Imprimir

Imprimir Artigo

28/08/2023 - 13:11 | Atualizado em 28/08/2023 - 16:02

Engrenagem

Outro dia compartilhei um vídeo de uma reportagem policial do nordeste onde um preso demonstrou uma inteligência incomum para a ‘categoria’. Com várias passagens por furtos e roubos, um homem de cerca de 40 anos disse ao repórter que não se arrepende dos crimes que cometeu e que continuará cometendo. Ele surpreendeu ao dizer que se ele não roubar, não haverá emprego para os policiais, advogados, promotores, juízes e para as equipes de reportagem. ‘Se eu parar, o sistema quebra’, disse. Assim que terminou a matéria, marcante, comecei a pensar no meu papel como articulista político. Assim como o ladrão, acho que seu parar vou desempregar um monte de ‘malas da política’ de Cáceres. Se não sou eu, a facção estava somente com o Auxílio e o Bolsa Família. Eu também dou emprego na prefeitura, câmara e demais órgãos públicos na cidade. Também gero renda para advogados, promotores, juízes e para demais serventuários da justiça. Também posso dizer que ajudo muita gente a ter sua primeira teta no serviço público. Então, como disse o preso, se eu não fizer a minha parte, a engrenagem não funciona e os malandros não comem. Outro dia um ricaço bolsominion propôs comprar o Jornal Oeste para ajudar o ‘pica galáxia’. Coloquei preço e a coisa não prosperou porque exigiram que eu continue fazendo a Coluna, mas para ajudar o ‘the best’ a voltar para a prefeitura. Por falar em comprar, ao menos mais quatro pessoas me procuraram para comprar o Jornal Oeste com a mesma finalidade. A diferença que estes não tinham bala na agulha. Minha sugestão. Montem um Jornal e ralem vinte anos, para chegar até onde nós chegamos. Há, arrumem um jornalista profissional.
 
Companheiro
 
James Cabral (PT), está no caminho para ser a via alternativa para a disputa da prefeitura de Cáceres no ano que vem. Do partido do presidente da república, foi para a disputa passada e se saiu muito bem. Por poucos votos, não bateu Paulo Donizete, candidato do ex-prefeito Francis da Orla (PSDB). Dentre as várias qualidades, James é companheiro e jamais vai governar com gente sem caráter. Afinal, que anda com este tipo, não é muito diferente.
 
Eleição 2024 
 
Para quem não se lembra, a atual prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), venceu ao se aliar a doze partidos. Fizeram parte da coligação De Mãos Dadas Com Você, REPUBLICANOS, PP, PDT, MDB, PSL, PODE, CIDADANIA, AVANTE, PROS, PSB, PV, PSD e SOLIDARIEDADE. Passada a eleição, ajudam a governar, apenas, o PDT, PV, Cidadania e Republicanos. Eu sempre falei para a prefeita e para pessoas próximas, que ao escolher governar com os ‘amigos’, ela foi injusta politicamente com a maioria dos aliados. Sempre defendi que o PROS e O MDB tivessem um espaço proporcional ao que representam. Se a prefeita fosse a reeleição hoje só teria o apoio de no máximo seis legendas. Ano que vem, bota os amiguinhos para serem candidatos e pedirem votos no Empa. Kkkkkk
 
Está acontecendo
 
Nos últimos meses assisti a prefeita de Cáceres Eliene Liberato Dias (PSB), criar uma musculatura política que a credencia a uma reeleição, mas alertei a vários interlocutores simpáticos a gestão, que ela só perderia a eleição para ela mesma. Os sucessivos erros do seu primeiro escalão provam que eu não estava errado. Está tomando pau por conta da falta de habilidade política em dialogar com os guardas antes de cortar adicionais. Amanheceu apanhando com falhas na organização das provas de corrida e ciclismo da Festa de São Luiz. Está tomando pauladas porque não tomou a decisão política de preparar o anel viário, mesmo sem pavimentação, para tirar o transito pesado do centro da cidade. Coisas simples, que acumuladas, vão reduzindo a capacidade de ganhar de novo e faz os adversários se animarem. A hora de mexer é agora.
 
Fera
 
O ex-deputado federal Pedro Henry, segue sendo o político mais inteligente da história recente de Cáceres. Fez duas jogadas de mestre recentemente e está voltando por cima a cidade. Articulou para uma empresa do sul do País, ocupar o antigo hospital Santa Lucia para atender convênios como da Unimed de Cáceres e região. Eu fiz questão de elogiar sua jogada. Como fez no passado, está aproveitando o vácuo político.
 
Desespero
 
A medida que se aproxima a eleição de 2024, o desespero dos ‘queimados da política de Cáceres’, aumenta. Sujos com Doutor Leonardo (Republicanos), Francis da Orla (PSDB) e com a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), tentam a todo custo achar um otário para mamar até a eleição do ano que vem. Já tentaram com o ‘cara de pau do ano’, Sergio Arruda e agora estão tentando usar o nome do médico Vicente Palmiro, médico fazendeiro rico. O golpe taí, cai quem quer.

Justiça do homem

Minha falecida avó sempre dizia em sua sabedoria pantaneira. 'Meu filho, o ajustador de contas é aqui mesmo'. Pois não é que a 'carrasca' do ex-prefeito Francis da Orla (PSDB), já está pagando o que fez com dezenas de colegas. A justiça simplesmente mandou a prefeitura exonerá-la. E ouvi tantas histórias desta mulher que se dizia evangélica, justa e de bom coração. Dá boca para fora é fácil, né não.
 
Notícia do ano
 
O vice-ministro da Agricultura, o bebezão, deve assumir o Ministério da Agricultura em lugar de Carlos Fávaro (PSD). Até eu vou na posse. Quem também deve assumir como deputado federal é doutor Leonardo (Republicanos). Tô brincando. Era só para alegrar o dia ‘dos malas da política’.
Imprimir