Notícias / Direto da Fonte

08/09/2020 - 10:29 | Atualizado em 08/09/2020 - 11:01

Oito dias

Por Da Redação

Este é o tempo que falta para que os candidatos a prefeito e a vereador sejam conhecidos. Com dinheiro e maior capacidade de agregar, o vereador José Eduardo Torres (PSC), tenta construir um bloco que Sérgio Arruda (Podemos), João Mario Maldonado (PV), Taisi Karin (PSD) e Odenilson Silva (Republicano) não conseguiram. Quer o apoio de Túlio Fontes (PV), Marcinho Lacerda (MDB), Takao Nakamoto (PRTB), Taisir Karin (PSD) e Anelise Silva (DEM). Se conseguir agregar estes e outros, vai ser um bom concorrente. O único problema são as rejeições de nomes. A vereadora Valdeníria Dutra Ferreira (PSC) tem restrição ao nome de Odenilson a quem chama de oportunista. Ela não engoliu até hoje o fato de o oftalmologista ter usado ela e a Câmara de Vereadores para conseguir um contrato de prestação de serviço com a prefeitura de Cáceres em Consórcio de Cuiabá. Por conta disso, ganhou também a antipatia dos colegas médicos, igualmente usados por ele neste episódio. Por falar em Odenilson, mesmo após o Republicano bater o martelo com a vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), ele segue na surdina tentando cavar uma vice em outras frentes. Paralelamente a isso, na semana passada recebi uma denuncia de uma pesquisa estimulada que supostamente induzia o entrevistado a aponta-lo como vice ideal para Eliene.
 
Aviãozinho
 
Mas este tipo de fazer política não está restrito a Odenilson. A Coluna tomou conhecimento que o teco-teco do prefeito Francis Maris (PSDB), Paulo Donizete, junto Beto Michelon, mesmo após terem anunciado um acordo de cima para baixo com aval dos Campos e de Nilson Leitão com Anelise Silva (DEM), tornaram a oferecer a vice a Luiz Landim do PV de Túlio Fontes. Esse tipo de política foi que levou Romilson Dourado do RDNEWS a dizer que Paulo Donizete não decolou mesmo estando gastando uma grana com o marqueteiro Antero de Barros na pré-campanha.
 
Turco
 
Por falar em decolar, Taisir Karin (PSD), pilhado por Cutia, ainda insiste em uma candidatura a prefeito para dar palanque ao senador Carlos Fávaro. Como entrou muito tarde no processo, não conseguirá até a próxima semana formar uma frente para apoiar seu projeto. Nesse caso, não basta só à grana do Fávaro, tem que ter grupo e votos.
 
Eliene
 
Foi batizada de Aliança por Cáceres, a frente que está sendo formada para apoiar a candidatura da vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Além do PDT e do Republicano, ela conta com o apoio do Cidadania e de mais sete partidos que serão anunciados no dia 16 na convenção que será realizada no Hotel Village. Na semana passada o grupo se reuniu e teve a participação de Valdir Rodrigues (Patriota), partido do ex-secretário de Obras, Valdecir Rodrigues.
 
Peso
 
No dia 16, Eliene deve receber dois apoios de peso o que fara com que ela consolide seu favoritismo. Neste dia também será anunciado o nome do candidato ou candidata a vice.  No caso dos apoios de peso, eles estão relacionados com a eleição de 2022.
 
Equipe
 
Além de sair na frente na formação de um bloco, a Aliança Por Cáceres também foi a primeira a montar a equipe de campanha. Além do marketing, já acertou com a assessoria jurídica do experiente José Renato de Oliveira e com a assessoria contábil do também experiente Enézio Mariano.
 
Vereadores
 
A Coluna fez uma sondagem e identificou alguns pré-candidatos a vereador de Cáceres que estão despontando. No PSDB, além de Marcos Ribeiro, Marcão do Esporte tem se destacado. No DEM, as surpresas devem ser Nael Sonaque e Thomas Canellas que também está atuando na articulação majoritária com Anelise Silva. No PDT, professor Jardes, Maneco Silva, Tonico Caiçara, Augusto Marques e professora Gabriela estão indo muito bem. Gabriela, aliás, é uma promessa para renovar a política de Cáceres. No PSB, Manga Rosa e Benice podem surpreender. Pelo PV, Pacheco, Renato Fidelis, Tarcísio, Anne e Tuniquinho estão andando. Já no PSC, Rosinei Neves vai ter que andar mais para alcançar Valdeníria Dutra. Já no Republicano, Fonseca, pode deixar o vereador Creude Castrillon e o ex-vereador Cabo Nilson para traz. Outro bom nome do partido é Toninho Maia. No PRTB de Takao Nakamoto a surpresa deve ser Bira Som. O mesmo deve ocorrer no Cidadania que pode eleger uma mulher. Entre as favoritas esta a ex-conselheira tutelar Andrelina Magaly que deve concorrer com o ex-vereador Cabo Pinheiro. Já no Solidariedade, Cézare Pastorello não deve ser surpreendido. O PT pode voltar a eleger uma mulher. Tenho visto muitos apoiadores da professora Mazéh Silva. Se ela andar um pouco mais, vira vereadora.
 
