Notícias / Direto da Fonte

24/04/2017 - 12:29 | Atualizado em 24/04/2017 - 14:10

Nepotismo

Por Da Redação

Enviar para um amigo Imprimir
Como antecipei na Coluna anterior, servidores de carreira da prefeitura de Cáceres, remeteram ao Jornal Oeste, denúncias de um suposto nepotismo cruzado. O primeiro caso seria do coordenador da Secretaria de Fazenda, Vitor Miguel de Oliveira, que é casado com irmã da secretária de Ação Social, Eliane Batista. Ele é contratado. A secretária disse a Coluna, que não tem e não teve influência na sua nomeação. Outro caso relatado diz respeito a coordenadora da Secretaria de Planejamento, Cristiane Freitas Silva, esposa do diretor executivo da SAEC, Paulo Donizete da Costa. Assim como a secretária de Ação Social, Donizete disse que não teve influência na contratação da sua esposa. Um outro caso envolvendo a Ação Social, e que inclusive foi parar no Ministério Público Estadual (MPE), envolve a fonoaudióloga Cristiane Abbade concursada para Saúde e que está chefiando o CRASS do DNER e o CCI. Segundo o denunciante, a prefeitura está tendo que contratar um fonoaudiólogo porque a servidora do quadro estaria em desvio de função. A prefeitura foi chamada para explicar o caso e teria resolvido a situação, transferindo o ônus do seu salário para a folha da Ação Social. Conforme um procurador da prefeitura, servidores de carreira podem deixar as suas funções para ocuparem cargo de chefia.
 
Cadê o MPE?
 
A manifestação de uma jovem no Facebook outro dia, diante de um Direito de Resposta concedido a Câmara de Vereadores de Cáceres me aguçou a curiosidade e pronto, advinha? A moça é formada em Ciências Contábeis, é filha do meu amigo Enézio Mariano presidente da UCAM e neta da minha querida vizinha dona Iara. A jovem é parte do acordo para eleição de Domingos Santos (PSB), a presidente da Casa. Ela é uma indicação do vereador Denis Maciel (PT do B). Até seria normal no ambiente político se não fosse por um fator. A neta do saudoso Eduardo Pessoa, foi nomeada para ocupar o cargo de Diretora de Imprensa, privativo de Jornalista.  Se o pessoal do MPE quiser, o caso desta moça é o gancho necessário para desmascarar uma manobra feita pela atual gestão da Câmara que criou vários cargos de confiança, inclusive esse de Diretoria de Imprensa, para fugir de um TAC firmado por Marcinho Lacerda no final do ano passado, onde a Câmara de comprometeu em realizar concurso público para pelo menos cincos cargos técnicos, entre eles Contador, Jornalista e Técnico de Informática. Entrei neste assunto porque defendo a minha profissão com unhas e dentes e mesmo eu não querendo mais atuar como ocupante de cargo de confiança na Câmara e na prefeitura, vou lutar até o fim para que o cargo, vital, possa ser ocupado por profissional da área. Acho que você Contador, faria o mesmo se soubesse que um cidadão que não é da sua área estivesse na folha de pagamento da Câmara na função de Tesoureiro Chefe.
 
Inevitável
 
Por mais que os cacerenses não aceitem, a Unemat já não é mais nossa há muito tempo. Isso é fruto do seu crescimento e da importância social que atingiu em mais de três décadas. Por isso, acho desnecessário ficar discutindo uma eventual mudança da sede para Cuiabá. Particularmente, acho que isso é questão de tempo. Não por influência política e com proposito de prejudicar a já combalida economia do município, é por conta de uma questão geográfica. Saindo de Alto Araguaia, Cuiabá é mais perto do que Cáceres.
 
Fraca
 
Por falar em Unemat, a reitora Ana Di Renzo, que era a minha aposta para frear a farra política na Universidade, tem se mostrado fraca politicamente e de gestão. Não teve forças para barrar à vontade política do ‘Mini Collor’ em levar a Universidade para Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis onde se concentra o poderio político do Estado. Internamente, o retrato da sua gestão foi mostrado recentemente durante a colação de grau do Campus de Cáceres, realizada de forma fracionada no auditório Edval dos Reis, porque o Ginásio, novo, diga de passagem, está interditado por questões sanitárias e de infraestrutura. A coisa está tão desorganizada, que o pessoal da sede da Tancredo Neves não viu que na cidade hoje há um Centro de Eventos para mil pessoas e disponível para locação.
 
