Imprimir

Imprimir Artigo

01/08/2016 - 12:17

Definição

Finalmente na próxima sexta-feira, 5, vamos conhecer quais serão os candidatos que irão disputar a eleição para prefeito e vereador em Cáceres este ano. Apesar do curto espaço de tempo, o cenário segue indefinido o que indica que haverá desfechos surpreendentes. Pela situação, o prefeito Francis Maris (PSDB) e sua vice Eliene Liberato Dias (PSDB), permanecem no páreo. Pela oposição, o afunilamento aponta para uma única chapa. Estão cotados como cabeça de chapa o deputado estadual doutor Leonardo (PSD), o ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), o deputado estadual Adriano Silva (PSB) e o médico Sérgio Arruda (PSD).
 
Chapa da morte
 
As conversas para composição das chapas majoritárias estão intensas e as negociações para coligações proporcionais correm paralelas. Pelo lado governistas, a escassez de candidatos fará com que os blocos liderados pelo PTB e pelo PSDB, formem um chapão para garantir a eleição de ao menos quatro vereadores. Nesse ‘pari gato’, muita gente boa e cacifada vai rodar. Na minha opinião, os quatro eleitos terão que ter aproximadamente mil votos. As minhas fichas estão depositadas nos ex-vereadores Rubens Macedo (PTB), Antônio Salvador da Silva (PTB), Josias Modesto (PSDB) e na vereadora Valdeniria Dutra Ferreira (PSDB). Para bater os quatro, só com mais de mil votos.
 
Mais fácil
 
A fragilidade da chapa de vereadores dos governistas, beneficiará a oposição. Na minha opinião a coligação PT, PC do B, PV e Solidariedade tem condições de fazer de 2 a 4 vereadores. Já a coligação PPS/PTN pode eleger até dois. O PSD, dependendo com quem se coligar, pode eleger de 2 a 4 vereadores. O mesmo ocorrerá com o PSB. Apesar das chances, prefiro não arriscar favoritos, pois modestamente, estimulei muitos amigos, que corajosamente vão para a disputa em pé de igualdade com os seus concorrentes. Mas uma coisa posso afirmar. Vamos ter vários vereadores de oposição eleitos com 500 votos. Anotem e me cobrem depois.
 
Falha
 
Por falar em vereadores, quem está uma situação complicada é Edmilson Tavares (PR). O seu partido não consolidou a sua filiação no sistema do TSE e o parlamentar corre o risco de ficar de fora da disputa. Ele está tentando reverter a situação juridicamente. Outra prejudicada pelo mesmo problema é a pré-candidata a vereadora Veronique Ribeiro.
 
Apelando
 
O risco de perder a disputa pela reeleição tem feito o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), a adotar hábitos politiqueiros que não tem. Passou a conversar com políticos aliados e está sorrindo para os servidores. A preocupação não só do prefeito. Um dos seus dois gurus políticos, no desespero e certamente sem o consentimento do prefeito, já está prometendo até secretarias para atrair alguns partidos. Enquanto um guru tenta ciscar para dentro, o outro com interesses meramente político e por rancor, há tempos vem trabalhando para evitar a aproximação de futuros concorrentes. O secretário de Governo, Wilson Kishi (PDT), alimenta o sonho de ser o candidato a deputado estadual do grupo do prefeito em 2018, por isso vem lutando diuturnamente para não deixar o prefeito se aliar com que tem o mesmo projeto, como são os casos do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), do deputado estadual Adriano Silva (PSB) e do deputado estadual doutor Leonardo (PSD).
 
Ambicioso
 
O Japonês é ambicioso. Ele também já está pensando na sucessão de Francis, se este vier a ser reeleito. Kishi sonha em ser prefeito e já estaria agindo para eliminar eventuais concorrentes. Na sua lista de alvos, há vários nomes emergentes no grupo, dentre eles, o de Paulo Donizete da Águas do Pantanal que hoje administra uma estrutura que movimenta cerca de R$ 10 milhões.
 
Primeira
 
Nem começou a campanha, e o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB) já sofreu a primeira representação por abuso de poder. No Ministério Público Eleitoral já há uma ação por uso do site da prefeitura para promoção pessoal. Quem também deve tomar uma já já é o Bobinho, que tem abusado da estrutura da Câmara de Vereadores. Por falar nisso, tem um ex-presidiário que está comando ações nas redes sociais para difamar os atuais vereadores. Quero lembra-lo que ele poderá voltar para a Cadeia a partir do dia 15, pois após o início da campanha isso é crime. E mais um lembrete, quem fará a ação de combate a este tipo de crime é a Policia Federal que possui um setor especializado em rastrear criminosos na internet.
 
Precaução
 
Nesta terça-feira, 2, das 14h ás 16h, no auditório da FAPAN, estamos incentivando um evento cujo público alvo são advogados, contadores e dirigentes de partidos. O rigor com a legislação eleitoral e a mudança na prestação de contas, obrigará a contratação destes profissionais para prevenir problemas futuros como a inelegibilidade de 59 candidatos que disputaram a eleição de 2012. Fui pesquisar e descobri que a maioria que está fora da disputa deste ano por falta de prestação de contas, apoiou a eleição do atual prefeito de Cáceres.
Imprimir