13/06/2025 - 22:44 | Atualizado em 13/06/2025 - 23:19
Tá na mesa! Cáceres vai escolher seu prato típico oficial na próxima semana
Na próxima segunda e terça-feira, dias 16 e 17 de junho, acontece um evento que promete entrar pra história de Cáceres! É a etapa de preparação, degustação e avaliação das receitas semifinalistas do projeto “Encantos da Gastronomia – Edição Cáceres”, organizado pelo Senac-MT.
Os autores de oito pratos que passaram pela primeira fase vão colocar a mão na massa e cozinhar na frente de uma comissão julgadora, formada por cinco especialistas. O evento será no Vivere Buffet Eventos e Recepções, com acesso restrito à comissão, imprensa e alguns convidados.
Os jurados vão avaliar tudo: textura, sabor, aroma, aparência e higiene na cozinha. Daí, três receitas seguem para a votação popular, e o prato mais votado vai se tornar, oficialmente, o prato típico de Cáceres, sendo reconhecido até por lei.
🌽🐟🥩 Tradição, criatividade e muito sabor
Entre as receitas finalistas estão verdadeiras delícias que misturam tradição, criatividade e muito sabor. Confira alguns destaques:
🍚 Arroz Carreteiro, da Camila Prudêncio, inspirado na comida dos tropeiros do Sul.
🐟 Pintado no Espeto Kaskata, receita famosa do restaurante de Paulo Cesar Marques, servido há quase 30 anos.
🍌🥩 Rabanana, mistura inusitada de rabada com banana verde, criada por Maria Rosane Barbosa.
🐟🔥 Filé de Pintado à Bororo, homenagem de Felipe Américo aos povos indígenas e à cultura pantaneira.
🥩🍌 Costela com Banana Verde, receita de família da Joyce Iris, passada de geração em geração.
🐟🔥 Piranha sem Espinha Assada na Brasa, recheada com Farofa de Pequi e Banana-da-Terra, da Sueny Marques.
🥩🌿 Carne Seca com Mandioca, prato raiz de Elisabete Duarte, típico das casas e sítios da região.
👨🍳 Quem vai julgar?
O time de jurados é de peso:
👨🍳 Chef Welton Saraiva Teixeira (Senac-MT)
📖 Historiador Acir Fonseca Montecchi (Unemat)
🥗 Nutricionista Elianne Arruda Pires
🎒 Turismólogo André Luiz do Couto Souza
📱 Influenciador Darlon Senna
🗣️ “A gastronomia tem o poder de contar histórias e fortalecer identidades”, afirma José Wenceslau de Souza Júnior, presidente do Sistema Fecomércio-MT, que administra o Senac.
Já para o diretor regional do Senac, Edson Dahmer, “é mais do que um concurso: é uma forma de valorizar a cultura, o empreendedorismo e gerar renda para nossa gente”, completa.
O projeto tem apoio da Prefeitura, Câmara Municipal e do Sincovac (Sindicato do Comércio Varejista de Cáceres).
📲 Como votar?
Depois da avaliação dos jurados, a votação será aberta ao público, pela internet, em uma plataforma que o Senac-MT vai divulgar. O prato campeão vai ganhar um título de lei, se tornando o prato típico de Cáceres!
🍽️ Cáceres, orgulho da nossa culinária
Cáceres, conhecida como “Princesinha do Paraguai”, às margens do Rio Paraguai e na fronteira com a Bolívia, é terra de cultura, tradição e boa comida. Agora, sua culinária vai ganhar um símbolo oficial, escolhido pelo povo!
Imprimir