A ação política da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB) e do ex-deputado doutor Leonardo (Republicanos), na semana passada, assustou a oposição de tal maneira que foi percebida até por analistas políticos de grandes veículos de comunicação do Estado. O jornalista Romilson Dourado, por exemplo, em sua Coluna no RDNEWS afirmou que o maior pacote de obras de asfalto da história da cidade, marca a formação de uma forte aliança para a disputa da prefeitura em outubro deste ano. Na verdade, Romilson se deu conta de algo que venho repetindo neste espaço há tempos. A união de Eliene e Leonardo, torna o projeto de reeleição da atual gestão favorito para continuar administrando a cidade. Essa aliança também fortalecerá o Republicanos do deputado Valmir Moretto que poderá governar Cáceres com a eventual candidatura da prefeita Eliene Liberato Dias a deputada estadual em 2026. Moretto sabe que a região tem votos o suficiente para eleger ele e Eliene.
Reação
O programa de asfaltamento que aumentou em muito as chances de reeleição da prefeita Eliene, despertou a oposição. O ex-prefeito Francis Maris (PSDB), inclusive está disposto a perder a suplência de deputado estadual e a presidência da executiva do partido em Cáceres, para ir para o PL dos bolsonaristas, com grana. Isso, depois de dizer em uma entrevista, após a eleição presidencial, que não se considerava bolsonarista. O oportunismo de Francis, serviu para tirar do buraco outro Bolsonarista. O médico Vicente Palmiro que tentou entrar no PL de cima para baixo mas que acabou sendo atropelado por Francis.
4ª Via
Na condição de quarta via da política de Cáceres, Vicentinho ‘da Rodoviária’, virou alvo de um grupo que sonha com cadeiras na Câmara de Vereadores. O MDB de Marcinho Lacerda abriu as portas para o filho de Vicentão caso ele realmente tenha coragem de gastar dois milhões de reais na campanha de prefeito. Quem também pode ir para o MDB em apoio a Vicentinho, é o vereador Flavio Negação (UB) e o ex-vereador Félix Alvares.
Vereadores
A grande expectativa para eleição de vereadores em outubro deste ano é para o posicionamento dos chamados vereadores conservadores de Cáceres que surfaram na onda bolsonarista na última eleição presidencial. Vão apoiar Francis ou Vicente Palmiro, ou vão preferir apoiar a reeleição da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB)? Em março nos vamos saber com quem vai Rubens Macedo, Pastor Júnior, Isaias Bezerra, Flavio Negação, Valdeníria Dutra Ferreira, Lacerda do AKI, Jerônimo Gonçalves e Celso Silva.
Desespero
Tenho visto o assédio do ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), a pessoas com potencial para serem candidatos a vereador. Sem grupo, sem articulação política, ele usa da condição de empresário milionário para tentar montar uma chapa de vereador para sustentar a candidatura de prefeito. Fonte próxima a ele, confirmou que ele quer como candidatos a vereador, o empresário Ricardo Castella, o moto taxista Emanoel Santinho e o ex-vereador Jose Eduardo Torres, entre outros.
Super Federação
As articulações municipais ainda podem passar por uma repaginada, caso se concretize a formação da super federação, PP-Republicanos-União Brasil, que já valerá para as eleições municipais deste ano. O vereador Flávio Negação (UB), que hoje faz campanha aberta pela candidatura de Vicente Palmiro, poderá ter que rezar na cartilha do PSB, com quem a super federação, que será liderada pelo Republicanos, vai se coligar. A manutenção da posição de vice na chapa de Eliene é quase certa para o Republicanos. Resta saber quem será.
Brasil do Futuro
Já a outra federação de Cáceres, formada pelo PT-PCdoB-PV pode se ver obrigada a lançar a candidatura própria, uma vez que é inviável fazer uma campanha ao lado de candidatos da federação PP-REP-UB. Com o PL, nem se discute. E todos sabemos que não tem como fazer uma campanha para vereadores sem estar numa campanha majoritária. Quem vai ficar mais feliz com a candidatura do PT será quem não vota no PT, o Francis, já que todos os votos da federação serão votos tirados da Eliene, e não dele. O PT de Cáceres está com esse peso na mão. Não tem força para ganhar, mas tem força para dar a prefeitura para o PL.
Reação
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), adotou uma estratégia muito interessante contra a ‘oposição nutella’. Está responde pública e judicialmente a ataques políticos que devem se intensificar com a proximidade da eleição. Conseguiu uma liminar na justiça para barrar os ataques políticos de uma ‘associação’ sem legitimidade e publicou um vídeo acusando três vereadores de requentar uma denúncia de irregularidades no FIPE que já havia sido feita no ano passado e que foi arquivada por falta de provas. Pelo jeito, daqui para frente será, bateu, levou.