Pontes e Lacerda
 
Esta semana deve sair o candidato de oposição para peitar o prefeito Alcino Barcelos (Republicanos), que vai a reeleição. Nilmar Miotto (PSDB), Dito Braga (PSC) e Inspetor Antônio (SD) estão tentando um acordo para polarizar a disputa. A oposição conta com o desgaste de Alcino para ganhar a prefeitura.
 
Rio Branco
 
Quatro nomes querem a cadeira de Totonho (PSC). Luiz Carlos, Edinho Reis, Mateus Bandeira e o ex-prefeito Toninho Milanesi. Lá a disputa promete como em Lambari onde o atual prefeito Dandam Medeiros (PR), deve ter uma disputa dura com a ex-prefeita Maria Manea (PSD) e com o novato Marcelo Bem Estar do PDT.
 
Advinha
 
Essa só respondo no whatsapp. Sabe quem é o candidato a prefeito da primeira-dama de Cáceres, Maria Queiroz Menezes Cruz?

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Ana Livia, em 10.09.2020 às 22:47

    Em todos esses anos , sempre estive em linha de frente contra o Racismo , preconceito , a importancia da mulher negra na sociedade! E nunca vi uma mulher batalhadora , exemplo de mulher Empoderada igual a Prof Mazeh, estamos juntas sim , nos precisamos de mais mulheres negras na politica para nos representar e quebrar essa barreira de preconceitos!

  • por Aparecida, em 10.09.2020 às 22:39

    A alguns anos atrás nos mulheres não sabíamos o que era politica. Hoje temos liberdade de expressão trazendo esse direito de mulher na política, não somente nesse cargo como, em qualquer outro! por isso, temos que eleger uma mulher. que seja de muitos históricos vividos , de confiança , que importa com o nosso bem estar, que consegue compreender as pessoas! por isso , estamos juntas nessa Professora Mazeh, vamos que vamos!!

  • por jessyca, em 09.09.2020 às 21:39

    merecemos uma representatividade diante das mulheres. precisamos de uma mulher digna , batalhadora , humilde , de confiança e carater! E temos uma , exemplo de mulher negra para nos representar! estamos com contigo prof Mazeh!

  • por Jussara, em 09.09.2020 às 14:27

    Estou com a professora Mazéh! A câmara de vereadores, precisa de alguma como ela, tem história de luta.

  • por joao, em 09.09.2020 às 07:46

    Esse é o momento de todos os cidadãos cacerense puxar a capivara e conhecer esses pre candidatos a prefeito e a vereador (Os Novos Nomes) e não eleger nenhum dos vereadores Antigos e Mudar o cenário Politico! Pensem bem, analisem , se possível converse e pense no seu bairro, e se sair o papo de zpe etc.....já sabem conversa para boi durmir! Esta na hora de trocar todos os vereadores , tem nomes bons e pessoas novas, esta na hora de dar chance para esses!

  • por Sara Silva, em 08.09.2020 às 14:39

    Estamos com professora Mazeh Silva ????. É a vereadora q Cáceres merece.

  • por Marileide Araújo, em 08.09.2020 às 13:23

    A ex conselheira tutelar Magaly tem meu voto e de toda minha família, pois é uma pessoa que realmente nós precisamos na Câmara de vereadores, ela é merecedora e tem ajudado muitas famílias como ajudou a minha. É uma pessoa muito dedicada naquilo com que trabalha, tem carisma, empatia e acima de tudo a lealdade. Melhor conselheira tutelar que Cáceres já teve. Magaly estamos com vc e não abrimos mão. Vc merece, nossa futura vereadora que Cáceres precisa.

  • por Cacerense aloprado, em 08.09.2020 às 13:17

    Dentre as mulheres Gonzaga, a enfermeira JUSSARA do Guanabara tb tem bastante serviço prestado a sociedade, principalmente no Guanabara, Grande Paraíso, Nova era, Aroldo Tá mais, tia Aida e outros. JUSSARA é um excelente nome para representação da ala feminina na Câmara e ela tem o meu voto.

  • por Diretor do AFD, em 08.09.2020 às 11:00

    Os fofoqueiros do Dner na pesquisa informal (fofoca) dicidiram os mas votado ou seja o critério foi o que fez fofoca no ano de 2017 a 2020 estão na disputa pra ser pré candidato a vereador: Professor Nunes " piquitito", Juliano do fofocas lanches, Vinho do bar..pessoal no grupo no zap estara a proxima votação pra escolher apenas 1 pra entrar na disputa pra uma vaga pra vereador devido que Barone sinuqueiro esta fora do pario. Pessoal votem temos que ter um representante vai ser via zap. Facam o que vocês mas faz de melhor "fofoca".

 
Sitevip Internet