Imprimir

Imprimir Artigo

26/10/2021 - 12:49 | Atualizado em 26/10/2021 - 13:37

Precipitaram

Os adversários políticos e críticos do deputado estadual Túlio Fontes (PV), engoliram seco a continuidade do parlamentar na Assembleia Legislativa, depois que o deputado doutor ‘Gemendo’ (PV), ‘roeu a corda’ e não cumpriu um acordo documentado, de abrir espaço para o cacerense por 121 dias. No dia que doutor ‘Gemendo’ voltou, gravaram áudios, soltaram matérias, fizeram piada. Com a sequência de Túlio ficou todo mundo calado. Isso demonstra que a questão é pessoal. Cada um olhando para o seu umbigo.
 
Entrevista
 
Outra coisa que machucou e tem machucado os adversários e críticos de Túlio, foi o desempenho dele em trintas dias na Assembleia, viabilizando mais de R$ 5 milhões em obras para Cáceres. A dor está sendo maior porque a habilidade do cacerense foi reconhecida pelo governador Mauro Mendes (DEM), pelo presidente da Assembleia Maxi Russi (PSB), pela prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), e por boa parte da opinião pública, como pode ser visto na última segunda-feira, 25, durante entrevista na Rádio Difusora FM, feita pelo a jornalista Luizmar Faquini, que contou com a presença do deputado da prefeita e do vereador Luiz Landim (PV). Faquini, a prefeita e Landim, disseram que o desempenho de Túlio atestou a importância de ter um deputado de Cáceres. Eles também defenderam a redução do número de candidatos na eleição do ano que vem, com o objetivo de eleger alguém da cidade. A prefeita voltou a dizer que irá fazer uma pesquisa e apoiará quem estiver melhor nela.
 
Caminhões
 
Esta semana a Coluna curiosamente recebeu três reclamações sobre o transito de carretas e caminhões pesados passando pelo centro de Cáceres. Cerca de 200 cortam as ruas estreitas da cidade indo e vindo para Barra dos Bugres. Entre eles, estão caminhões com seis metros de altura que diariamente arrebentam a fiação elétrica e de telefonia por onde passam. Além disso, eles estão colocando em risco a vida de ciclistas, pedestres e motoqueiros. Curiosamente na semana passada o deputado estadual Túlio Fontes (PV), fez uma indicação ao governo do Estado para a construção de um anel viário para tirar os veículos pesados do centro da cidade. Ele foi pessoalmente levar o problema ao secretário de Infraestrutura, Marcelo Padeiro, que pediu um projeto com o custo da obra. A ideia é um contorno começando na MT 343 na altura da Fazenda Girau, passado atrás da Cidade Universitária da Unemat e saindo no ‘Carangueijão’.
 
Problema
 
O impasse nesta questão não se resume a vontade de fazer e recursos. O problema é que o setor de projetos da prefeitura de Cáceres é pequeno diante de tantas demandas. No meu entendimento, a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), precisa contratar um grande escritório especializado em projetos para resolver o problema. Outro dia ouvi da boca do governador Mauro Mendes (DEM), que esse é um problema crônico das prefeituras de Mato Grosso. Não ter uma equipe para fazer projetos. ‘Não adianta chegar uma indicação do deputado se ela não vier com um projeto. Dinheiro a gente arruma, mas só se tiver projeto’, enfatizou.
 
Patrolada
 
Se depender da meia dúzia de puxa sacos que ainda sobrou do ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), ele será candidato a deputado estadual no ano que vem pelo PSDB e virá apoiando a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Eles planejam duas coisas. Patrolar o vereador Marcos Ribeiro (PSDB), que também quer sair à estadual, e o candidato à prefeito derrotado, Takao Nakamoto (Patriota). A intenção é pegar os eleitores ricos de Cáceres que protestaram votando em Takao na última eleição municipal.
 
Surra
 
Já sabendo dessa estratégia os bolsonaristas do Patriota de Cáceres já lançaram na semana passada uma dobradinha caseira. Takao Nakamoto (Patriota) para deputado estadual e sargento Pastor Sargento Gualterney (Patriota) pré-candidato à deputado federal. Com Francis apoiando Bolsonaro, vai ser uma ‘taka’ vergonhosa e vai demonstrar que minha tese em relação a eleição passada está certa. A maior parte dos votos de Takao para prefeito foi de protesto e de oportunismo pela onda bolsonarista que hoje virou marola.
 
 Estaduais e federais
 
E os bastidores políticos para 2022 estão fervendo em Cáceres. A Coluna apurou que o advogado Nestor Fidelis, pré-candidato a deputado estadual, tem recebido convites de vários partidos, entre eles o PP. O mesmo está acontecendo com o presidente do Republicanos, Salmo César que tem recebido vários convites para concorrer a deputado estadual no ano que vem. Uma fonte próxima a Salmo revelou a Coluna que ele teme ser patrolado pelo vice-prefeito Odenilson Silva (Republicanos), que é cortejado para concorrer a federal, mas pode baixar para estadual. A novidade da semana foi a disposição do ex-coordenador do campus da Unemat e ex-vice reitor da Universidade, professor Antônio Malheiros, em concorrer à deputado federal por Cáceres. Ele estaria sendo cortejado pelo PROS. Por falar em PROS, o maior nome do partido no Estado, Gisela Simona, já é dada como nome certo no MDB de Carlos Bezerra para onde também quer ir o deputado doutor Leonardo (SD), atrás de legenda para reeleição.
Imprimir