Notícias / Direto da Fonte

04/02/2019 - 13:30

Extinção

Por Da Redação

A partir de 2020, além do fim das coligações proporcionais, a grande novidade será a extinção dos chamados partidos de aluguel. A partir deste ano, partidos que não elegeram no mínimo nove deputados federais, um por cada Estado, praticamente deixam de existir porque não terão verba do fundo partido e nem propagada política. Dos 34 partidos existentes no País, quatorze caíram na cláusula barreira. Entre eles, PV, Solidariedade, Avante, PSC e PSB, que tem vereadores na Câmara de Cáceres. Na lista ainda estão o PPS, PROS, NOVO, PHS, Patriota, PRP, PMN, PTC, DC, Rede, PPL e PRB. Por conta desta situação, é praticamente certa a abertura de uma janela para migração para outro partido. Mas na minha avaliação, o maior desafio será os partidos conseguirem montar uma chapa de vereador competitiva para 2020. Serão necessários 23 candidatos, dos quais, sete mulheres, que tenham votos o suficiente para fazer a legenda que estará na casa dos 3 mil votos.
 
Fantasma
 
Por falar em 2020, o prefeito cassado oito vezes e com diversas condenações por improbidade administrativa, portanto inelegível, Ricardo Henry, voltou a morar em Cáceres. Ele reassumiu o comando da sucateada TV Descalvados (SBT), que praticamente será da ex-primeira-dama Gisele Fontes, no futuro. Quebrado, ele aproveitou a eleição de Rubens Macedo (PTB), velho aliado, para se reinserir no meio político de Cáceres. A Coluna apurou junto a um vereador que Ricardo estaria pilhando Rubens Macedo (PTB) para ser candidato a prefeito de Francis Maris (PSDB), em 2020. Eu já vejo a manobra de outra forma. Ricardo na verdade está usando Rubens para conseguir verba de mídia da Câmara e da prefeitura para a Descalvados.
 
Avisei
 
Para quem duvidava que a Câmara de Cáceres iria virar um puxadinho da prefeitura com a eleição do governista Rubens Macedo (PTB), vai aqui dois exemplos recentes. O prefeito Francis Maris (PSDB) vetou todas as emendas dos vereadores no orçamento deste ano que será R$ 283,6 milhões. Inclusive uma emenda de R$ 1,3 milhões do ex-xodó Claudio Henrique (PSDB), para a reforma de escolas. O outro exemplo foi a nomeação do meu amigo Silvio Queiroz Teles, para a chefia de gabinete de Rubens Macedo (PTB). Para quem não sabe, Silvinho é sobrinho do prefeito. Mas independente disso, ele é um competente advogado e boa pessoa.
 
SSPM
 
A inscrição de três chapas para concorrer ao comando do cobiçado Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cáceres foi publicada hoje, 4. A Comissão Eleitoral tem até o dia 14 para deferir os nomes de Eliel da Rocha, Nilson Magalhães e Fábio Lourenço. Na semana passada, Eliel e seu candidato a Tesoureiro, Elizeu Pereira me ligaram para dizer que não são candidatos do prefeito Francis Maris (PSDB). Elizeu inclusive negou que a chapa tenha apoio do seu irmão, o vereador governista Elias Pereira (Avante). Afirmou que está brigado com o irmão e que inclusive não o apoiará a reeleição.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Helo, em 05.02.2019 às 13:58

    Apoiar Macedo??????? Tá zuando né? Deus Eh Mais.

  • por Ligia, em 05.02.2019 às 12:15

    Patotinha, patotagens,siglinhas, siglagens.

  • por duarte, em 05.02.2019 às 09:36

    é lamentável que queiram queimar o atual presidente da câmara, associando a ex-prefeito, que informou ou melhor que fez esse tipo de acusação não tem nem um compromisso com a verdade, é simplesmente politicagem de pessoas que cobram pra apoiar candidato e fazer oposição a outros.

  • por Jorge, em 05.02.2019 às 09:16

    Uma pequena correção, PV, PSC e Solidariedade passaram a clausula de barreira. Você fala em 14 partidos, mas escreveu 17. Acredito ter sido um lapso. Os partidos que não passara na clausula são: Rede Sustentabilidade Patriota Partido Humanista da Solidariedade (PHS) Democracia Cristã (DC) Partido Comunista do Brasil (PCdoB) Partido Comunista Brasileiro (PCB) Partido da Causa Operária (PCO) Partido da Mulher Brasileira (PMB) Partido da Mobilização Nacional (PMN) Partido Pátria Livre (PPL) Partido Republicano Progressista (PRP) Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e Partido Trabalhista Cristão (PTC)

  • por Teodoro, em 04.02.2019 às 20:56

    Francis deveria chamar o administrador da Cometa pra escolher os futuros apadrinhados dele, porque do jeito que está, tá parecendo uma maldição do Faraó. Tchesare era a menina dos olhos até que teve muita opinião própria depois da eleição. Claudio Henrique até que poderia passar os quatro anos sem muita opinião própria, mas não chegou lá, provavelmente pelo desgaste causado pelo apoio de Francis. Enquanto isso, Valdeniria que tinha a maior probabilidade de ser eleita, foi rifada, porque já mostrou que tem algo a oferecer além de ficar dizendo amém pra tudo que o Prefeito quer. Maravilha seria francis apoiar o Macedo pra renovar a prefeitura em 2021. Mas ele deve fechar mesmo com a chapa pão e circo, pra garantir show de graça cesta básica. Ainda bem que o dedo podre na política não é o mesmo dos negócios.

  • por Jr, em 04.02.2019 às 14:10

    1- por mim, acabaria com os tais partidos. Só servem para patotinha, na hora de resolver problemas dispersam todos. Mais enfim, tem que existir para fazer valer o conjuntinho né? Fazer o que? 2- Rubens, prefeito ? Kkkkk, nem Deus ah de deixar ! Cada uma !!! E verba pública para levantar negócio? Se for vdd, Espero que fiquem de olho nisso, e bem aberto! 3- sit, sentado, deitado, calado! 4- Nem compensa comentar !

 
Sitevip Internet