Medo
 
Fonte próxima ao deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), revelou que ele já viu a viola em caco com ida certa do prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), para a Brasília, e que ele já estaria anunciado a apoiadores que o ano que vem vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. E ele está certíssimo. Se Francis não conseguir construir uma candidatura vitoriosa ao Senado, terá cacife de sobra para que se eleger deputado federal pela região. E para Cáceres será ótimo porque não minha avaliação, a eleição de Francis seria a garantia de que a região continuará tendo vários deputados estaduais.
 
Você sabia?
 
Em Cáceres a Diária de um Vereador e um funcionário da Câmara é R$ 500, quase o salário do motorista do transporte escolar, R$ 700.

Comentários

inserir comentário
11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Lucio, em 26.04.2017 às 16:51

    Tem gente ainda que conta com vereadores ? Kkkkkkkkkkk, vamos dar risada minha gente pq sabemos muito bem para que vieram, em minha memória não me lembro de uma câmara tão vergonhosa

  • por Joed Luiz, em 26.04.2017 às 15:13

    "Quem sabe onde quer chegar escolhe o caminho certo e o jeito de caminhar" - Poeta Thiago de Mello - Só que atualmente, em nosso país, assim como: em todos os estados e municípios não temos o caminho a escolher consequentemente nem jeito de caminhar. Há muito tempo a voz do povo reverbera nos quatro cantos e nunca chega aos ouvidos de quem um dia prometeu nos ouvir.

  • por Fernando, em 26.04.2017 às 09:50

    Os políticos de cáceres da trabalho ao invés de trabalhar, dava gargalhada se não fosse trágico, Söns estão os senhores,digníssimos, excelentíssimos, defensores da população, os super, mega, ultra VEREADORES, estão preparando para danças das cadeiras ou esperando o gordinho cair em conta ? Não se tocam mesmo.

  • por Renata, em 26.04.2017 às 07:15

    Aqui em cáceres ninguém tem capacidade para barrar essa politicagem porca que esfrega m... na cara de todos ?

  • por MARCELO OURIVES, em 25.04.2017 às 14:44

    Nepotismo.... Prefeito e Secretários estão rindo na cara da MP, Câmara de Vereadores, que são órgãos inertes, ovelhas do ditador Sr Prefeito...

  • por abreu, em 25.04.2017 às 10:16

    Sem falar no sobrinho do Prefeito que é coordenador na sematur

  • por contra ditadores e mimados..., em 24.04.2017 às 19:54

    Esse prefeito já provou para todo mundo do que ele é capaz de fazer quando o assunto é perseguir e humilhar os mais humildes, quanto ao assunto nepotismo, justifica porque tantas pessoas riquinhas o defende, e a câmara de vereadores então, essa sim, esta provando que tem c`tem medo, ficando do lado que é mais forte, do prefeito...o povo, que vote neles de novo, ano que vem, aparece um bando deles dando tapinhas,apertos de mãos, até beijinhos,ou até a próxima eleição...e assim vai de quatro em quatro afinal é mais gostoso e a cidade f.d.da...

  • por Helio, em 24.04.2017 às 16:20

    Li em um comentário aqui de um leitor: Getúlio Vargas, dizia: "Nas câmaras, nas assembleias, nos ministérios tem gente capaz, o problema é que a maioria é capaz de qualquer coisa. Sempre desconfiei daqueles que nunca me pediram nada. Geralmente os que sentam à mesa sem apetite são os que mais comem. Quanto menos alguém entende, mais quer discordar."

  • por ABEL DONATO DELUQUI, em 24.04.2017 às 15:23

    INICIALMENTE FIQUEI CONTRA O PREFEITO FRANCIS MARIS, PORÉM, AGORA DOU O MÁXIMO APOIO, PORQUE O MESMO AGIU E ESTÁ AGINDO EM PROL DO MUNICÍPIO. ESPERO QUE O FRANCIS DISPUTE UMA VAGA PARA DEPUTADO FEDERAL E QUE O TÚLIO FONTES POSSA SER JUNTAMENTE COM O DOUTOR LEONARDO CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL E O ADRIANO FIGURE COMO POSTULANTE A UMA CADEIRA OU SUPLENTE AO SENADO. SE TODOS FOREM POR ESSA LINHAGEM ACREDITO QUE TEREMOS ALVÍSSARAS PARA TODA A REGIÃO.

  • por Jose Carlos, em 24.04.2017 às 14:50

    kd o MPE e o MPF, que não toma uma providencia por esta farra do boi que acontece nesta camara de vereadores, com o erário publico, com estas corjas de vereadores que nela tem e nada fazem para o bem de seus municepes, que sometente fazem e lesgilam em caso proprio. Tomem uma atitudes Senhores promotores e Juizes a este respento, para poder moralizar esta casa, que a tempo esta desmoralizada.

Mais comentários
 
Sitevip Internet