Imprimir

Imprimir Artigo

08/09/2020 - 10:29 | Atualizado em 08/09/2020 - 11:01

Oito dias

Este é o tempo que falta para que os candidatos a prefeito e a vereador sejam conhecidos. Com dinheiro e maior capacidade de agregar, o vereador José Eduardo Torres (PSC), tenta construir um bloco que Sérgio Arruda (Podemos), João Mario Maldonado (PV), Taisi Karin (PSD) e Odenilson Silva (Republicano) não conseguiram. Quer o apoio de Túlio Fontes (PV), Marcinho Lacerda (MDB), Takao Nakamoto (PRTB), Taisir Karin (PSD) e Anelise Silva (DEM). Se conseguir agregar estes e outros, vai ser um bom concorrente. O único problema são as rejeições de nomes. A vereadora Valdeníria Dutra Ferreira (PSC) tem restrição ao nome de Odenilson a quem chama de oportunista. Ela não engoliu até hoje o fato de o oftalmologista ter usado ela e a Câmara de Vereadores para conseguir um contrato de prestação de serviço com a prefeitura de Cáceres em Consórcio de Cuiabá. Por conta disso, ganhou também a antipatia dos colegas médicos, igualmente usados por ele neste episódio. Por falar em Odenilson, mesmo após o Republicano bater o martelo com a vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), ele segue na surdina tentando cavar uma vice em outras frentes. Paralelamente a isso, na semana passada recebi uma denuncia de uma pesquisa estimulada que supostamente induzia o entrevistado a aponta-lo como vice ideal para Eliene.
 
Aviãozinho
 
Mas este tipo de fazer política não está restrito a Odenilson. A Coluna tomou conhecimento que o teco-teco do prefeito Francis Maris (PSDB), Paulo Donizete, junto Beto Michelon, mesmo após terem anunciado um acordo de cima para baixo com aval dos Campos e de Nilson Leitão com Anelise Silva (DEM), tornaram a oferecer a vice a Luiz Landim do PV de Túlio Fontes. Esse tipo de política foi que levou Romilson Dourado do RDNEWS a dizer que Paulo Donizete não decolou mesmo estando gastando uma grana com o marqueteiro Antero de Barros na pré-campanha.
 
Turco
 
Por falar em decolar, Taisir Karin (PSD), pilhado por Cutia, ainda insiste em uma candidatura a prefeito para dar palanque ao senador Carlos Fávaro. Como entrou muito tarde no processo, não conseguirá até a próxima semana formar uma frente para apoiar seu projeto. Nesse caso, não basta só à grana do Fávaro, tem que ter grupo e votos.
 
Eliene
 
Foi batizada de Aliança por Cáceres, a frente que está sendo formada para apoiar a candidatura da vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Além do PDT e do Republicano, ela conta com o apoio do Cidadania e de mais sete partidos que serão anunciados no dia 16 na convenção que será realizada no Hotel Village. Na semana passada o grupo se reuniu e teve a participação de Valdir Rodrigues (Patriota), partido do ex-secretário de Obras, Valdecir Rodrigues.
 
Peso
 
No dia 16, Eliene deve receber dois apoios de peso o que fara com que ela consolide seu favoritismo. Neste dia também será anunciado o nome do candidato ou candidata a vice.  No caso dos apoios de peso, eles estão relacionados com a eleição de 2022.
 
Equipe
 
Além de sair na frente na formação de um bloco, a Aliança Por Cáceres também foi a primeira a montar a equipe de campanha. Além do marketing, já acertou com a assessoria jurídica do experiente José Renato de Oliveira e com a assessoria contábil do também experiente Enézio Mariano.
 
Vereadores
 
A Coluna fez uma sondagem e identificou alguns pré-candidatos a vereador de Cáceres que estão despontando. No PSDB, além de Marcos Ribeiro, Marcão do Esporte tem se destacado. No DEM, as surpresas devem ser Nael Sonaque e Thomas Canellas que também está atuando na articulação majoritária com Anelise Silva. No PDT, professor Jardes, Maneco Silva, Tonico Caiçara, Augusto Marques e professora Gabriela estão indo muito bem. Gabriela, aliás, é uma promessa para renovar a política de Cáceres. No PSB, Manga Rosa e Benice podem surpreender. Pelo PV, Pacheco, Renato Fidelis, Tarcísio, Anne e Tuniquinho estão andando. Já no PSC, Rosinei Neves vai ter que andar mais para alcançar Valdeníria Dutra. Já no Republicano, Fonseca, pode deixar o vereador Creude Castrillon e o ex-vereador Cabo Nilson para traz. Outro bom nome do partido é Toninho Maia. No PRTB de Takao Nakamoto a surpresa deve ser Bira Som. O mesmo deve ocorrer no Cidadania que pode eleger uma mulher. Entre as favoritas esta a ex-conselheira tutelar Andrelina Magaly que deve concorrer com o ex-vereador Cabo Pinheiro. Já no Solidariedade, Cézare Pastorello não deve ser surpreendido. O PT pode voltar a eleger uma mulher. Tenho visto muitos apoiadores da professora Mazéh Silva. Se ela andar um pouco mais, vira vereadora.
 
Pontes e Lacerda
 
Esta semana deve sair o candidato de oposição para peitar o prefeito Alcino Barcelos (Republicanos), que vai a reeleição. Nilmar Miotto (PSDB), Dito Braga (PSC) e Inspetor Antônio (SD) estão tentando um acordo para polarizar a disputa. A oposição conta com o desgaste de Alcino para ganhar a prefeitura.
 
Rio Branco
 
Quatro nomes querem a cadeira de Totonho (PSC). Luiz Carlos, Edinho Reis, Mateus Bandeira e o ex-prefeito Toninho Milanesi. Lá a disputa promete como em Lambari onde o atual prefeito Dandam Medeiros (PR), deve ter uma disputa dura com a ex-prefeita Maria Manea (PSD) e com o novato Marcelo Bem Estar do PDT.
 
Advinha
 
Essa só respondo no whatsapp. Sabe quem é o candidato a prefeito da primeira-dama de Cáceres, Maria Queiroz Menezes Cruz?
Imprimir