Notícias / Direto da Fonte

01/08/2016 - 12:17

Definição

Por Da Redação

Finalmente na próxima sexta-feira, 5, vamos conhecer quais serão os candidatos que irão disputar a eleição para prefeito e vereador em Cáceres este ano. Apesar do curto espaço de tempo, o cenário segue indefinido o que indica que haverá desfechos surpreendentes. Pela situação, o prefeito Francis Maris (PSDB) e sua vice Eliene Liberato Dias (PSDB), permanecem no páreo. Pela oposição, o afunilamento aponta para uma única chapa. Estão cotados como cabeça de chapa o deputado estadual doutor Leonardo (PSD), o ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), o deputado estadual Adriano Silva (PSB) e o médico Sérgio Arruda (PSD).
 
Chapa da morte
 
As conversas para composição das chapas majoritárias estão intensas e as negociações para coligações proporcionais correm paralelas. Pelo lado governistas, a escassez de candidatos fará com que os blocos liderados pelo PTB e pelo PSDB, formem um chapão para garantir a eleição de ao menos quatro vereadores. Nesse ‘pari gato’, muita gente boa e cacifada vai rodar. Na minha opinião, os quatro eleitos terão que ter aproximadamente mil votos. As minhas fichas estão depositadas nos ex-vereadores Rubens Macedo (PTB), Antônio Salvador da Silva (PTB), Josias Modesto (PSDB) e na vereadora Valdeniria Dutra Ferreira (PSDB). Para bater os quatro, só com mais de mil votos.
 
Mais fácil
 
A fragilidade da chapa de vereadores dos governistas, beneficiará a oposição. Na minha opinião a coligação PT, PC do B, PV e Solidariedade tem condições de fazer de 2 a 4 vereadores. Já a coligação PPS/PTN pode eleger até dois. O PSD, dependendo com quem se coligar, pode eleger de 2 a 4 vereadores. O mesmo ocorrerá com o PSB. Apesar das chances, prefiro não arriscar favoritos, pois modestamente, estimulei muitos amigos, que corajosamente vão para a disputa em pé de igualdade com os seus concorrentes. Mas uma coisa posso afirmar. Vamos ter vários vereadores de oposição eleitos com 500 votos. Anotem e me cobrem depois.
 
Falha
 
Por falar em vereadores, quem está uma situação complicada é Edmilson Tavares (PR). O seu partido não consolidou a sua filiação no sistema do TSE e o parlamentar corre o risco de ficar de fora da disputa. Ele está tentando reverter a situação juridicamente. Outra prejudicada pelo mesmo problema é a pré-candidata a vereadora Veronique Ribeiro.
 
Apelando
 
O risco de perder a disputa pela reeleição tem feito o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), a adotar hábitos politiqueiros que não tem. Passou a conversar com políticos aliados e está sorrindo para os servidores. A preocupação não só do prefeito. Um dos seus dois gurus políticos, no desespero e certamente sem o consentimento do prefeito, já está prometendo até secretarias para atrair alguns partidos. Enquanto um guru tenta ciscar para dentro, o outro com interesses meramente político e por rancor, há tempos vem trabalhando para evitar a aproximação de futuros concorrentes. O secretário de Governo, Wilson Kishi (PDT), alimenta o sonho de ser o candidato a deputado estadual do grupo do prefeito em 2018, por isso vem lutando diuturnamente para não deixar o prefeito se aliar com que tem o mesmo projeto, como são os casos do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), do deputado estadual Adriano Silva (PSB) e do deputado estadual doutor Leonardo (PSD).
 
Ambicioso
 
O Japonês é ambicioso. Ele também já está pensando na sucessão de Francis, se este vier a ser reeleito. Kishi sonha em ser prefeito e já estaria agindo para eliminar eventuais concorrentes. Na sua lista de alvos, há vários nomes emergentes no grupo, dentre eles, o de Paulo Donizete da Águas do Pantanal que hoje administra uma estrutura que movimenta cerca de R$ 10 milhões.
 
