Notícias / Direto da Fonte

07/09/2015 - 14:27

Construção

Por Da Redação

Em reunião realizada na semana passada na casa do médico Sérgio Arruda (PDT), pré-candidato a prefeito de Cáceres, o grupo político do deputado doutor Leonardo (PDT), tomou pelo menos uma decisão importante. Vai intensificar sua participação na frente de oposição a atual gestão que já tem o PSB, PR e o Solidariedade. Outra importante decisão deve ser tomada até o final do mês. O grupo deve definir se aceita aderir ao PL ou ao PSD que devem ser entregues ao vice-governador Carlos Fávaro. Na minha opinião, não tem nem o que pensar. Independente da abertura da janela politica que permitiria a troca de partido por Leonardo, ele e seu grupo devem se aliar ao vice-governador que certamente tem nos seus planos futuros ser governador do Estado. Se Fávaro tem planos, certamente vai querer bases fortes nos municípios e se tem uma coisa que ele tem, é dinheiro para custear seus projetos. Também vejo nessa possibilidade, uma ótima chance para Sérgio Arruda dar mais uma impulsionada na sua pré-candidatura.
 
Café
 
A surpresa da reunião foi à presença do vereador Edmilson Campos (PR), líder da bancada de oposição na Câmara. Na verdade, a iniciativa partiu de Leonardo e serviu para consolidar a sua estratégia de colocá-lo ao lado do vereador Tarcísio Paulino (PSB), como seus porta vozes na Câmara. A aproximação de Café com o deputado e seu grupo abre uma grande possibilidade e pode leva-lo a se filiar ao PDT para buscar a reeleição no ano que vem. Edmilson tem convites do PSB, PP e de outras legendas para deixar o PR caso o partido não se coloque na oposição do prefeito Francis Maris (PMDB), no ano que vem.
 
Rasteira
 
A preocupação de Café faz sentido. Nos bastidores há fortes rumores que o empresário Júlio da Semelc estaria articulando para assumir a presidência da legenda para levá-la para os braços de Francis.
 
Efeito
 
A migração de parte do grupo de Leonardo para o PL ou PSD, pode fazer a vereadora Valdeniria Dutra (PSD), recuar dos seus planos de deixar a legenda caso haja janela política. Ela está sendo sondada pelo PMDB, PSDB, PR e pelo PSB.
 
Recuou
 
Por falar em troca de partido, o vereador Domingos dos Santos (PSC), revelou a Coluna que recuou da ideia de ir para o PP do deputado federal Ezequiel Fonseca. Ele afirmou que analisou melhor a situação e vai peitar a reeleição pelo PSC. E por falar em recuo, o vereador Félix Álvares (SOL), voltou a dizer a Coluna que não será candidato à reeleição. Ele disse que vai trabalhar para que sua mãe, a professora Maria Madalena dispute o pleito do ano que vem. A revelação de Félix reforça as especulações que marcaram a semana do Solidariedade em Cáceres. O partido que ganhou o reforço de integrantes de vários sindicatos de trabalhadores da cidade nos últimos dias, entre eles, os da prefeitura, deve lançar Félix como pré-candidato a prefeito no ano que vem. Vamos aguardar!
 
Sem foco
 
Em pré-campanha a reeleição, o prefeito Francis Maris (PMDB) e a vice-Eliene Liberato Dias (PSDB), apostam tudo na compra de equipamentos e carros para conseguirem um segundo mandato. Uma prova disso foi à apresentação da nova frota municipal no Desfile de Sete de Setembro. O problema que é que enquanto a administração aposta nesta estratégia, falta água na maioria dos bairros da cidade, não há medicamentos e exames para atender a população, a coleta de lixo é ineficiente e a maioria dos bairros da cidade estão no escuro e com ruas intransitáveis. Fora isso, boa parte das obras lançadas recentemente, pensado na reeleição, estão paradas e não devem ficar prontas este ano, como é o caso da reforma da Praça Barão do Rio Branco.
 
Falhas
 
Além disso, a prefeitura não é tão organizada como quer fazer parecer á administração. Um dos exemplos, é que a Lei Orçamentaria para o ano que vem, chegou a Câmara para ser votada sem prever eventuais gastos com a implantação da Reforma Administrativa. Isso só comprova o que venho dizendo neste espaço. Se houver reforma, ela não terá aumento de salário como deseja os servidores.
 
Grito
 
Bastou o Jornal Oeste, publicar na semana passada uma lista com 67 nomes de candidatos a vereador que não prestaram contas na eleição passada e por isso estariam inelegíveis no ano que vem, para a redação receber reclamações. As duas mais contundentes foram do vigia Eliel da Rocha e de Wallace do Jardim Padre Paulo, ambos do PTN. Eles disseram que as suas situações foram regularizadas e Eliel inclusive remeteu a redação uma cópia de uma certidão comprovando isso. Ele, porém reconheceu que tinha pendencias, mas que foram sanadas, assim como dos demais candidatos do seu partido, entre eles, Wallace.

