Imprimir

Imprimir Artigo

04/11/2025 - 15:23

Irajá Lacerda defende hub logístico sustentável para a região oeste

O Secretário-Executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária Irajá Lacerda visitou a região oeste de Mato Grosso nesta semana para anunciar uma nova agenda de desenvolvimento voltada para a integração logística e para a valorização dos recursos locais. Em pauta, a proposta de criação de um hub logístico sustentável, que contemplaria uma hidrovia, ferrovia e a utilização da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (ZPE‑Cáceres) como pilares de crescimento para o município e para todo o entorno.

Segundo Irajá Lacerda, essa iniciativa representa “uma grande oportunidade” para transformar o polo de Cáceres em referência de logística no país e trazer impactos reais na vida das pessoas. Ele afirmou que a proposta inclui:

* o aproveitamento da hidrovia — que conecta a região à bacia hidrográfica do Pantanal e ao Rio Paraguai — como nova via de escoamento de produtos e de integração econômica;
* a ampliação ou implantação de ferrovia que interligue pontos estratégicos para reduzir custos de transporte e gerar mais competitividade;
* e o pleno funcionamento da ZPE de Cáceres como zona franca exportadora, abrindo espaço para indústrias, agroindústrias, prestadoras de serviço e fomentando empregos diretos e indiretos.

“Estamos falando de virar o jogo. De transformar essa região numa plataforma de logística sustentável que gere emprego, renda e oportunidades para os nossos jovens”, destacou o deputado.

Geração de empregos e desenvolvimento

A proposta de Lacerda enfatiza a geração de empregos como um dos pilares centrais. Ele lembrou que o município de Cáceres poderá ganhar com:

* novas vagas de trabalho na construção e operação dos terminais hidrovias e ferroviários;
* atração de indústrias para a ZPE, com efeito multiplicador nos setores de serviços, comércio e logística;
* valorização da cadeia produtiva regional, com menor custo de escoamento para produtores do agronegócio, turismo e pesca.

“Quando você melhora o transporte, reduz o custo, leva o produto mais rápido e competitivo, você impulsiona o desenvolvimento local. E desenvolvimento pra mim é ver gente trabalhando, crescendo e com dignidade aqui na nossa terra”, afirmou Irajá.

Sustentabilidade e economia local

Ainda de acordo com o parlamentar, o hub não será apenas relacionado à logística pesada. Ele ressalta que o modelo deverá seguir critérios de sustentabilidade ambiental, valorização da região pantaneira‑pantanal e ao mesmo tempo agir com responsabilidade social. A utilização da hidrovia, por exemplo, ajudaria a reduzir emissões de gases de efeito estufa em relação ao transporte rodoviário tradicional, contribuindo com a matriz de transporte mais limpa.

Além disso, Irajá Lacerda defendeu que os investimentos públicos devem vir acompanhados da qualificação da mão de obra local e do fortalecimento das cadeias produtivas da agroindústria familiar, turismo ecológico e serviços voltados à logística. “A região precisa desse novo momento. Vamos juntos construir, ouvir‑nos, trabalhar forte e garantir que o Oeste do Mato Grosso entre numa nova fase de prosperidade.”, finalizou Iraja Lacerda.
Imprimir