Notícias / Direto da Fonte

14/12/2020 - 15:20 | Atualizado em 14/12/2020 - 15:38

Secretariado

Por Da Redação

No próximo dia 29, durante coletiva, a prefeita eleita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), anunciará o seu secretariado. Os nomes estão sendo mantidos em sigilo, mas há fortes rumores que o advogado Fransérgio Piovesan, está sendo sondado para dirigir a Águas do Pantanal.  Três nomes do PSB, partido da prefeita, disputam uma vaga no primeiro escalão. Wilson Kishi, Jerônimo Gonçalves e Júlio Parreira. O favorito é Parreira para ocupar a Secretaria de Ação Social. O cardiologista Sérgio Arruda (Podemos), é cotado para a Secretaria de Saúde. Ele é pré-candidato a deputado estadual em 2022. Já o ex-reitor da Unemat, Taisir Karim (PSD) está cotado para a Secretaria de Educação, assim como Celso Fanaia do PV. O problema é que os dois teriam que fazer opção salarial, porém o salário do município é menor que o da Unemat onde ambos são professores doutores. Se nenhum dos partidos aliados apresentarem nomes com perfil e ficha limpa, a tendência é que a prefeita opte por manter técnicos no comando das secretarias de Finanças, Fazenda e Obras, consideradas a espinha dorsal junto com Saúde e Educação. A expectativa é para os nomes da equipe mais próxima da prefeita. Secretaria de Assuntos Estratégicos (antiga Governo), Assessoria Especial e Procuradoria. O ex-procurador Herbert Dias é cotado para volta a pasta. Das 15 secretarias e repartições com status de secretaria, quatro não terão secretários agora. Sicmatur, Indústria, Comércio, Agricultura, Esporte, Lazer e Cultura. Duas devem perder status de secretaria, Controladoria e Convênios.
 
Mesa
 
O professor Leandro dos Santos (DEM) também está no páreo na disputa da presidência da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Atualmente ele apoia o nome de Luiz Landim (PV), assim como pastor Júnior (Cidadania), Lacerda (PRTB) e Franco Valério (PROS), porém se Landim recuar ele disse que assume a candidatura. A Câmara de Cáceres precisa de um nome de respeito e que conduza a recondução da imagem danificada por vereadores capachos e maus gestores.

Estadual
 
Cáceres já em oito pré-candidatos a deputado estadual em 2022. Takao Nakamoto (PRTB), James Cabral (PT), Túlio Fontes (PV), Valdeníria Dutra Ferreira (PSC), Zé Eduardo Torres (PSC), Odenilson Silva (Republicanos), Sérgio Arruda (Podemos) e Taisir Karim (PSD). Quatro são da base de apoio da prefeita eleita. Outro dia sondei o empresário e pecuarista Amarildo Merotti e senti que tem interesse e concorrer a estadual. A receita é simples, R$ 2 milhões.
 
Federal
 
O deputado federal doutor Leonardo (SD), ajudou a derrotar o prefeito Francis Maris (PSDB), mas arrumou um baita de um problema. O rei da coxinha é pré-candidato a deputado federal. Dinheiro não é o problema e a prova disso que ele não recorreu de três condenações de R$ 5 cada na eleição deste ano. O Francis só tem que torcer para não sair sentença da Fidare. Se sair ele vai tomar 8 anos de inelegibilidade por improbidade administrativa e vai encerrar a carreira política.
 
Governo
 
Uma previsão feita aqui neste espaço se confirmou na semana que passou. A deputada estadual Janaina Riva (MDB), será a protagonista na eleição de governador em 2022. Ele deve concorrer com o governador Mauro Mendes (DEM) que ai a reeleição. Eles devem polarizar a disputa. O sogro de Janaina, o senador Wellington Fagundes (PL), vai à reeleição contra o vice-governador Otaviano Pivetta (sem partido). O PP do ex-governador Blairo Maggi deve indicar o candidato à vice na reeleição de Mauro Mendes que já conta com o apoio do senador eleito Carlos Fávaro (PSD)
 
Presidente
 
No cenário nacional três nomes já despontam para presidente. O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), pelo centrão, o presidente Jair Bolsonaro que deve voltar ao PP e Ciro Gomes do PDT com a centro esquerda. Se o centrão se unir o almofadinha do João Dória pode virar presidente. Ele sai na frente do presidente se vacinar primeiro contra o coronavírus.

