Imprimir

Imprimir Artigo

14/12/2020 - 15:20 | Atualizado em 14/12/2020 - 15:38

Secretariado

No próximo dia 29, durante coletiva, a prefeita eleita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), anunciará o seu secretariado. Os nomes estão sendo mantidos em sigilo, mas há fortes rumores que o advogado Fransérgio Piovesan, está sendo sondado para dirigir a Águas do Pantanal.  Três nomes do PSB, partido da prefeita, disputam uma vaga no primeiro escalão. Wilson Kishi, Jerônimo Gonçalves e Júlio Parreira. O favorito é Parreira para ocupar a Secretaria de Ação Social. O cardiologista Sérgio Arruda (Podemos), é cotado para a Secretaria de Saúde. Ele é pré-candidato a deputado estadual em 2022. Já o ex-reitor da Unemat, Taisir Karim (PSD) está cotado para a Secretaria de Educação, assim como Celso Fanaia do PV. O problema é que os dois teriam que fazer opção salarial, porém o salário do município é menor que o da Unemat onde ambos são professores doutores. Se nenhum dos partidos aliados apresentarem nomes com perfil e ficha limpa, a tendência é que a prefeita opte por manter técnicos no comando das secretarias de Finanças, Fazenda e Obras, consideradas a espinha dorsal junto com Saúde e Educação. A expectativa é para os nomes da equipe mais próxima da prefeita. Secretaria de Assuntos Estratégicos (antiga Governo), Assessoria Especial e Procuradoria. O ex-procurador Herbert Dias é cotado para volta a pasta. Das 15 secretarias e repartições com status de secretaria, quatro não terão secretários agora. Sicmatur, Indústria, Comércio, Agricultura, Esporte, Lazer e Cultura. Duas devem perder status de secretaria, Controladoria e Convênios.
 
Mesa
 
O professor Leandro dos Santos (DEM) também está no páreo na disputa da presidência da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Atualmente ele apoia o nome de Luiz Landim (PV), assim como pastor Júnior (Cidadania), Lacerda (PRTB) e Franco Valério (PROS), porém se Landim recuar ele disse que assume a candidatura. A Câmara de Cáceres precisa de um nome de respeito e que conduza a recondução da imagem danificada por vereadores capachos e maus gestores.

Estadual
 
Cáceres já em oito pré-candidatos a deputado estadual em 2022. Takao Nakamoto (PRTB), James Cabral (PT), Túlio Fontes (PV), Valdeníria Dutra Ferreira (PSC), Zé Eduardo Torres (PSC), Odenilson Silva (Republicanos), Sérgio Arruda (Podemos) e Taisir Karim (PSD). Quatro são da base de apoio da prefeita eleita. Outro dia sondei o empresário e pecuarista Amarildo Merotti e senti que tem interesse e concorrer a estadual. A receita é simples, R$ 2 milhões.
 
Federal
 
O deputado federal doutor Leonardo (SD), ajudou a derrotar o prefeito Francis Maris (PSDB), mas arrumou um baita de um problema. O rei da coxinha é pré-candidato a deputado federal. Dinheiro não é o problema e a prova disso que ele não recorreu de três condenações de R$ 5 cada na eleição deste ano. O Francis só tem que torcer para não sair sentença da Fidare. Se sair ele vai tomar 8 anos de inelegibilidade por improbidade administrativa e vai encerrar a carreira política.
 
Governo
 
Uma previsão feita aqui neste espaço se confirmou na semana que passou. A deputada estadual Janaina Riva (MDB), será a protagonista na eleição de governador em 2022. Ele deve concorrer com o governador Mauro Mendes (DEM) que ai a reeleição. Eles devem polarizar a disputa. O sogro de Janaina, o senador Wellington Fagundes (PL), vai à reeleição contra o vice-governador Otaviano Pivetta (sem partido). O PP do ex-governador Blairo Maggi deve indicar o candidato à vice na reeleição de Mauro Mendes que já conta com o apoio do senador eleito Carlos Fávaro (PSD)
 
Presidente
 
No cenário nacional três nomes já despontam para presidente. O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), pelo centrão, o presidente Jair Bolsonaro que deve voltar ao PP e Ciro Gomes do PDT com a centro esquerda. Se o centrão se unir o almofadinha do João Dória pode virar presidente. Ele sai na frente do presidente se vacinar primeiro contra o coronavírus.
Imprimir