Notícias / Cidade

05/07/2020 - 08:00

Lei Seca deve afetar 15 mil trabalhadores, segundo comerciantes de Cáceres

Por Jornal Oeste

Joner Campos

 (Crédito: Joner Campos)
Cáceres tem cerca de 700 comércios entre bares, distribuidoras de bebidas, lanchonetes, mercados, mercearias e revendas que geram cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos.

Alguns não suportaram medidas como o lockdwon e encerraram suas atividades como por exemplo o Buketo Popular, que desempregou oito pessoas.

Uma eventual decretação de Lei Seca, pode aumentar o número de empresas fechadas e desempregados, segundo empresários do setor ouvidos pelo Jornal Oeste.

'Ele quer jogar a culpa na bebida. Não fez nada esse prefeito. Quer que nós paguemos a conta por conta da incompetência dele, disparou o proprietário de uma grande distribuidora de bebidas da Rua Padre Casemiro.

O prefeito Francis Maris (PSDB) enviou à Câmara Municipal de Cáceres um projeto de lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas e o consumo em Cáceres. A ‘lei seca’ visa combater a disseminação do coronavírus, ao evitar a junção de pessoas para beber e, consequentemente, aglomerações.

O projeto de lei nº 047 que é oriundo da Procuradoria Geral do Município, pede a suspensão da venda de bebidas e o consumo por 7 dias (semana), o documento determina que a venda de bebidas, inclusive por delivery, não seja realizada nos dias.

A proibição é temporária, as bebidas não podem ser vendidas em nenhum tipo de estabelecimento no municipio, inclusive os estabelecimentos as margens da BR 070.

O projeto de lei reforça que abuso da bebida pode causar acidentes de trânsito, brigas e desavenças, além de aumentar os casos de violência doméstica e criminalidade. Tudo isso, segundo ela, pode levar as pessoas a buscarem atendimento nas unidades de saúde, além de provocar aglomerações.

O descumprimento da determinação caracteriza infração que pode provocar interdição do comércio, além de multa no valor de R$ 1.045,00, já o consumidor pode ser multado em R$ 500 reais.

O projeto de lei deve ser votado em caráter de urgência urgentíssima pela Câmara Municipal nesta segunda-feira (6). (Colaborou Sinézio Alcântara)

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Ricardo, em 06.07.2020 às 19:25

    O prefeito decretou Lockdown, mas abriu a loja dele na semana passada......

  • por Jessé B. Luz, em 06.07.2020 às 16:51

    A adega da casa do prefeito deve estar surtida para ele não vai ser problema vai tomar todas dentro de sua casa e quer proibir a população de pelo menos comprar

  • por Auda Souza, em 06.07.2020 às 11:46

    Ao invés de perder tempo jogando a culpa no Prefeito, cumprem as determinações que são para o bem geral da população! Se o povo entender e fizer sua parte, logo sairemos dessa situação e todos podeeão voltar para seus trabalhos e o mais importante (vivos)! Se morrer, aí sim, ñ terá recomeço!

  • por Ricarte, em 05.07.2020 às 21:02

    Ou faz isso ou o povão não tá nem aí! É só doendo no bolso de cada um que quem sabe pode sair um tal conscientização. Isso um tal lockdown só na conversa, pq é o dia todo um vai e vem nessa Av Santos Dumont..E ainda ligam uns sons infernal carros! A afrontando a lei!

  • por Joao, em 05.07.2020 às 18:37

    Já que o povo não obedece a lei de ficar em casa e não aglomerar , o jeito mais radical e suspender a venda de bebida! Claro que vai afetar os comerciantes , a culpa não e do prefeito! A mídia toda do Brasil e do mundo está pedindo para ficar em casa e evitar contatos humanos mais o povo cacerense adora reunir, fazer festas em chácaras , rio , balneário. Aí quando vai para o hospital doente ou algum familiar morre a culpa e sempre dos outros! Sabemos que a saúde do Brasil e precária então precisamos evitar contato e ficar em casa!

  • por Luizão, em 05.07.2020 às 15:21

    A LEI SECA POR UNS 15 DIAS JA SERIA DE BOM TAMANHO,CASO NÃO SURTIR EFEITO 15 DIAS SERIA O SUFICIENTE

  • por DG Transportes, em 05.07.2020 às 14:36

    O prefeito recebe 7 milhões p combate ao COVID-19 O que ele faz? Espalha faixas na cidade inteira e agora quer proibir a venda de bebida? Alguém para esse prefeito pelo amor de Deus, existem famílias que estão passando necessidade na cidade, ele não fez nada até agora. Até quando isso?

  • por O cacerense, em 05.07.2020 às 12:39

    como a MAIORIA da população não quer RESPEITAR os decreto imposto pelo coronavirus LIBERA GERAL para quem não quiser CUMPRIR aí quanto pegar o corona e não conseguir um leito de UTI ai vai pensar que os decreto era pra ser cumprido.

  • por Rehh, em 05.07.2020 às 08:43

    Quem tem que se conscientizar é a população. Todos sabemos dos riscos, mesmo assim vemos pessoas fazendo festas e aglomerações. Sabemos que se esperar pelo prefeito ou vamos todos passar dificuldades não só o empresário mais a população. Trabalho em loja temo pelo meu emprego mais priorizo minha saúde mas algumas pessoas não tem consciência vc oferece álcool eles só faltam te tacar pedras vc pede pra por a máscara eles só faltam te bater (obs: não são todas). O prefeito vem tentando mais mesmo com o Lockdown tem centenas de pessoas circulando sem necessidade. Acorda povo pq no fim quem vai levar a pior somos nós pq quanto menos o povo tomar consciência mais tempo vai demorar pra passar tudo isso.

 
Sitevip Internet