Imprimir

Imprimir Artigo

24/04/2017 - 12:29 | Atualizado em 24/04/2017 - 14:10

Nepotismo

Como antecipei na Coluna anterior, servidores de carreira da prefeitura de Cáceres, remeteram ao Jornal Oeste, denúncias de um suposto nepotismo cruzado. O primeiro caso seria do coordenador da Secretaria de Fazenda, Vitor Miguel de Oliveira, que é casado com irmã da secretária de Ação Social, Eliane Batista. Ele é contratado. A secretária disse a Coluna, que não tem e não teve influência na sua nomeação. Outro caso relatado diz respeito a coordenadora da Secretaria de Planejamento, Cristiane Freitas Silva, esposa do diretor executivo da SAEC, Paulo Donizete da Costa. Assim como a secretária de Ação Social, Donizete disse que não teve influência na contratação da sua esposa. Um outro caso envolvendo a Ação Social, e que inclusive foi parar no Ministério Público Estadual (MPE), envolve a fonoaudióloga Cristiane Abbade concursada para Saúde e que está chefiando o CRASS do DNER e o CCI. Segundo o denunciante, a prefeitura está tendo que contratar um fonoaudiólogo porque a servidora do quadro estaria em desvio de função. A prefeitura foi chamada para explicar o caso e teria resolvido a situação, transferindo o ônus do seu salário para a folha da Ação Social. Conforme um procurador da prefeitura, servidores de carreira podem deixar as suas funções para ocuparem cargo de chefia.
 
Cadê o MPE?
 
A manifestação de uma jovem no Facebook outro dia, diante de um Direito de Resposta concedido a Câmara de Vereadores de Cáceres me aguçou a curiosidade e pronto, advinha? A moça é formada em Ciências Contábeis, é filha do meu amigo Enézio Mariano presidente da UCAM e neta da minha querida vizinha dona Iara. A jovem é parte do acordo para eleição de Domingos Santos (PSB), a presidente da Casa. Ela é uma indicação do vereador Denis Maciel (PT do B). Até seria normal no ambiente político se não fosse por um fator. A neta do saudoso Eduardo Pessoa, foi nomeada para ocupar o cargo de Diretora de Imprensa, privativo de Jornalista.  Se o pessoal do MPE quiser, o caso desta moça é o gancho necessário para desmascarar uma manobra feita pela atual gestão da Câmara que criou vários cargos de confiança, inclusive esse de Diretoria de Imprensa, para fugir de um TAC firmado por Marcinho Lacerda no final do ano passado, onde a Câmara de comprometeu em realizar concurso público para pelo menos cincos cargos técnicos, entre eles Contador, Jornalista e Técnico de Informática. Entrei neste assunto porque defendo a minha profissão com unhas e dentes e mesmo eu não querendo mais atuar como ocupante de cargo de confiança na Câmara e na prefeitura, vou lutar até o fim para que o cargo, vital, possa ser ocupado por profissional da área. Acho que você Contador, faria o mesmo se soubesse que um cidadão que não é da sua área estivesse na folha de pagamento da Câmara na função de Tesoureiro Chefe.
 
Inevitável
 
Por mais que os cacerenses não aceitem, a Unemat já não é mais nossa há muito tempo. Isso é fruto do seu crescimento e da importância social que atingiu em mais de três décadas. Por isso, acho desnecessário ficar discutindo uma eventual mudança da sede para Cuiabá. Particularmente, acho que isso é questão de tempo. Não por influência política e com proposito de prejudicar a já combalida economia do município, é por conta de uma questão geográfica. Saindo de Alto Araguaia, Cuiabá é mais perto do que Cáceres.
 
Fraca
 
Por falar em Unemat, a reitora Ana Di Renzo, que era a minha aposta para frear a farra política na Universidade, tem se mostrado fraca politicamente e de gestão. Não teve forças para barrar à vontade política do ‘Mini Collor’ em levar a Universidade para Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis onde se concentra o poderio político do Estado. Internamente, o retrato da sua gestão foi mostrado recentemente durante a colação de grau do Campus de Cáceres, realizada de forma fracionada no auditório Edval dos Reis, porque o Ginásio, novo, diga de passagem, está interditado por questões sanitárias e de infraestrutura. A coisa está tão desorganizada, que o pessoal da sede da Tancredo Neves não viu que na cidade hoje há um Centro de Eventos para mil pessoas e disponível para locação.
 
Medo
 
Fonte próxima ao deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), revelou que ele já viu a viola em caco com ida certa do prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), para a Brasília, e que ele já estaria anunciado a apoiadores que o ano que vem vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. E ele está certíssimo. Se Francis não conseguir construir uma candidatura vitoriosa ao Senado, terá cacife de sobra para que se eleger deputado federal pela região. E para Cáceres será ótimo porque não minha avaliação, a eleição de Francis seria a garantia de que a região continuará tendo vários deputados estaduais.
 
Você sabia?
 
Em Cáceres a Diária de um Vereador e um funcionário da Câmara é R$ 500, quase o salário do motorista do transporte escolar, R$ 700.
Imprimir