Imprimir

Imprimir Artigo

22/04/2025 - 20:55

Papa Francisco é velado na Basílica de São Pedro; funeral ocorrerá no sábado com presença de líderes mundiais

O Vaticano iniciou os ritos de despedida do Papa Francisco, que morreu nesta semana após 12 anos à frente da Igreja Católica. O corpo do Pontífice foi trasladado nesta terça-feira (22) da capela da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro, onde os fiéis poderão prestar suas últimas homenagens.

A cerimônia de transladação foi presidida pelo Cardeal Kevin Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana, e teve início às 9h com um momento de oração. A procissão seguiu pela Praça Santa Marta, atravessou a Praça dos Protomártires Romanos e entrou na Basílica pela porta central, após passar pelo Arco dos Sinos.

No Altar da Confissão, o Camerlengo realizou a oração final, marcando o início das visitas públicas ao corpo. A Basílica permanecerá aberta até o dia do funeral, previsto para o próximo sábado (27).

Enquanto isso, a segurança foi reforçada em Roma. Policiais patrulham a Praça de São Pedro a pé e a cavalo, enquanto embarcações monitoram o Rio Tibre. A cidade já recebia milhares de turistas por conta do feriado de Páscoa, e a Missa Jubilar para adolescentes, marcada para domingo, deve ampliar ainda mais o fluxo de visitantes.

Segundo o Vaticano, dezenas de milhares de fiéis são esperados para o velório. Desde as 4h (horário de Brasília), os cardeais estão reunidos para definir os detalhes finais do funeral e do conclave, que deve começar entre os dias 5 e 10 de maio. A principal dúvida entre os observadores da Cúria e da comunidade católica é o perfil do novo Papa: se dará continuidade às reformas de Francisco ou representará uma guinada conservadora.

O funeral do Papa Francisco será mais simples do que os de seus antecessores, conforme desejado por ele próprio. Imagens divulgadas pelo Vaticano mostram o corpo de Francisco no caixão, com o Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado, rezando ao seu lado.

Diversos líderes mundiais já confirmaram presença na cerimônia:
  Imprimir