Notícias / Cidade

18/06/2020 - 08:34 | Atualizado em 18/06/2020 - 09:30

Prefeitura de Cáceres condiciona lockdownw a aumento de casos de coronavírus

Por Jornal Oeste

Joner Campos

 (Crédito: Joner Campos)
Mesmo com apelos de setores da população, entre eles da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e o governo do Estado, a prefeitura de Cáceres está condicionando a adoção do Lockdown ao aumento de casos de coronavírus na cidade. A medida é um isolamento social mais radical que prevê até proibição de circulação de veículos.
 
Nesta manhã, 18, o secretário de Governo, Jorge Augusto afirmou que o município se baseia em recomendações técnicas para adotar medidas mais restritivas como o toque de recolher por tempo indeterminado.
 
Cáceres já se aproxima da marca dos 100 positivos. O número de óbitos, 6, já deixou a população em pânico.

Uma das justificativas do pedido da OAB é a lotação dos leitos de UTI.

Em entrevista a jornalista Eduarda Fernanda do Jornal A Gazeta, o prefeito prefeito de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), Francis Maris (PSDB), admite a possibilidade de decretar fechamento total no município, o chamado "lockdown", caso o ritmo de surgimento de novos casos de coronavírus continue acelerado.

"Estamos analisando essa medida. Se passar de 30, 40, 50 casos por dia, somos obrigados a decretar. Por enquanto estamos na média de 10 casos por dia. Se notarmos um aumento gradativo, seremos obrigados a adotar medidas austeras", alerta o gestor em entrevista ao .
 
Francis comenta que percebeu um aumento significativo dos casos após o cortejo do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Adriano Silva, que morreu no dia 3 deste mês.

No dia 4, quando foi realizado o cortejo do ex-reitor com dezenas de carros, Cáceres registrava 36 casos confirmados de coronavírus. Ontem, 12 dias depois, quando foi divulgado o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a cidade registrava 79 confirmações.
 
"Estamos analisando [decretar fechamento total] porque subiu muito o número de infectados depois do velório do Adriano. Muitas pessoas foram no sepultamento dele e terminaram se contaminando e aí dobrou o número de casos de infectados aqui em Cáceres", comenta Francis Maris.
 
Diante do aumento no número de confirmações de pacientes, a Prefeitura de Cáceres editou e enviou um decreto padrão para os 23 municípios da região Oeste do Estado com medidas de enfrentamento ao vírus. A idéia é tentar padronizar as normas impostas na região, numa tentativa de reduzir a disseminação do coronavírus.
 
"Estamos vendo para fazer um decreto padrão com todos os prefeitos da região, com toque de recolher, com todas as medidas de segurança, de isolamento, conscientizando a população. Nós temos de um lado a OAB que está pedindo o lockdown. E temos do outro lado a associação comercial pedindo 'pelo amor de Deus' para não fechar. Então estamos entre a cruz e a espada. Vamos ver como o vírus se comporta essa semana, se baixa o número de contaminação, se as pessoas se cuidam mais, para ver se fica só no toque de recolher ou se vamos para o lockdown".

O que é Lockdown?

Lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social e quando a recomendação se torna obrigatória. É uma imposição do Estado que significa bloqueio total.No cenário pandêmico, essa medida é a mais rigorosa a ser tomada e serve para desacelerar a propagação do novo Coronavírus, quando as medidas de isolamento social e de quarentena não são suficientes e os casos aumentam diariamente.

Como funciona o lockdown?

Consiste em restringir a circulação da população em lugares públicos, permitindo apenas, e de forma limitada, para questões essenciais, como ir à farmácias, supermercados ou hospitais. O descumprimento dessa regra pode acarretar multas e em toque de recolher, dependendo do governo local.
 
Qual a diferença entre isolamento social, quarentena e lockdown?

Esses termos se tornaram parte do nosso dia a dia e podem gerar certas dúvidas quanto aos seus significados. Apesar de terem o mesmo objetivo que é manter as pessoas em casa, essas palavras não são sinônimas.
  • Isolamento social: É uma recomendação médica para pessoas que podem ter tido contato com algum paciente infectado ou estão aguardando o resultado de testes (sobre a contaminação pelo novo Coronavírus) ou tenham o diagnóstico confirmado. Nestes casos, é recomendado que se isolem das demais e evitem a propagação da doença. O isolamento pode ser tanto domiciliar quanto hospitalar, dependendo da gravidade de cada caso.

    O isolamento é subdividido em dois tipos:

    Isolamento Vertical: É limitado ao grupo de risco, idosos e pessoas com doenças pré-existentes que possuem maiores chances de apresentarem quadros mais graves da doença.

