Notícias / Saúde

21/11/2020 - 09:32 | Atualizado em 21/11/2020 - 09:36

Servidores do Hospital São Luiz prometem greve para segunda-feira

Por Folha 5

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A partir da próxima segunda-feira (24) profissionais de saúde do Hospital São Luiz em Cáceres devem aderir a uma greve que vai paralisar e reduzir cerca de 70% dos atendimentos dos setores abertos e 50 % nos fechados (uti e centro cirúrgico).

A redação do FOLHA 5 conversou com alguns dos grevistas e a razão da greve é por causa do atraso de pagamento dos profissionais (segundo mês consecutivo de atraso) além de ter quase 3 vales alimentação atrasado.

Segundo informações passadas à nossa redação, o Diretor do Hospital ja até assinou no dia 17 de novembro, o indicativo de greve apresentado pelo Sindicato dos Profissionais de Enfermagem(Sinpen-MT) e caso o pagamento não aconteça, os grevistas prometem fazer muito barulho na segunda-feira. Os grevistas estão amparados pelo sindicato e por assessoria jurídica.

A parada tem intenção de gerar mobilização social e pressão na Instituição e no Estado para que tomem nota da situação. Os grevistas prometem também fazer manifestação em frente ao hospital.

A redação do F5 também foi informada que a Pró Saude e seus representantes já marcaram inúmeras reuniões pra tratar sobre o pagamento com os profissionais, chegaram a dar algumas previsões de datas para pagar, porém não cumpriram.

O Hospital São Luiz que é gerida pela Pró-Saude em Cáceres já está no sexto diretor em apenas um ano.
Indicativo de Greve
 
Outro Lado

A redação entrou em contato com a Pró-Saúde e a assessoria da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso para dar um posicionamento em relação ao caso. 
 
NOTA - 20/11/2020

O Hospital São Luiz informa que aguarda o recebimento de repasse para equacionar parte de seus débitos junto aos colaboradores, prestadores de serviço e fornecedores. A unidade informa que segue buscando junto aos seus credores soluções para superar esse período de dificuldade, agravado pelas consequências da pandemia do novo coronavírus. Comunicação - Hospital São Luiz.

NOTA SES-MT

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclarece que os repasses para o Hospital São Luiz – unidade contratualizada pela gestão estadual – estão regulares até o mês de julho de 2020. O mês de agosto será pago na próxima semana. 

Os pagamentos relativos a setembro e outubro de 2020 dependem da documentação a ser enviada pela própria unidade hospitalar, que fundamenta a efetivação do repasse.
Atualizada às 21.11.2020 - 00:59a.m

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por João Edson Fanaia, em 22.11.2020 às 09:12

    Não entendo. Há no país, o discurso predominante de que após a transferência dos serviços na área de saúde para gestores fora do âmbito estatal tudo iria melhorar. Não é o que constatamos. A nota da SES é claríssima. O governo estadual tem sua parte de responsabilidade, ao não realizar os repasses com a devida regularidade, já os gestores do S. Luiz não enviaram a documentação necessária. No meio fica a população com atendimento precário e de qualidade duvidosa. Há que se ter uma solução e rápida, ainda mais em tempos de pandemia.

  • por cacerense em busca de progresso, em 21.11.2020 às 15:04

    Essa organização que administra o Hospital São Luis, passou por outros estados e faliram hospitais.

  • por Rafael, em 21.11.2020 às 12:36

    Só a população que ainda não acordou pra fraude que está acontecendo nesse hospital. Têm funcionários e ex-funcionarios que sabem exatamente o que está por trás de tudo isso, mas muitos são ameaçados, outros já até receberam uma graninha extra pra ficarem calados. Essa história de que é só a falta de repasse por parte do estado está muito mal contada.

  • por ademilson, em 21.11.2020 às 11:27

    E isso ai o que ta ruim bao pode piorar

 
Sitevip Internet