22/04/2024 - 13:23 | Atualizado em 22/04/2024 - 17:50
Postura
Frequentemente o vereador Franco Valério (PSB), tem concedido moções a intelectuais, ativistas culturais, cantores, músicos, grupos artísticos e a comunicadores de Cáceres, em reconhecimento a atuação na cidade. Produtor cultural, bacharel em Direito e comunicador, Franco sabe como ninguém como é difícil sobreviver em Cáceres, particularmente como comunicador. Eu peço permissão a vocês para agradecer a moção de aplausos concedida a mim, pelo pioneirismo no jornalismo online. Estendo o agradecimento aos demais vereadores que aprovaram a comenda por unanimidade. Agradeço de forma especial ao vereador Rubens Macedo (União Brasil), com quem sempre tive uma boa relação e, que não será abalada por qualquer coisa. Tomei conhecimento pelo ‘Bocadesaponews’ que Rubens, certamente a mando do “Rei da Coxinha’, quer aprovar uma Moção de Repudio contra mim por conta da minha última Coluna onde disse que o ex-prefeito Francis Maris (PL), que está deputado e que tem jogado seu mandato de suplente no lixo ao promover entrega de moções a gente que não merece, e a golpistas. O Supremo Tribunal Federal está condenando um monte de lunático que não aceitaram o resultado da última eleição presidencial. Mandou prender três doentes em Cáceres, que assim como o padre Geraldo, tomavam café, almoçavam e jantavam na porta do Quartel do Exército para pressionar os militares a dar um golpe de Estado. Dos homenageados de Francis com a Comenda Dante Oliveira, não tem um que não esteve na porta do Quartel. A impressão que tenho é que ao se submeter aos desejos de Francis, Rubens esteja acendendo velas para dois santos. Deve estar querendo gasolina e cabos de eleitorais de Francis e Eliene.
Elas
As mulheres têm aumentado consideravelmente sua participação na política. Ainda não é paritária, mas está no caminho. Na eleição deste ano poderemos ter várias mulheres nas chapas majoritárias. Professora Luciene como vice de James Cabral (PT), Débora Pacheco (PSDB), como vice de Sérgio Arruda e Bianca Jorge da Cunha ou Ivone da Casa São Paulo como vice de Francis Maris (PL).
Avisei
Quando falei que professor Leandro dos Santos (PSD), só seria candidato a prefeito na eleição deste ano em Cáceres, quando galinha criar dente, eu não estava brincando não. O grupo político onde ele está corre o sério risco de não eleger vereadores. A prova disso foi o lançamento da pré-candidatura a vereador do ‘garçom de presos’. Sob coordenação do melhor marqueteiro mundo, ‘Boca de sapo’, o lançamento da pré-candidatura do ‘meloso’ foi um sucesso, kkkkkk. O fato é que a chapa de vereadores do PSD é fraquíssima e Leandro precisa ir a reeleição para tentar ajudar a salvar o mandato dele e de Marcos Ribeiro (PSD).
Landim
O presidente da Câmara de Vereadores de Cáceres, Luiz Landim (UB), deve se afastar mais uma vez para dar oportunidade a um suplente. Desta vez seria por três meses. Deve assumir mais uma vez, Toniquinho do DNER. Eu só não entendi porque ele não dá uma oportunidade para a suplente Fabiana Torquato. Com a saída Landim, Pastor Junior (PL) assumirá a presidência. Resta saber se ele não vai usar o cargo para tentar prejudicar a gestão que apoiou o mandato todo para ajudar o ex-prefeito Francis Maris (PL), que será seu candidato a prefeito. Vamos ficar de olho. Há quem diga que Landim está arquitetando uma manobra política para virar candidato a vice da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Eu não duvido.
Pré-campanha
As minhas críticas em relação a lentidão das pré-candidaturas a prefeito dos médicos Sergio Arruda (PP) e Vicente Palmiro (PP), parece que surtiram efeito. Sérgio andou mais que formiga de lenha na semana passada. Vicente também saiu do consultório e até já deu entrevista ao colega Luizmar Fachini na Rádio Difusora FM. Ele não foi bem na avaliação de alguns interlocutores políticos que colaboram com a Coluna. Se mostrou nervoso, gaguejou e ficou rodando em círculos diversas vezes, demonstrando que não tem ideia de nada. Deixou uma dúvida no ar ao não responder se levara a candidatura até o fim. Marcinho Lacerda precisa colar nele senão vai ficar na lanterna para a vergonha da família Palmiro.
Cacete
O ‘cara de pau do ano’, segue apanhando na mídia. Foi capa até da revista Veja. Eu já tinha ouvido falar da vida profissional e do caráter do ‘bebezão’, mas foi a primeira vez que ele chamou a atenção da mídia nacional. Não será surpresa se em breve estourar algo que vai espirrar até no presidente Lula.
Oposição
Tenho visto uns vídeos do meu irmão de fé, vereador Marcos Ribeiro (PSD). Ele está usando uma estratégia ultrapassada para tentara se reeleger. Bater na gestão, só serve para candidato a prefeito, ainda assim, o eleitor não gosta disso. Ele quer ver propostas e soluções para os problemas da cidade. No caso do vereador que vai a reeleição, ele tem que mostrar para o eleitor que ele cumpriu todas as promessas da campanha anterior. O Marquinho precisa dizer o que fez em favor do povo neste quase quatro anos.
Incoerente
O ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PL), apresentou recentemente na Assembleia Legislativa, uma Lei que combate Violência Política contra Mulheres. Eu nunca vi tamanha incoerência. Ele praticou assedio político contra a vice-prefeita Eliene Liberado Dia (PSDB, durante oitos anos. Não confiava nela. Viajava e nomeava outra pessoa para responder pela prefeitura. Sem contar a arrogância e a falta de educação. A prefeita já falou sobre isso publicamente no programa eleitoral passado.
Exibicionismo
Em uma ocasião eu falei aqui e o vereador Cezare Pastorello (PT) na Câmara que a Usina Solar da prefeitura de Cáceres foi instalada em local impróprio apenas para o deleite político do ex-prefeito Francis Maris (PL) metido a gestor empresarial. Pois bem, hoje as placas não produzem o que é preciso pois ficam boa parte do dia na sombra. Se não bastasse isso, agora precisarão ser removias para obras de ampliação da UPA. Vender carro, moto e gado, não é o mesmo que ser gestor público. Esteve no ramo errado.