Imprimir

Imprimir Artigo

08/05/2025 - 22:31 | Atualizado em 08/05/2025 - 12:42

Chefe da Casa Civil destaca protagonismo da Câmara no enfrentamento à crise da saúde em Cáceres

O chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, elogiou o papel do parlamento cacerense no processo de enfrentamento à crise da saúde no município.

"Não há nenhum agente político mais próximo das pessoas que o vereador.  O problema começou. A população procurou os vereadores, que procuraram a prefeita. A prefeita procurou o deputado estadual, que representa a região, que procurou o Governo do Estado, e hoje estamos todos aqui tentando buscar uma solução. Então ele [vereador] é o porta-voz da população para trazer os problemas às instâncias superiores", enfatizou Garcia.

A fala foi dita durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (08.05), após visita de autoridades estaduais e municipais às unidades de saúde Bom Samaritano e o anexo do Hospital Regional (antigo São Luiz).

PROTAGONISMO DA CÂMARA

O presidente da Câmara de Cáceres, Flávio Negação, ressaltou o trabalho do parlamento em busca de solução para enfrentar a crise na saúde municipal. 

Detalhou que desde a semana passada, os vereadores e vereadoras estão mobilizados, fazendo constantes reuniões, propondo projetos de leis e  aprovando uma série de indicações ao Executivo. 

Além disso, conforme Negação, os parlamentares fizeram constantes fiscalizações em unidades de saúde nos últimos dias, o que gerou repercussão e mobilizou as autoridades estaduais. 

A Câmara de Cáceres participou do arranjo político/institucional, junto a prefeitura e o Governo do Estado, para mitigar a crise na saúde de Cáceres. 

Ficou estabelecido que nos próximos 10 dias serão ampliados os números de leitos emergenciais no Hospital Regional, como forma de enfrentar a superlotação nas unidades de saúde do município, especialmente na UPA de Cáceres.

VIGILANTES

A vereadora Enfermeira Elis também destacou o protagonismo do parlamento nesse processo. Ressaltou que os vereadores e vereadoras são os primeiros a receber às demandas da população e a cobrar uma solução da autoridades competentes.

Agora, conforme Elis, o parlamento deve se manter vigilante e cobrar que as ações discutidas durante a reunião sejam efetivadas. “Se esses prazos não forem cumpridos, vamos cobrar novamente até que a situação seja resolvida”, disse.

MOBILIZAÇÃO INTENSA

A vereadora Valdeniria Dutra, considerou de suma importância a presença das autoridades estadias no município, a exemplo do chefe da Casa Civil, Fábio Garcia e o deputado estadual da região, Valmir Moretto.

Ela disse que a medida emergencial (ampliação de leitos no  Regional) vai contribuir para mitigar a crise, principalmente para atenuar a superlotação de pacientes na UPA. “É claro que não vai resolver tudo, ma vai amenizar a situação em nosso município e é isso que o povo espera de nós”,  pondera.

O vereador Professor Domingos, por sua vez, ressalta a forte mobilização dos parlamentares que ocorreu nós últimos em prol de melhorias na saúde municipal. Entende que o movimento foi crucial para chamar a atenção das autoridades estaduais, o que culminou em deliberações práticas para mitigar a crise. 

VISITA ÀS UNIDADES

Antes de ocorrer a reunião no gabinete da prefeita, os vereadores e vereadoras participaram da comitiva de autoridades que durante a parte da manhã desta quinta-feira (08.05) visitaram os hospitais Bom Samaritano e Anexo do Regional. 

O parlamento conferiu de perto a estrutura das unidades e identificou necessidades como falta de insumos e espaços abarrotados de material de almoxarifado que poderiam estar sendo utilizados no atendimento aos pacientes.

Participaram da vistoria os vereadores Flávio Negação (presidente do órgão), Isaías Bezerra (vice-presidente) Elis Enfermeira (primeira-secretária da Câmara), Valdeniria Dutra, Rubens Macedo,  Manga Rosa, Marcos Ribeiro e Pastor Júnior. 

A comissão também foi composta pelo chefe da Casa Civil do Estado, Fábio Garcia; secretário de Estado de Saúde em exercício, Juliano Neto; prefeita Eliene Liberato; vice-prefeito Luiz Landim; secretário municipal de Saúde, Cláudio Henrique; e deputado estadual Valmir Moretto. Imprimir