Notícias / Saúde

01/04/2020 - 10:10

Cidades da região não tem respiradores e casos suspeitos de Corornavírus serão mandados para Cáceres

Por Ferreira Júnior

Popular Online

 (Crédito: Popular Online)
Na eminência de um surto de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, Araputanga e os municípios da região não têm estrutura adequada e qualificada e nenhum respirador ou leito disponível em suas unidades de saúde.

Conforme o secretário de saúde de Araputanga, Emerson José do Prado, não há nenhum leito e respirador disponível no setor de saúde pública do município. Segundo ele, existe apenas um respirador pulmonar na unidade hospitalar local, a qual mantêm convênio com a gestão púbica, mas mesmo assim, o município não possui profissionais qualificados para o atendimento. “Não tem profissional qualificado para trabalhar CTI ou UTI aqui em Araputanga ou na região, só em Cáceres”, afirmou.

Emerson José do Prado informou ainda, que se uma pessoa no município vir a necessitar do uso de um respirador pulmonar por suspeita de Covid-19, deverá ser utilizado um respirador manual, a pessoa será  incubada e encaminhada ao hospital de referência da Secretaria de Estado de Saúde (SES), localizado na capital Cuiabá.

O respirador é essencial para o atendimento de pacientes graves na pandemia, mas apesar da previsão de alto contágio, 60% dos municípios brasileiros, onde vivem 33,3 milhões de pessoas, não tem nenhum respirador disponível.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o país tem atualmente 55.101 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desse total 27.455 pertence ao Sistema Único de Saúde (SUS) e em média 78% estão ocupados. Atualmente, o tempo média de permanência em leito público é de 8 dias.

Em Mato Grosso são mais de mil leitos de Unidades de Terapia Intensiva. Desses, os disponibilizados pelo SUS são entorno de 400 e cerca de 600 estão na rede privada, conforme informações do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Comentários

inserir comentário
11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pedro, em 02.04.2020 às 10:19

    Bora sair , bora andar, passear, seguir orientação do tiozão, do patrão, bora colocar o comércio pra render impostos, bora botar pra pocar. Aí quando bater o negócio de acordo, a gente corre para a saúde pública e o tiozão do desgoverno, o patrão, vai para Albert Einstein e nós para upa aguardar atendimento e depois tomar um paracetamol . Quem acompanha morcego acorda de cabeça pra baixo !

  • por Júnior, em 02.04.2020 às 08:52

    Chico Bento, em uma hora dessas somem todos, não tem Justificativa. Mais isso é bom sempre lembrar para dar nomes aos despreparados. Eles tem dinheiro para ir em um atendimento particular, mais e a maioria ? Ainda estavam a favor da população ficar transitando por aí com essa saúde exemplar do município, estado e desgoverno federal. Sus é lindo na teoria, mas na prática quem conhece mesmo somos nós.

  • por Chico Bento, em 01.04.2020 às 18:38

    Cade o senhor Bruno Córdova agora pra explicar as VANTAGENS de se tirar o consorcio daqui do município ! Cade os EXCELENTES vereadores que defenderam com unhas e dentes a arrogância do prefeito Francis em retirar o consorcio daqui ? por causa de míseros 0,40 centavos, sendo mais barato pra PREFEITURA mandar os cacerenses tratar e fazer exames em Cuiabá. Cade vcs agora seus IRRESPONSÁVEIS para dar a cara pro pvo ? CADÊ O NOBRE VEREADOR JERONIMO pra explicar para o povo isso ? PARABENS VALDENIRIA E CESARE PASTORELLO que na audiencia publica foram TAXATIVOS ao falarem que saindo de 0,90 o custo de um paciente para 0,50 que o prefeito queria tanto seria um TORMENTO e SOFRIMENTO para o cacerense se descolar até Cuiabá. Pergunto agora cade o Bruno Cordova pra defender o Francis ? Cadê os vereadores do prefeito pra cobrar isso, principalmente Jeronimo, Valter Zacarckim, Baroni , cade vcs ??? Fizeram merda, e agora ?

  • por José do caroço, em 01.04.2020 às 13:07

    Sem contar que os bolivianos também virão tratar aqui pois em San Mathias também não tem ventiladores..imagina só como vai ser!!

  • por Carlos, em 01.04.2020 às 12:03

    Mas Cáceres tem uma excelente estrutura. Milhares de UTIs. Saúde municipal que deixa os Prefeitos de outras cidades maravilhados. Pode atender todo mundo.

  • por Carlos, em 01.04.2020 às 11:55

    Não entendo essa discriminação com as cidades vizinhas. Acredito que devemos agradecer, imaginem se fosse ao contrário

  • por Luciana, em 01.04.2020 às 11:23

    Aí cai tudo em Cáceres colocando em risco profissionais de saúde, e a população inteira. Amadorismo generalizado de uma política pão e circo de promessas e palavras furadas. Tanto governos municipal, estadual e federal.

  • por Junior, em 01.04.2020 às 11:04

    Segundo o governador é o suficiente.... claro, ele vai se tratar no Albert Eistein, enquanto o povo fica esperando respiradores nos corredores ! Para que serve políticos mesmo ?

  • por LUCAS, em 01.04.2020 às 10:32

    esta tranquilo, o prefeito liberou todos para trabalhar, comércio em pleno vapor.

  • por Ione barbosa, em 01.04.2020 às 10:23

    Já não tem pra população da cidade, ima g uma para as cidades vizinhas. É melhor se cuidar galera!!!

Mais comentários
 
Sitevip Internet