Imprimir

Imprimir Artigo

20/10/2025 - 11:54

Homenagens e atletas de destaque marcam abertura do Campeonato Estadual de Atletismo Sub-14 em Cáceres

Teve início nesta sexta-feira (17) o Campeonato Estadual de Atletismo Sub-14, promovidos pela Federação de Atletismo de Mato Grosso (Famt) e sediados pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A parceria também promove o Troféu Mato Grosso de Atletismo Master neste domingo (19).

Campeonato Estadual de Atletismo Sub-14 e Troféu Mato Grosso de Atletismo Master são promovidos pela Federação de Atletismo de Mato Grosso e pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Foto: Nataniel Zanferrari)

A abertura ocorreu às 18 horas, na Cidade Universitária do Câmpus de Cáceres, com a presença de autoridades e de destacados atletas nacionais que fizeram demonstrações de suas provas.
Um dos pontos altos da noite foi o anúncio que de que o Complexo de Atletismo do Centro Regional de Desenvolvimento Esportivo da Unemat, que será inaugurado na sexta-feira (24), receberá o nome de Aristides de Andrade Junqueira Neto, o Tide, um dos mais respeitados treinadores de atletismo do País.

Morador de São José dos Quatro Marcos e formado em Educação Física, Tide dedicou mais de 50 anos ao atletismo mato-grossense e brasileiro, contribuiu para a formação de gerações de atletas que saíram do interior de Mato Grosso para o mundo, como o bicampeão mundial indoor no salto em distância Mauro Vinícius da Silva, o Duda; a recordista brasileira do salto triplo e participante dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, Maria Aparecida Barbosa de Souza, a Cida; e o finalista mundial em 1997, Nelson Carlos Ferreira Júnior.

A escolha do nome foi realizada pelas crianças e adolescentes da turma de atletismo dos professores Eduardo Santana e Luciene Rodrigues, no programa Ensino, Vivência e Aprendizagem do Esporte Paralímpico e Olímpico, da Unemat, que se identificaram com a trajetória do professor Aristides e sua representatividade para a região.

A professora Rosa Junqueira, viúva do treinador Tide, recebeu uma placa com a homenagem das mãos da reitora Vera Maquêa e flores entregues pela aluna Luzia Justino Alves, representando todos os alunos atletas. A homenagem foi recebida ao lado do filho e de atletas descobertos por Tide (Foto: Nataniel Zanferrari)

Durante o anúncio da homenagem, a professora Rosa Junqueira, viúva do treinador Tide, recebeu uma placa com a homenagem das mãos da reitora Vera Maquêa e flores entregues pela aluna Luzia Justino Alves, representando todos os alunos atletas. A homenagem foi recebida ao lado do filho, e de atletas descobertos por Tide.

Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBA), Wlamir Motta Campos: “O esporte é uma ferramenta poderosíssima, mas, aliado à educação, ele se torna ainda maior. E quando uma universidade tem essa visão, ela forma uma sociedade melhor e um país melhor”

A nova pista de atletismo da Unemat é certificada pela World Athletics como uma instalação de Classe 2, podendo receber eventos nacionais e internacionais, e será oficialmente inaugurada na sexta-feira (24). O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBA), Wlamir Motta Campos, reforça que, após a inauguração, a entidade será parceira da Unemat na utilização do complexo, trazendo eventos e movimentando a economia de Cáceres e da região. “Este é um projeto que dialoga com a excelência que a Unemat busca em todas as frentes”, disse o presidente. “O esporte é uma ferramenta poderosíssima, mas, aliado à educação, ele se torna ainda maior. E quando uma universidade tem essa visão, ela forma uma sociedade melhor e um país melhor”, conclui Wlamir.

Reitora Vera Maquêa: “Ter medalhistas e profissionais do esporte aqui inspira nossos estudantes, professores e a comunidade a enxergarem o esporte como um caminho real de desenvolvimento”

“A pista da Unemat estará credenciada para receber competições nacionais e até internacionais, consolidando o potencial esportivo da Instituição”, enfatiza a reitora, Vera Maquêa. “Ter medalhistas e profissionais do esporte aqui inspira nossos estudantes, professores e a comunidade a enxergarem o esporte como um caminho real de desenvolvimento”, lembra a reitora.

