Imprimir

Imprimir Artigo

07/09/2015 - 14:27

Construção

Em reunião realizada na semana passada na casa do médico Sérgio Arruda (PDT), pré-candidato a prefeito de Cáceres, o grupo político do deputado doutor Leonardo (PDT), tomou pelo menos uma decisão importante. Vai intensificar sua participação na frente de oposição a atual gestão que já tem o PSB, PR e o Solidariedade. Outra importante decisão deve ser tomada até o final do mês. O grupo deve definir se aceita aderir ao PL ou ao PSD que devem ser entregues ao vice-governador Carlos Fávaro. Na minha opinião, não tem nem o que pensar. Independente da abertura da janela politica que permitiria a troca de partido por Leonardo, ele e seu grupo devem se aliar ao vice-governador que certamente tem nos seus planos futuros ser governador do Estado. Se Fávaro tem planos, certamente vai querer bases fortes nos municípios e se tem uma coisa que ele tem, é dinheiro para custear seus projetos. Também vejo nessa possibilidade, uma ótima chance para Sérgio Arruda dar mais uma impulsionada na sua pré-candidatura.
 
Café
 
A surpresa da reunião foi à presença do vereador Edmilson Campos (PR), líder da bancada de oposição na Câmara. Na verdade, a iniciativa partiu de Leonardo e serviu para consolidar a sua estratégia de colocá-lo ao lado do vereador Tarcísio Paulino (PSB), como seus porta vozes na Câmara. A aproximação de Café com o deputado e seu grupo abre uma grande possibilidade e pode leva-lo a se filiar ao PDT para buscar a reeleição no ano que vem. Edmilson tem convites do PSB, PP e de outras legendas para deixar o PR caso o partido não se coloque na oposição do prefeito Francis Maris (PMDB), no ano que vem.
 
Rasteira
 
A preocupação de Café faz sentido. Nos bastidores há fortes rumores que o empresário Júlio da Semelc estaria articulando para assumir a presidência da legenda para levá-la para os braços de Francis.
 
Efeito
 
A migração de parte do grupo de Leonardo para o PL ou PSD, pode fazer a vereadora Valdeniria Dutra (PSD), recuar dos seus planos de deixar a legenda caso haja janela política. Ela está sendo sondada pelo PMDB, PSDB, PR e pelo PSB.
 
Recuou
 
Por falar em troca de partido, o vereador Domingos dos Santos (PSC), revelou a Coluna que recuou da ideia de ir para o PP do deputado federal Ezequiel Fonseca. Ele afirmou que analisou melhor a situação e vai peitar a reeleição pelo PSC. E por falar em recuo, o vereador Félix Álvares (SOL), voltou a dizer a Coluna que não será candidato à reeleição. Ele disse que vai trabalhar para que sua mãe, a professora Maria Madalena dispute o pleito do ano que vem. A revelação de Félix reforça as especulações que marcaram a semana do Solidariedade em Cáceres. O partido que ganhou o reforço de integrantes de vários sindicatos de trabalhadores da cidade nos últimos dias, entre eles, os da prefeitura, deve lançar Félix como pré-candidato a prefeito no ano que vem. Vamos aguardar!
 
Sem foco
 
Em pré-campanha a reeleição, o prefeito Francis Maris (PMDB) e a vice-Eliene Liberato Dias (PSDB), apostam tudo na compra de equipamentos e carros para conseguirem um segundo mandato. Uma prova disso foi à apresentação da nova frota municipal no Desfile de Sete de Setembro. O problema que é que enquanto a administração aposta nesta estratégia, falta água na maioria dos bairros da cidade, não há medicamentos e exames para atender a população, a coleta de lixo é ineficiente e a maioria dos bairros da cidade estão no escuro e com ruas intransitáveis. Fora isso, boa parte das obras lançadas recentemente, pensado na reeleição, estão paradas e não devem ficar prontas este ano, como é o caso da reforma da Praça Barão do Rio Branco.
 
Falhas
 
Além disso, a prefeitura não é tão organizada como quer fazer parecer á administração. Um dos exemplos, é que a Lei Orçamentaria para o ano que vem, chegou a Câmara para ser votada sem prever eventuais gastos com a implantação da Reforma Administrativa. Isso só comprova o que venho dizendo neste espaço. Se houver reforma, ela não terá aumento de salário como deseja os servidores.
 
Grito
 
Bastou o Jornal Oeste, publicar na semana passada uma lista com 67 nomes de candidatos a vereador que não prestaram contas na eleição passada e por isso estariam inelegíveis no ano que vem, para a redação receber reclamações. As duas mais contundentes foram do vigia Eliel da Rocha e de Wallace do Jardim Padre Paulo, ambos do PTN. Eles disseram que as suas situações foram regularizadas e Eliel inclusive remeteu a redação uma cópia de uma certidão comprovando isso. Ele, porém reconheceu que tinha pendencias, mas que foram sanadas, assim como dos demais candidatos do seu partido, entre eles, Wallace.
Imprimir