Primeira
 
Nem começou a campanha, e o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB) já sofreu a primeira representação por abuso de poder. No Ministério Público Eleitoral já há uma ação por uso do site da prefeitura para promoção pessoal. Quem também deve tomar uma já já é o Bobinho, que tem abusado da estrutura da Câmara de Vereadores. Por falar nisso, tem um ex-presidiário que está comando ações nas redes sociais para difamar os atuais vereadores. Quero lembra-lo que ele poderá voltar para a Cadeia a partir do dia 15, pois após o início da campanha isso é crime. E mais um lembrete, quem fará a ação de combate a este tipo de crime é a Policia Federal que possui um setor especializado em rastrear criminosos na internet.
 
Precaução
 
Nesta terça-feira, 2, das 14h ás 16h, no auditório da FAPAN, estamos incentivando um evento cujo público alvo são advogados, contadores e dirigentes de partidos. O rigor com a legislação eleitoral e a mudança na prestação de contas, obrigará a contratação destes profissionais para prevenir problemas futuros como a inelegibilidade de 59 candidatos que disputaram a eleição de 2012. Fui pesquisar e descobri que a maioria que está fora da disputa deste ano por falta de prestação de contas, apoiou a eleição do atual prefeito de Cáceres.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Abel, em 02.08.2016 às 16:17

    CÁCERES MERECE UMA RENOVAÇÃO GENÉRICA PARA O BEM ESTAR DE TODOS, contrário senso, vai ficando os (velhos acos) tomando conta dos cofres públicos. VAMOS RENOVAR JÁ!

  • por Framad, em 02.08.2016 às 12:52

    Enoque Ramos PPS pode ser uma das grandes surpresas nas eleições deste ano. Estamos juntos para ajudar o grupo PPS/PTN.

  • por Professor Marquinhos, em 02.08.2016 às 08:23

    Hoje só tem três nomes que postulam a cabeça de chapa para prefeito: Francis, Dr. Sérgio e Professor Adriano Silva. Mas quando se trata de política, tudo pode acontecer. Vamos aguardar o desfecho dessas candidaturas à majoritária em Cáceres até o último segundo do jogo eleitoral.

  • por Roberto, em 01.08.2016 às 16:41

    O ex vereadores Rubens Macedo e Antonio Salvador não tiveram 1000 votos na eleição passada,será que vão ter agora???e o secretário de governo kishi,o tempo dele como candidato já foi faz tempo,e os atuais vereadores se quiserem se reelegerem vão ter que suar muito a camisa,e o senhor Francis abra o olho pois não é por que o senhor tá com a maquina na mão que vai ganhar facil a eleição.

  • por bugre triste só obersevando, em 01.08.2016 às 15:10

    unica forma de ganhar do atual prefeito, será oposição se unir no discurso apontando os erros da administração atual. Mostrar a triste realidade de Cáceres, dos bairros, da falta de infra-estrutura e projetos futuros que a administração atual não viabilizou! Assim a população irá entender que a reeleição não se torna viável para o desenvolvimento de Cáceres. AFINAL, FRANCIS PROMETEU E NÃO CUMPRIU, ERA ALIADO DO EX GOVERNADOR SILVAL E MICHEL TEMER E NÃO TROUXE NADA DE BOM PARA OS BAIRROS. Os asfaltos são resultados dos trabalhos do ex-prefeito Túlio Fontes quando era prefeito. Logo, tudo que o atual prefeito deseja, que sozinho apresenta as promessas de novo e que a oposição que não sabe fazer oposição fica entre si num brigueiro de baixo nível entre eles (grupo de talibans suicídios, doutorados, omi do chequinho). Pensar em Cáceres ainda não esta sendo prioridades dos políticos, nao ha um trabalho serio para isso, devido a falta de homens sérios e comprometidos com o povo e o desenvolvimento.

  • por linho, em 01.08.2016 às 15:04

    a concorrência pode rebolar daqui dali mas não adianta o prefeito vai levar de novo esta, para o bem de todos nos! porque ninguém aguenta mais estes anciões de cáceres querendo mamar do dinheiro publico.

 
Sitevip Internet