A Unemat se destaca no cenário esportivo nacional por meio de suas iniciativas de pesquisa, extensão e inclusão, especialmente por meio do Centro de Referência Paralímpico da Unemat (CRPB-Unemat) e do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (Cipeef-Unemat). Essas ações reforçam seu compromisso com a formação esportiva de excelência e a promoção do atletismo em Mato Grosso, oferecendo infraestrutura e apoio técnico para atletas de todas as idades e níveis de competição, promovendo o esporte como ferramenta de transformação social e desenvolvimento humano.

Coordenador do Cipeef, Riller Reverdito: "A Universidade assume um papel de protagonismo no desenvolvimento do esporte e na mobilização regional a partir dessa prática”

“A Unemat passa a ocupar um espaço de destaque no cenário esportivo, que vai desde a formação até a realização de grandes eventos”, garante o coordenador do Cipeef, Riller Reverdito. “A Universidade assume um papel de protagonismo no desenvolvimento do esporte e na mobilização regional a partir dessa prática”, conta o professor. Outro destaque da cerimônia de abertura foi a entrega de título de Cidadão Cacerense ao professor Riller Reverdito, pelas mãos da vereadora Elis Fernanda de Melo Silva, a Elis Enfermeira, representando a Câmara Municipal de Cáceres.

Outro destaque da cerimônia de abertura foi a entrega de título de Cidadão Cacerense ao professor Riller Reverdito, pelas mãos da vereadora Elis Enfermeira, representando a Câmara Municipal de Cáceres (Foto: Nataniel Zanferrari)

Também estiveram presente na abertura o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Allan Kardec; o secretário de Representação de Mato Grosso em Brasília, Leonardo Albuquerque; os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio, de Extensão e Cultura, Everton Nascimento, e de Planejamento e Tecnologia da Informação, Darlan Guimarães; o superintendente da Casa Civil de Mato Grosso, Otair Rodrigues Rondon Filho; o vice-prefeito de Cáceres, Luiz Landim; a diretora político-pedagógica e financeira do Câmpus de Cáceres, Rinalda Bezerra; e o presidente da Federação Mato-Grossense de Atletismo, Tomires Campos.
 
Grandes nomes do esporte
O início da competição contou com demonstrações de diversos atletas do cenário nacional e mundial, como o mato-grossense Davi Souza de Lima, atleta de salto triplo que ocupa o topo do ranking mundial Sub-18. Davi é filho de Vicente Lenílson de Lima, velocista medalhista olímpico nos revezamentos 4×100 m (Sydney 2000 e Pequim 2008) e a triplista Maria Aparecida de Souza Lima, participante dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.

A abertura também contou com as presenças de Arthur Monteiro (ou Arthur Curvo), terceiro melhor do Brasil no lançamento de dardo adulto; Lissandra Maysa, especialista em salto em distância, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e registrou 6,84 m no Kip Keino Classic, em Nairóbi, no Quênia; e Lucas Martins, medalhista de ouro no Campeonato Brasileiro Sub-18 de salto em altura, com marca de 1,99 m, e convocado para o Campeonato Ibero-Americano.
Outra demonstração de habilidade foi do prata da casa João Marcos da Silva Campos (classe T54), velocista em cadeira de rodas do Centro de Referência Paralímpico da Unemat (CRPB-Unemat), que vem conquistado medalhas de ouro em provas de pista curta em eventos escolares paralímpicos.
 
Campeonatos

Logo no início da cerimônia, a entrada das delegações emocionou os atletas e presentes (Foto: Nataniel Zanferrari)

No dia (18), mais de 200 atletas de ambos os sexos, de 12 a 13 anos, inscritos na CBA, disputam o Campeonato Sub-14. Logo no início da cerimônia, a entrada das delegações emocionou os atletas e presentes. A competição contou com atletas do Instituto Águias, do Instituto Vicente Lenilson, da Associação de Pais e Amigos dos Desportos de Araputanga, da Associação Luverdense de Atletismo, da Associação Sorrisense de Atletismo; de programas e projetos da Unemat, como o Programa Ensino, Vivência e Aprendizagem do Esporte Paralímpico e Olímpico, o Projeto Movimento Saudável e o Projeto Atletismo Unemat (Proat); do curso de Educação Física do câmpus de Diamantino, e das atléticas do câmpus de Cáceres, como a Fênix, de Educação Física, Impostora, de Ciências Contábeis, e Vulkânica, de Ciência da Computação, Letras, Matemática e Pedagogia.

Já às 7h30 deste domingo (19) ocorreu o Troféu Master, destinado a competidores acima de 30 anos, com 65 atletas de mais de 20 clubes de corrida participando.
 
 
Imprimir