    Isolamento Horizontal: Nesse tipo de isolamento, não há limitações de grupos e todos devem ficar em casa. Isso restringe a circulação e aglomeração de pessoas e reduz a disseminação do vírus.
  •  
  • Quarentena: Pessoas que tiveram contato com pacientes contaminados pelo vírus ou estiveram em regiões com surtos da doença, devem se manter em quarentena. A duração da quarentena é determinada de acordo com o período de incubação (tempo em que a doença se manifesta), e pode variar de 1 a 14 dias. O objetivo é observar ao longo dos dias, se a pessoa apresenta algum sintoma e assim controlar a propagação do novo Coronavírus.
  •  
  • Lockdown: É uma medida imposta pelo Estado. Caso o isolamento social e a quarentena não sejam suficientes ou respeitados, o Estado intervém para limitar a circulação da população, o que inclui o fechamento de vias (proibindo deslocamentos não essenciais) e locais públicos e privados.
 
O que muda com o lockdown?
 
Quando as medidas prévias de isolamento social e quarentena não são suficientes para reduzir os casos da doença, algumas cidades começam a implementar o  lockdown. Dessa forma, buscam achatar a curva de infectados e óbitos, e reduzir o fluxo de pacientes aos hospitais e evitar que o sistema de saúde entre em colapso.
 
Na prática, o confinamento limita a circulação de pessoas para atividades não essenciais, podendo gerar multas para quem não cumprir a ordem, e toque de recolher em horários pré-estabelecidos.

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Lucineth Cardozo de Oliveira, em 18.06.2020 às 14:38

    Como cidadã sou a favor sim do Lockdown isso deveria ter sido colocado desde o começo e não Agora, depois que teve um aumento tão grande desse vírus e essas pessoas não estão nem aí com o que se passa principalmente esses idoso que é de risco.. banco super lotado, farmácia, supermercado e até mesmo loja de roupas e sapatos por mim tinha que fechar mesmo. Já passou da hora. Vamos prefeito faça alguma coisa. Dinheiro recupera mais saúde do próximo não. Somos nós humanos que estão em jogo. Muitas pessoas inocente morrendo e essas pessoas hipócrita que não está nem aí com os outros. Só vão acordar pra vida depois que perder um ente querido. Deixo aqui um desabafo.

  • por O cacerense, em 18.06.2020 às 12:23

    NA MINHA OPINIÃO O PERFEITO FRANCIS JÁ DEVIA DECRETA ESSE TAL LOCKDOWN JÁ PASSOU DA HORA FECHA TUDO OU LIBERA GERAL SÓ UMA OBSERVAÇÃO QUEM QUIZER FICAR VIVO NESTA EPIDEMIA QUE PROCURA CUMPRIR A DETERMINAÇÃO OMS

  • por Marcelo Oliveira, em 18.06.2020 às 11:58

    Como comerciante acho que deveria fazer igual várzea grande, trabalha_se durante o dia com todas as prevenções possível e partir das 21:00 fechar a cidade com fiscalização. Temos funcionários para pagar e se fechar uma empresa em Cáceres essa não consegue reestabelecer novamente.

  • por Maria do Rosário, em 18.06.2020 às 11:55

    Muitas secretarias da prefeitura não tem serviço, mas o prefeito obriga a irem trabalhar. Mandar cavar buraco nas ruas, sem urgência. Secretários viajando sem urgência para cuiabá toda semana. pode ate ter contaminados.

  • por Jota, em 18.06.2020 às 11:52

    Sugiro que comece então pelo toque de recolher, não pelo comércio que está tomando todas as medidas de enfrentamento. Aumente também a fiscalização no município e cobre a ampliação de leitos de UTI, que há 3 meses são os mesmos. A população não está vendo ações até o momento com o recurso enviado pelo governo federal. Se tiver, informe-nos.

  • por Catarina Barbosa, em 18.06.2020 às 11:44

    Sou a favor do lockdow em Cáceres-MT, devido ao aumento de casos na cidade, os comerciantes devem pensar mais na saúde nesse momento, principalmente nas dele próprio, por que correm riscos de se contaminar, por mais cuidados que tenham, é existe muitas pessoas que não estão respeitando o isolamento social, saindo de casa o tempo todo e ainda sem as máscaras. Totalmente a favor do lockdow

  • por Indignada, em 18.06.2020 às 11:31

    E esse Toque de Recolher que o prefeito decretou? Ninguém está cumprindo, ninguém está nem aí...tudo na cara do prefeito e ele não faz nada. Bota polícia para prender esse povo. Ou esse decreto vai ficar só no papel? Absurdo...

  • por Walnice Gomes Cardoso, em 18.06.2020 às 11:00

    Como cidadão Cacerense sou a favor sim do Lockdown e perdo-me os proprietários de comércio mas se a maioria da população estiver morta ou contaminada não vai adiantar ter comércio aberto.

  • por silva, em 18.06.2020 às 09:59

    o povo não entende pode ter 1000 leitos de UTI, mais se continuar estas reuniões de políticos candidatos a eleição vai continuar contaminando em massa as pessoas e nunca vai ter UTI suficiente. Fica a dica principalmente aos assessores baba ovo.

 
Sitevip Internet