Imprimir

Imprimir Artigo

19/08/2024 - 11:38 | Atualizado em 19/08/2024 - 10:41

Vereador

Em três dias de campanha já deu para ver algumas brigas boas entre os postulantes à Câmara de Vereadores de Cáceres. No MDB, o ex-vereador Marcinho Lacerda e o vereador Flávio Negação não vão economizar para ficar com a única vaga que partido pode fazer. A disputa também será boa no PL entre o vereador Pastor Junior e os ex-vereadores Jeronimo Gonçalves, Walter Zacarquim, Rosinei Neves e José Eduardo Torres. Pelas minhas projeções, o partido deve eleger três vereadores. Essa é a mesma situação do PSB. O duelo por três vagas está sendo travado pelos vereadores Franco Valério, Manga Rosa, Valdeníria Dutra Ferreira e Domingos dos Santos. Outro briga que promete é no União Brasil que deve eleger um vereador pelo meu entendimento. O vereador Rubens Macedo, o ex-vereador Felix Alvares e o ex-secretário Wesley Lopes, são os favoritos. A briga vai ser boa também na Federação Brasil da Esperança que deve eleger apenas um vereador na minha avaliação. Os vereadores Cezare Pastorello e Mazeh Silva, vão ter que ralar para conseguirem superar o suplente Pedrinho do Sindicato e a chapa coletiva liderada por Victor Cruvinel. A disputa também será dura no PP, que deve fazer dois ou até três vereadores, na minha avaliação. Para mim, os favoritos são os ex-vereadores Cabo Pinheiro, Creude Castrillon e os suplentes Pacheco Cabeleireiro, Odenir Nery e Andrelina Magaly. Podem surpreender, Judson Prata, Marcelo Jardim União, Jorge Augusto e Anelise Silva. A disputa vai ser dura também no Republicanos, que deve eleger dois vereadores na mina avalição. Para mim, os favoritos são os vereadores Celso Silva, Isaias Bezerra, o ex-vereador Edmilson Campos, os suplentes Antônio Mamede, João Resende, Jonas Costa e Fonseca da Jaó. O grau de dificuldade aumentou muito porque Celso Silva, Isaias Bezerra e Café no Bule têm ‘patrocinadores’ de peso. Celso tem ajuda do deputado estadual Valmir Moretto, Isaias está sendo apadrinhado pelo ex-deputado   doutor Leonardo e Café do Bule é o candidato dos irmãos Ricardo e Pedro Henry. O PSD  não fará vereador graças a Irajá Lacerda. Queimou o vereador professor Leandro, perdeu candidatos a vereador por priorizar Marcos Ribeiro, e o partido não fará legenda. O mesmo pode acontecer com a federação PSDB/Cidadania.
 
Luluzinha
 
A campanha deste ano já tem um fenômeno em Cáceres. 63 mulheres vão concorrer à Câmara de Vereadores. O PDT e O PSB, lançaram a maior quantidade, sete. Isso alimenta a possiblidade que levantei aqui em edição anterior que poderemos ter três vereadores na Câmara a partir do ano que vem.
 
Legenda
 
Pela minha projetação, a legenda para vereadores Cáceres será de 3.200 votos. Dará direto a uma vaga por sobra, a federação ou partido que fizer 80% da legenda, o que dá em torno de 2.800 votos. Para mim, três vereadores serão eleitos pelas sobras este ano. Um pelo PL, um pelo PSB e um pelo PP.
 
Batendo
 
Uma reportagem veiculada no final de semana pelo Expressão Notícias, deu indícios de como será a estratégia de campanha do ex-prefeito Francis Maris (PL). O texto sobre os recursos alocados pela prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), junto ao governo federal para a universalização do saneamento de Cáceres, no valor de R$ 77 milhões, tenta indiretamente tirar os méritos da atual gestão. Por tabela, ainda colocou o Diretor da Águas do Pantanal, Júlio Parreira, em uma saia justa e, cutucou Irajá Lacerda que tentou pegar carona na ação da prefeitura.
 
Azul
 
A União do bolsonarista Sérgio Arruda (PP) com o petista James Cabral (PT) está longe de ser digerida pela militância dos dois lados. Para agravar ainda mais a situação pelo lado dos lulistas, o marketing da campanha escolheu usar o azul e não o vermelho do PT. E pelo que li, nas propostas de governo não estão as pautas petistas. Como já disse em edições anteriores, os beneficiados com essa união são o ex-prefeito Francis Maris (PL) e a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Eu mesmo tomei conhecimento que candidatos a vereador do PP e do PT estão fazendo campanha para a prefeita. Quem também está super engajada na campanha da prefeita é a ala do PV de Cáceres que tomou um golpe de Irajá Lacerda (PSB). Eles estão revoltados com a Frente Brasil da Esperança que teria apoiado o golpe. Inclusive já tem gente do PT pedindo votos para o 13, para ajudar na eleição de vereador do partido.
 
Mulheres
 
Além de todos os ex-prefeitos, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), está recebendo o apoio das ex-primeiras damas, inclusive Lourdes Martins, Mari Fidelis e Marilia Fontes. Jô Nakahara, Maria Barros, Andrea Carla e Gisele Fontes estão engajadas na campanha. Eu fiquei feliz em ver que apesar delas não estarem na gestão, não perderam o gosto pela política.
 
Inédito
 
A campanha deste ano em Cáceres, tem entre as inovações, um alinhamento político histórico em apoio a uma candidatura de prefeito. O palanque da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), tem o governador Mauro Mendes (UB), o presidente da Assembleia Legislativa, Maxi Russi (PSB) e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmim. Não resta dúvida que são apoios importantes.
 
Coquinho
 
Eu virei um admirador do vice-prefeito de Cáceres, Odenilson Silva (Republicanos). Ele teve um gesto de grandeza e desapego ao poder político ao aceitar ceder a vaga vice ao presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Landim do União Brasil do governador Mauro Mendes. A atitude de Odenilson foi potencializada pela atitude do seu partido em trai-lo ao impor a candidatura de Taisir Karim. Ele também se revoltou porque conviveu quase quatros na gestão ao lado de traidores.
 
PH
 
A entrevista do ex-deputado Pedro Henry ao podcast de Thomas Canellas mexeu no meio político em Cáceres na semana do início da campanha. Gostando ou não dele, PH só reafirmou o que escrevo aqui há tempos. Francis e Vicente são mais do mesmo e a união do bolsonarista Sergio Arruda com James Cabral, foi um tiro no pé, que pode contribuir diretamente para a reeleição da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). 
Imprimir