Imprimir

Imprimir Artigo

09/04/2025 - 21:30

Mato Grosso entra em alerta por chuvas intensas e Cuiabá registra estragos com temporal

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (9) um alerta amarelo de perigo para chuvas intensas em todos os municípios de Mato Grosso. O aviso é válido até esta quinta-feira (10) e prevê precipitações entre 20 e 50 milímetros por dia, com rajadas de vento de até 60 km/h.

O Inmet alerta para os riscos associados às tempestades, como queda de energia elétrica, alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores. Embora o alerta abranja todo o território mato-grossense, algumas cidades têm maior probabilidade de serem afetadas com mais intensidade. Entre elas estão:
Temporal em Cuiabá causa destruição Na terça-feira (8), a capital Cuiabá foi duramente atingida por um forte temporal, que provocou diversos estragos e transtornos. Segundo a Defesa Civil, a chuva ultrapassou os 75 milímetros em uma hora, superando a média prevista.

Avenidas alagadas, casas destelhadas e unidades de saúde danificadas foram algumas das consequências. No bairro Santa Marta, imóveis ficaram destelhados e até desabaram. No Jardim Leblon, a força da água invadiu a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e derrubou parte do muro.

O antigo Pronto Socorro de Cuiabá e o Hospital Municipal (HMC) também foram invadidos pela enxurrada. No bairro Jardim das Américas, carros ficaram ilhados e o teto de um shopping foi comprometido, provocando alagamento na praça de alimentação. A região central também foi afetada: a estação Bispo, do transporte coletivo, foi alagada, deixando passageiros presos sem conseguir sair.

Motorista ilhado no meio da avenida

Durante o caos causado pela chuva, o motorista de aplicativo João Márcio Gonçalves de Jesus, de 52 anos, ficou ilhado no topo do próprio carro, no meio da Avenida Manoel José de Arruda, uma das mais afetadas da capital. O veículo, utilizado para trabalho e sem seguro, foi tomado pela água.

“Foi desesperador”, relatou João em entrevista ao g1. “O carro é alugado. Agora eu e minha esposa precisamos de ajuda para arcar com os prejuízos”.

Moradores filmaram o momento em que João, sentado sobre o teto do carro, aguardava o socorro em meio à água que encobria o veículo.

Dicas para se proteger durante tempestades:
  Imprimir