Comentários

inserir comentário
10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por DURVAL LEAL, em 22.12.2020 às 07:40

    tadinho desses pseudo-analistas politico.nao acerta uma.vou te dizer PT,MDB e PSDB para presidente nunca mais.2022 E 2026 vai ser diferente,tenho dito.

  • por Ricardo, em 16.12.2020 às 13:07

    ALGUÉM ME DISSE QUE A ELIENE TEVE UM PESADELO EM QUE O MARCINHO LACERDA SERIA O SECRETÁRIO DW ADMINISTRAÇÃO. DEVE SER UM PESADELO MESMO

  • por Harry, em 16.12.2020 às 09:40

    uma coisa é certa, bozo terá o mesmo fim que o PT (não que esse ultimo merecesse. O que difere é que o PT é um partido politico e bozo um populista que caiu de paraquedas na presidencia por saber jogar no momento certo, provavelmente o futuro que o espera é a cadeia, (se houver justiça nesse país) e a história o mandará para a sarjeta. Não vejo perspectiva de nomes a presidencia, provavelmente deverá ser um ignorante que vai usar coisas do tipo chip de da besta , fim dos tempos, vírus chines, comunismo e outras burrices mais que tem sido propaladas principalmente entre alguns "crentes" e pelos que temem o imposto sobre suas fortunas . Enfim o pobre vai se fuder novamente, mas é uma escolha do pobre, afinal são a maioria dos eleitores.

  • por Harry, em 16.12.2020 às 09:27

    Tulio Fontes foi reprovado a estadual em 2018, está na hora de pendurar a chuteria da politica. Valdeniria e Pastorello por pouco não se reelegem a vereadores, Odenilson foi eleito vice por acaso, Sergio Arruda e Taisir não possuem capilaridade política. Cáceres precisa construir um nome. Nakamoto foi bem votado e pode pegar as sobras dos votos do Bolsonarismo. James seria um bom nome pela esquerda mas teria que se tornar conhecido na região e na baixada cuiabana com o apoio do irmão Ludio que deve vir a federal, tem chances. Ainda tem o grupo de Francis que tem uma coisa que outros não tem, rex, grana, bufunfa, e que se não cair no erro de 2018 ao lançar um garoto que não inspirava confiança política pode fazer um deputado estadual em dobradinha com Francis a federal. O negocio é fazer os cacerenses irem as urnas, o consciente a estadual e federal diminuiu bastante e com no máximo 16 mil votos a depender da força do partido e de candidatos que não alcance votações recordes como tem acontecido, podemos fazer 2 estaduais.

  • por José Andrade, em 15.12.2020 às 18:45

    Sérgio arruda candidato a deputadokkk esse médico nunca terá coragem de colocar o nome dele na disputa em nenhuma eleição. Ninguém confiará mais nele. Pra confiar so se for algum idiota, cara nunca teve palavra,como vai conseguir formar algum grupo. E em relação a quantidade de candidatos, Cáceres mais uma vez não elegerá ninguém devido ao ego da maioria dos pré candidatos. Acrescenta o julio parreira ai gonzaga, ele também e pré candidato, e tem um bom nome pra entrar na briga.

  • por Rosangela, em 15.12.2020 às 17:11

    Mais uma vez, Cáceres ficará sem eleger deputado estadual. Realmente, abrirem mão da disputa em favor do melhor nome para a cidade é pedir muito do político brasileiro.

  • por Mário Figueiredo, em 14.12.2020 às 21:17

    Só do grupo são 5 candidatos a Dep. mais 1 candidato do "Doutor" igual à 6...haja vaidade, vai ser duro a prefeita controlar essas grandes lideranças!!

  • por Dione, em 14.12.2020 às 19:30

    Nossa, essa análise sobre a corrida presidencial é espetacular. João Dória tem um desempenho pífio nas pesquisas e mesmo assim, o intrépido pseudojornalista o coloca como favorito. Piada melhor que essa é difícil de ver.

  • por Daniel Fonseca, em 14.12.2020 às 17:43

    TÔ FORA DESSE JOÃO DORIA, PSDB NUNCA MAIS E MUITO MENOS CIRO GOMES METIDO A VALENTÃO! MAIS VAMOS TORCER PARA ELES SAIREM CANDIDATOS, POIS ASSIM AS URNAS ENTERRARÁ DE VEZ OS TUCANOS E A ESQUERDA.

  • por Jose Carlos Rodrigues, em 14.12.2020 às 17:00

    Dorinha querendo ser presidente. Nao e uma vacina com virus da China, que levara Dorinha ao Planalto..KKKKK.

 
Sitevip Internet