Comentários

inserir comentário
24 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por João Edson Fanaia, em 10.09.2015 às 09:56

    Continuação do meu comentário: Como vão resolver problemas de equipamentos urbanos herdados de décadas? Se a resposta for com recurso próprio é chamar a população de idiota. Com recursos do Executivo Estadual? Com recursos do Executivo Federal? Tenho dito, é pires na mão do município para o Estado e deste para a Federação. Mais recursos nos municípios significa redefinição do Pacto Federativo, discussão recente, vem desde 1891 quando da primeira Constituição republicana. Obras de grande envergadura que aponte um norte para a cidade têm de ser discutido coletivamente e materializado por competência técnica efetiva, caso contrário, é embuste. As "acomodações” partidárias saciadoras de aspirações políticas pessoais não combinam com projetos de médio e longo prazo. O timing não bate. Primeiro apresentem uma agenda factível para a nossa cidade e depois estabeleçam os “arranjos”. Insistem em fazer o contrário, primeiro os “acordos” e depois apresentam os projetos. Para ser direto, os projetos são apenas detalhes no texto dos folhetos de campanha. Não esclarecem nada, são superficiais, sem, sem consistência e muita retórica vazia. Sejamos sinceros: quem lê? A população está desesperançosa e cansada. Quem viver verá e com muita sorte quem não viver não verá.

  • por Geraldo, em 09.09.2015 às 08:14

    O povo tem o que merece, passou raiva durante todo esses anos por políticos que não fizeram nada e agora articulam de novo para ganharem mais 4 anos para continuar não fazendo ! Povo bom é aquele cego , surdo e mudo ! E ainda reclamam de quem sai às ruas ou fazem paralisações reivindicando melhorias ou algum direito ! Espero que o próximo voto seja mais estudado e analisado, não seja produto do meio e não se passe por mais uma banana em meio tantas outras ! Isso não é campanha a ninguém e apenas um pedido para analisarem mais seu candidato para próximas urnas !

  • por Artur, em 08.09.2015 às 20:50

    ESSE CAFÉ NO BULE É ESPERTO. SE ALIOU COM O DEPUTADO MAIS VOTADO NA HISTÓRIA DE CÁCERES. ENQUANTO OS OUTROS VEREADORES VIVEM SÓ BAJULANDO O SENHOR PREFEITO FRANCIS O CAFÉ PREPARA A SUA CAMA PARA A ELEIÇÃO DE 2016.

  • por João Edson Fanaia, em 08.09.2015 às 18:02

    Pô cortaram meu comentário. Quero uma justificativa.

  • por silvio, em 08.09.2015 às 17:44

    Essa política de caceres e o verdadeiro BARA BERE PRA ENGANAR VOCÊ kkkkkkkk

  • por Rogério, em 08.09.2015 às 16:13

    Afffff..... QUEM aguenta esse CAFÉ NO BULE. Agora ele se une com o nosso deputado estadual doutor LEONARDO. Esse Café no Bule vai acabar sendo apadrinhado pelo doutor LEONARDO e com isso garantindo sua REELEIÇÃO. É POR ISSO QUE EU BEBO.....

  • por João Edson Fanaia, em 08.09.2015 às 15:59

    Interessante: só li nomes e siglas na matéria. E os projetos estruturais para o município pensando nos próximos 10, 20, ou 30 anos? Vamos estar mortos, mas filhos e netos vivos. A população mais esclarecida quer propostas plausíveis. Perguntas: Como vão atrair para o município investimentos? Não subestimem nossa capacidade de pensar. Como vão resolver problemas de equipamentos urbanos herdados de décadas? Se a resposta for com recurso próprio é chamar a população de idiota.

  • por Victor, em 08.09.2015 às 14:23

    Fausto, com esse time é bom o povo se cuidar isso sim !

  • por Jdeus, em 08.09.2015 às 14:09

    Huummm... Só pensando, aqui com meus botões... Na velha política da enganação (dos adversários e dos eleitores) que reina em Cáceres há décadas, o velho princípio do "boi de piranha" é a base... E, pela leitura do texto da coluna, se vê que "boi de piranha" é o que não falta... Enquanto os "bois velhos" e os "novatos magricelos" são empurrados para fazer a alegria das piranhas, um certo "boizão gordo de aspa grande" espera e observa, deitado na rede na sombra de uma árvore, tomando muitos chope... Nessa toada, o que vale mesmo são os "15 minutos de fama"...

  • por Rafael, em 08.09.2015 às 14:01

    Bugre vc ainda acredita em zpe ? Kkkkk amigão a 20 anos, 20 anos só, escuto falar nisso em época de campanha para tirar votos do povo aqui em caceres, a 20 anos vejo essa enrolação, safadeza com o povo, e outra se não fizeram antes, vc acha que vão fazer agora é depois dessa crise que eles mesmos meteram no povo ? Vc acredita em papai noel amigo ? Se acredite peça a ele para colocar todos nossos vereadores, deputados, senadores, presidente, ministros, bem como os ex desses mesmos cargos e levar para o polo norte, para que voltem a pé ! Quem sabe assim teremos tempo para votar em quem em pessoas que não esteja contaminados por essa política nojenta !

Mais comentários
 
Sitevip Internet