Imprimir

Imprimir Artigo

24/06/2024 - 14:30 | Atualizado em 24/06/2024 - 15:26

​Afunilando

Prejudicado por conta da enxurrada de pré-candidaturas a prefeito de Cáceres, o bilionário empresário Francis Maris (PL) caminha a passos largos para recuar para não ser derrotado pela sua ex-vice Eliene Liberato Dias (PSB). Uma fonte próxima a ele, disse a Coluna que até as convenções, Francis irá focar na tentativa de forma uma parceria com Vicente Palmiro (MDB). No entendimento dele, os dois representam a legitima direita em Cáceres, por isso Francis quer fazer um pacto para que ambos caminhem juntos. Lógico que Francis quer que Vicente seja seu vice, mas acho que ele poderia arriscar e inverter. Colocar o menino sem passado político e cacerense legitimo como cabeça de chapa e apoia-lo. Seria uma saída honrosa e manteria o patrimônio político de Francis. Se teimar e perder para a ex-vice, esse patrimônio político evapora. Não custa lembrar, que eu alertei aqui que Francis seria o maior perdedor com a enxurrada de candidatos. Todas as pesquisas de consumo interno confirmam isso.
 
De cima para baixo
 
Boa parte dos leitores aqui da Coluna não dão credito a algumas das previsões que faço, mas não ligo, até porque tenho acertado mais que errado nestes 20 anos. No final de semana o assunto dos bastidores foi a determinação do presidente do PSD de Mato Grosso, senador Carlos Favaro para que o partido se alie aos candidatos da Federação Brasil da Esperança formada pelo PT, PC do B e PV. Resumindo. Professor Leandro dos Santos (PSD), tem três opções. Virar vice de James Cabral (PT), sair candidato a reeleição ou deixar a vida pública. Como disse aqui em edição anterior. Leandro só será candidato a prefeito de Cáceres nesta eleição quando ‘galinha criar dente’.
 
PP
 
O pré-candidato a prefeito de Cáceres, pelo PP, Sergio Arruda está prestes a experimentar do próprio veneno. A Coluna apurou que o pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Ludio Cabral está de malas prontas para ir a Brasília para pedir ao presidente Lula que os partidos que estão na base do seu governo apoiem a sua candidatura em Cuiabá. O primeiro alvo é a Federação formada pelo PSDB e Cidadania. Se isso acontecer, o ‘Botox’, vai disputar apenas com a galera que irá fazer dele uma ‘barriga de aluguel’ para chegar a Câmara de Vereadores. Se Ludio conseguir que o presidente intervenha, O PSDB e o Cidadania de Cáceres, assim como o PSD, podem transformar James Cabral no principal adversário da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Se isso acontecer, o jogo sobe de nível.
 
Cara de pau
 
Eu não sei até quando o ‘cara de pau do ano’ vai continuar insistindo em tomar na cara politicamente. Tomou um cacete da mídia nacional e estadual que descobriu que ele estava usando os ministros Waldez Góes, Simone Tebet e Carlos Favaro para se promover politicamente em Cáceres. Mas a parte cômica desse episódio bisonho foi protagonizado pelos ‘baba ovo’ remunerados pelo ‘bebezão’. Liderados pelos ‘Melosos e pelos Boca de Sapo’, um grupo tentou entrar na área restrita do aeroporto de Cáceres com faixas enaltecendo Irajá Lacerda. Foram barrados pelo Polícia Federal que fazia a segurança dos ministros de Estado.
 
Francis
 
Na semana passada citei aqui que o ex-prefeito Francis Maris (PL), que não aceita conselho de ninguém, nem de marqueteiro, está atirando a esmo na sua pré-campanha. Pois bem. Na semana que passou tentou tirar proveito político do Dia do Autista, e tomou um cacete homérico. Ele esqueceu que durante seu mandato vetou a criação do Dia do Autista. Tomou pau das famílias e de boa parte da população nas redes sociais onde foi chamado de mentiroso. Aliás, o povo já o batizou de ‘semente’, porque ele tem se mostrado um mentiroso contumaz.
 
Piscinão
 
Por determinação da prefeita de Cáceres Eliene Liberato Dias (PSB), uma empreiteira de Salto Céu está prestes a concluir a terraplanagem do terreno onde serão construídas 50 casas, destinadas a mães de família solteiras, portadores de necessidade especiais e idosos atendidos pelos programas sociais do município. A prefeita queimou a língua da oposição liderada pelos vereadores Marcos Ribeiro e professor Leandro dos Santos (PSD), e transformou um local batizado ironicamente de piscinão em um aárea imobiliária com explosão de valorização. Ninguém compra mais um terreno barato próximo do futuro residencial. E a coisa tende a ficar melhor ainda com o prolongamento do asfalto da Avenida Getúlio Vargas que chegará em breve até o Carangueijão e dará origem a um novo acesso ao centro da cidade.
 
À moda antiga
 
Eu sou da comunicação mas nunca quis concorrer a um cargo público. Vou explicar porque. É comum, mas não frequente que colegas conquistem mandatos políticos por conta da sua popularidade mas, nos dias atuais não basta ser famoso para atingir a meta. Meu colega de infância, escola e comunicação Edmilson Campos (Republicanos) é um bom exemplo, inclusive admitiu isso recentemente em um pod cast. Mas o ‘café no bule’, teve a humildade de me perguntar no Festival de Pesca passado o que eu sugeriria fazer na pré-campanha e campanha. Disse a ele. ‘Vai andar na cidade. Falar com seus amigos, familiares e eleitores que você quer voltar a ser vereador’. Pelo que tenho visto ele seguiu o conselho.
 
Para relaxar
 
O jornal A Gazeta vai soltar uma matéria nos próximos dias com apelidos e nomes curiosos de candidatos na eleição deste ano em algumas cidades de Mato Grosso. Eu vou me antecipar e colocar os apelidos de todos os pré-candidatos a prefeitos de Cáceres. ‘Amiga Veia, Véio da Lancha, Botox, Casca de Bala, Cabral, Pincher e Turco’. Imprimir