Imprimir

Imprimir Artigo

18/06/2020 - 08:34 | Atualizado em 18/06/2020 - 09:30

Prefeitura de Cáceres condiciona lockdownw a aumento de casos de coronavírus

Mesmo com apelos de setores da população, entre eles da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e o governo do Estado, a prefeitura de Cáceres está condicionando a adoção do Lockdown ao aumento de casos de coronavírus na cidade. A medida é um isolamento social mais radical que prevê até proibição de circulação de veículos.
 
Nesta manhã, 18, o secretário de Governo, Jorge Augusto afirmou que o município se baseia em recomendações técnicas para adotar medidas mais restritivas como o toque de recolher por tempo indeterminado.
 
Cáceres já se aproxima da marca dos 100 positivos. O número de óbitos, 6, já deixou a população em pânico.

Uma das justificativas do pedido da OAB é a lotação dos leitos de UTI.

Em entrevista a jornalista Eduarda Fernanda do Jornal A Gazeta, o prefeito prefeito de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), Francis Maris (PSDB), admite a possibilidade de decretar fechamento total no município, o chamado "lockdown", caso o ritmo de surgimento de novos casos de coronavírus continue acelerado.

"Estamos analisando essa medida. Se passar de 30, 40, 50 casos por dia, somos obrigados a decretar. Por enquanto estamos na média de 10 casos por dia. Se notarmos um aumento gradativo, seremos obrigados a adotar medidas austeras", alerta o gestor em entrevista ao .
 
Francis comenta que percebeu um aumento significativo dos casos após o cortejo do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Adriano Silva, que morreu no dia 3 deste mês.

No dia 4, quando foi realizado o cortejo do ex-reitor com dezenas de carros, Cáceres registrava 36 casos confirmados de coronavírus. Ontem, 12 dias depois, quando foi divulgado o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a cidade registrava 79 confirmações.
 
"Estamos analisando [decretar fechamento total] porque subiu muito o número de infectados depois do velório do Adriano. Muitas pessoas foram no sepultamento dele e terminaram se contaminando e aí dobrou o número de casos de infectados aqui em Cáceres", comenta Francis Maris.
 
Diante do aumento no número de confirmações de pacientes, a Prefeitura de Cáceres editou e enviou um decreto padrão para os 23 municípios da região Oeste do Estado com medidas de enfrentamento ao vírus. A idéia é tentar padronizar as normas impostas na região, numa tentativa de reduzir a disseminação do coronavírus.
 
"Estamos vendo para fazer um decreto padrão com todos os prefeitos da região, com toque de recolher, com todas as medidas de segurança, de isolamento, conscientizando a população. Nós temos de um lado a OAB que está pedindo o lockdown. E temos do outro lado a associação comercial pedindo 'pelo amor de Deus' para não fechar. Então estamos entre a cruz e a espada. Vamos ver como o vírus se comporta essa semana, se baixa o número de contaminação, se as pessoas se cuidam mais, para ver se fica só no toque de recolher ou se vamos para o lockdown".

O que é Lockdown?

Lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social e quando a recomendação se torna obrigatória. É uma imposição do Estado que significa bloqueio total.No cenário pandêmico, essa medida é a mais rigorosa a ser tomada e serve para desacelerar a propagação do novo Coronavírus, quando as medidas de isolamento social e de quarentena não são suficientes e os casos aumentam diariamente.

Como funciona o lockdown?

Consiste em restringir a circulação da população em lugares públicos, permitindo apenas, e de forma limitada, para questões essenciais, como ir à farmácias, supermercados ou hospitais. O descumprimento dessa regra pode acarretar multas e em toque de recolher, dependendo do governo local.
 
Qual a diferença entre isolamento social, quarentena e lockdown?

Esses termos se tornaram parte do nosso dia a dia e podem gerar certas dúvidas quanto aos seus significados. Apesar de terem o mesmo objetivo que é manter as pessoas em casa, essas palavras não são sinônimas.
 
O que muda com o lockdown?
 
Quando as medidas prévias de isolamento social e quarentena não são suficientes para reduzir os casos da doença, algumas cidades começam a implementar o  lockdown. Dessa forma, buscam achatar a curva de infectados e óbitos, e reduzir o fluxo de pacientes aos hospitais e evitar que o sistema de saúde entre em colapso.
 
Na prática, o confinamento limita a circulação de pessoas para atividades não essenciais, podendo gerar multas para quem não cumprir a ordem, e toque de recolher em horários pré-estabelecidos.
Imprimir