Meus queridos amigos, faltando menos de uma semana para eleição em Cáceres, digo sem medo de errar, que ‘Inês é morta’ para prefeito. A expectativa fica por conta dos futuros vereadores. Quem lê com frequência os portais especializados de política em Mato Grosso e tem acesso a sondagens diárias, sabe o que eu que quero dizer com ‘Inês é morta’. No final de semana, o jornalista Romilson Dourado do RDNEWS mostrou como deve ser a eleição no domingo, 6, nas dez maiores cidades de Mato Grosso.
Vereadores
Ouvi ao menos oito interlocutores políticos de Cáceres, experientes na eleições municipais, e pedi a eles que me ajudassem a fazer uma previa dos favoritos a ocupar as cadeiras na Câmara pelos próximos quatro anos. Isso não significa que os resultados são precisos, mas são indicativos: a pergunta foi. Quem tem chances de se eleger vereador em Cáceres?
(PSB)
Manga Rosa
Valdeníria
Prof. Domingos
Franco Valério
Viviane Bicudo
(Republicanos)
Edmilson Campos Café no Bule
Isaias Bezerra
Celso Silva
João Resende
Alessandra Castilho
Pastor Júnior
Zé Eduardo Torres
Jerônimo Gonçalves
Kcarlos Marques
Rosinei Neves
Gualterney
Cleomir Cantor
(MDB)
Flávio Negação
Marcinho Lacerda
Federação PT/PV e PC do B
Cézare Pastorello
Mazeh Silva
Pedrinho do Sindicato
(PSD)
Marcos Ribeiro
Bia Costa Mariano
Incógnita
Os demais partidos e federações, pelo tamanho da chapas, são impossíveis de prever, mas o Podemos e a Federação PSDB/Cidadania estão fazendo o possível para atingiram o quociente eleitoral de 3 a 3.500 quinhentos votos. Tomara que consigam.
Saia justa
Prestei serviços muitos anos para o Comper em Cuiabá. Fui cliente e amigo de Inácio Pereira, com quem fiz alguns churrascos. Fiquei feliz por ele trazer o Fort, para Cáceres. A prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), foi receber ele no aeroporto para o anuncio dos empregos que serão gerados: 100 na construção e 300 no funcionamento da loja. O ex-prefeito Francis Maris (PL), foi tentar capitalizar no evento e arrumou um problema com os parceiros ricos do grupo Juba, que dominam o comércio do varejo e atacado na região. Ao bajular Inácio, acho que ele perdeu um cliente de comprar touros de raça.
Bananinha
Para mim, não somou a vinda do deputado federal Eduardo Bolsonaro para ajudar nas campanhas dos candidatos a prefeito inspirados no mito pai dele. ‘Bananinha’ bem que tentou, mas acho que a onda Bolsonaro não ajudará, ao menos em Mato Grosso. Para quem não sabe, o ‘bananinha’, é 02 do bozó.
Justiça
Mais uma vez a eleição em Cáceres foi marcada pelo uso excessivo do aparelho jurídico repressor. Eu sofri dez representações e cumpri todas as determinações da Justiça Eleitoral, inclusive para excluir um monte de matérias, incluindo sobre o cochilo no IFMT. Os advogados estão fazendo o trabalho deles, o juiz também, e eu o meu. Como cansei disso, aproveito o ensejo para anunciar que meu ciclo de 20 anos na política de Cáceres chegou ao fim. Abraços e felicidades a todos.