do professor. Por causa dessas pessoas que o professor sempre perdia eleição.

  • por Silvério Lemes, em 27.10.2021 às 08:00

    Esqueçam esse negócio de deputado da região, deputado da cidade ettc. Isso é um atraso, da época que a campanha era feita de carro ou a pé e a ser da região para trazer dinheiro do governo significa rapar pé pra governador, e aprovar ou reprovar o que o governador quer, ou seja, LASCANDO com o povo do estado inteiro pra manter um chiqueiro eleitoral. O eleitor tem que votar em quem tem proposta de verdade, não porque é da região. Isso é idiotice.

  • por Luverdense, em 26.10.2021 às 20:28

    Olha gonzaguinha, esse contorno não se resolve com “escritório especializado”. A cidade é pré-histórica, então tem muito a ser feito começando pelo Plano Diretor. Perderam muitos investimentos e oportunidades por tanta burocracia, ONGs e institutos que não ajudam em progresso algum.. logo se tornará nova Rosário Oeste… Quanto essas “fontes” que imagino serem as lavadeiras lá da carne seca, estão certas quanto ao Francis mesmo: vai patrolar toda essa turminha aí. Não adianta só falar bonito e fazer caridade, é necessário bala na agulha também.

  • por Região oeste, em 26.10.2021 às 18:12

    Para 2022, vejo a polarização de apoios e votos ao novo jovem Nestor Fidelis.O Pleito de 2022 contará muito com o novo, formação de grupo politico será fundamental e partidário contará muito. Nestor e o único que tem dimensão eleitoral depois da ponte. VAMOS CONSTRUIR!

  • por Joao, em 26.10.2021 às 15:44

    Observando o que você disse Gonzaga ja iremos ter no mínimo 5 pré candidatos a estadual e a federal e ate chegar as eleições iremos chegar a 10 no mínimo! e como sempre ficaremos sem Eleger alguém! Tulio esta fazendo um belo trabalho , apesar de não gostar dele tenho que reconhecer e a Prefeita esta Trabalhando bem também vamos ver os próximos anos!

  • por O cacerense, em 26.10.2021 às 15:10

    será que Cáceres vai ter deputado no ano qhe vem duvido o DO

  • por Leonardo, em 26.10.2021 às 14:41

    Não se deve contratar um escritório, deve-se criar mais cargos de engenharia e arquitetura dentro da secretaria de planejamento na infraestrutura. A Fapan se não formou ainda formará profissionais nessas áreas. Só pegar o exemplo de Tangará, que monta e executa a grande maioria dos projetos com seu corpo técnico, sem precisar de AMM e etc.

 
Sitevip Internet