Imprimir

Imprimir Artigo

18/11/2023 - 08:44

Projeto #Bora Votar incentiva jovens ao alistamento eleitoral estará na Escola Mario Motta em Cáceres

Em uma iniciativa promissora, a 6ª zona eleitoral de Cáceres está realizando o projeto "Semana do Jovem Eleitor #BoraVotar, com o objetivo de estimular o alistamento eleitoral entre os jovens. Este projeto inovador adota uma abordagem proativa, indo diretamente às escolas para informar, conscientizar e motivar os estudantes a exercerem seu papel fundamental na democracia. 

Representantes da zona eleitoral estão percorrendo instituições de ensino, levando informações sobre a importância do alistamento e os impactos positivos da participação cívica. O projeto não apenas enfatiza o direito ao voto, mas também esclarece o processo eleitoral, desmistificando eventuais dúvidas que os jovens possam ter. 

O #Bora Votar busca quebrar barreiras e criar um ambiente propício para que os jovens se envolvam ativamente no processo democrático desde cedo. Além disso, destaca a relevância do voto como instrumento de transformação e expressão das vontades da sociedade. 

O envolvimento direto com os estudantes nas escolas tem se mostrado eficaz, proporcionando um espaço aberto para diálogos e esclarecimentos. Os jovens têm a oportunidade de compreender a importância de sua participação nas decisões que moldam o futuro do país. 

A primeira escola visitada foi a Onze de Março, onde os alunos receberam palestras nos dias 6 e 8 de novembro, com atendimento realizado de 7 a 10. Na próxima semana (21 a 24) será a vez da Escola Estadual Senador Mário Motta e em dezembro, no período de 4 a 8, o mesmo trabalho acontece no Frei Ambrósio.  
Além da palestra é ofertado serviços de alistamento, regularização de pendências com a Justiça Eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, entre outros serviços. 

 Para o juiz da 6ª Zona Eleitoral, José Eduardo Mariano, essa iniciativa é uma maneira de envolver os jovens na política e fortalecer a democracia brasileira. “A participação ativa dos jovens no processo eleitoral é inestimável e fundamental para o desenvolvimento do país, e projetos como este desempenham um papel crucial nesse processo. Queremos levar esses jovens à reflexão e ao reconhecimento como seres políticos, conscientizando-os quanto à importância do voto no desempenho da cidadania e na conservação da democracia”, destacou o magistrado.  

O #Bora Votar que integra ao Programa Voto Consciente, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral, não apenas incentiva o alistamento eleitoral, mas também promove uma cultura cívica ativa, cultivando cidadãos conscientes e engajados desde cedo. Essa abordagem inovadora com certeza demonstra o compromisso em formar uma sociedade participativa e democrática.  Imprimir