Imprimir

Imprimir Artigo

05/07/2020 - 08:00

Lei Seca deve afetar 15 mil trabalhadores, segundo comerciantes de Cáceres

Cáceres tem cerca de 700 comércios entre bares, distribuidoras de bebidas, lanchonetes, mercados, mercearias e revendas que geram cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos.

Alguns não suportaram medidas como o lockdwon e encerraram suas atividades como por exemplo o Buketo Popular, que desempregou oito pessoas.

Uma eventual decretação de Lei Seca, pode aumentar o número de empresas fechadas e desempregados, segundo empresários do setor ouvidos pelo Jornal Oeste.

'Ele quer jogar a culpa na bebida. Não fez nada esse prefeito. Quer que nós paguemos a conta por conta da incompetência dele, disparou o proprietário de uma grande distribuidora de bebidas da Rua Padre Casemiro.

O prefeito Francis Maris (PSDB) enviou à Câmara Municipal de Cáceres um projeto de lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas e o consumo em Cáceres. A ‘lei seca’ visa combater a disseminação do coronavírus, ao evitar a junção de pessoas para beber e, consequentemente, aglomerações.

O projeto de lei nº 047 que é oriundo da Procuradoria Geral do Município, pede a suspensão da venda de bebidas e o consumo por 7 dias (semana), o documento determina que a venda de bebidas, inclusive por delivery, não seja realizada nos dias.

A proibição é temporária, as bebidas não podem ser vendidas em nenhum tipo de estabelecimento no municipio, inclusive os estabelecimentos as margens da BR 070.

O projeto de lei reforça que abuso da bebida pode causar acidentes de trânsito, brigas e desavenças, além de aumentar os casos de violência doméstica e criminalidade. Tudo isso, segundo ela, pode levar as pessoas a buscarem atendimento nas unidades de saúde, além de provocar aglomerações.

O descumprimento da determinação caracteriza infração que pode provocar interdição do comércio, além de multa no valor de R$ 1.045,00, já o consumidor pode ser multado em R$ 500 reais.

O projeto de lei deve ser votado em caráter de urgência urgentíssima pela Câmara Municipal nesta segunda-feira (6). (Colaborou Sinézio Alcântara)
Imprimir