Imprimir

Imprimir Artigo

04/02/2019 - 13:30

Extinção

A partir de 2020, além do fim das coligações proporcionais, a grande novidade será a extinção dos chamados partidos de aluguel. A partir deste ano, partidos que não elegeram no mínimo nove deputados federais, um por cada Estado, praticamente deixam de existir porque não terão verba do fundo partido e nem propagada política. Dos 34 partidos existentes no País, quatorze caíram na cláusula barreira. Entre eles, PV, Solidariedade, Avante, PSC e PSB, que tem vereadores na Câmara de Cáceres. Na lista ainda estão o PPS, PROS, NOVO, PHS, Patriota, PRP, PMN, PTC, DC, Rede, PPL e PRB. Por conta desta situação, é praticamente certa a abertura de uma janela para migração para outro partido. Mas na minha avaliação, o maior desafio será os partidos conseguirem montar uma chapa de vereador competitiva para 2020. Serão necessários 23 candidatos, dos quais, sete mulheres, que tenham votos o suficiente para fazer a legenda que estará na casa dos 3 mil votos.
 
Fantasma
 
Por falar em 2020, o prefeito cassado oito vezes e com diversas condenações por improbidade administrativa, portanto inelegível, Ricardo Henry, voltou a morar em Cáceres. Ele reassumiu o comando da sucateada TV Descalvados (SBT), que praticamente será da ex-primeira-dama Gisele Fontes, no futuro. Quebrado, ele aproveitou a eleição de Rubens Macedo (PTB), velho aliado, para se reinserir no meio político de Cáceres. A Coluna apurou junto a um vereador que Ricardo estaria pilhando Rubens Macedo (PTB) para ser candidato a prefeito de Francis Maris (PSDB), em 2020. Eu já vejo a manobra de outra forma. Ricardo na verdade está usando Rubens para conseguir verba de mídia da Câmara e da prefeitura para a Descalvados.
 
Avisei
 
Para quem duvidava que a Câmara de Cáceres iria virar um puxadinho da prefeitura com a eleição do governista Rubens Macedo (PTB), vai aqui dois exemplos recentes. O prefeito Francis Maris (PSDB) vetou todas as emendas dos vereadores no orçamento deste ano que será R$ 283,6 milhões. Inclusive uma emenda de R$ 1,3 milhões do ex-xodó Claudio Henrique (PSDB), para a reforma de escolas. O outro exemplo foi a nomeação do meu amigo Silvio Queiroz Teles, para a chefia de gabinete de Rubens Macedo (PTB). Para quem não sabe, Silvinho é sobrinho do prefeito. Mas independente disso, ele é um competente advogado e boa pessoa.
 
SSPM
 
A inscrição de três chapas para concorrer ao comando do cobiçado Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cáceres foi publicada hoje, 4. A Comissão Eleitoral tem até o dia 14 para deferir os nomes de Eliel da Rocha, Nilson Magalhães e Fábio Lourenço. Na semana passada, Eliel e seu candidato a Tesoureiro, Elizeu Pereira me ligaram para dizer que não são candidatos do prefeito Francis Maris (PSDB). Elizeu inclusive negou que a chapa tenha apoio do seu irmão, o vereador governista Elias Pereira (Avante). Afirmou que está brigado com o irmão e que inclusive não o apoiará a reeleição.
Imprimir