02/10/2026 - 08:25
Trio pega mais de 68 anos de prisão por execução de advogado em Cuiabá
Executor, intermediador e homem apontado como financiador do assassinato foram condenados após três dias de julgamento em Cuiabá
Por Redação do Jornal Oeste
O Tribunal do Júri condenou três acusados pelo assassinato do advogado Roberto Zampieri, morto com dez tiros em dezembro de 2023, em Cuiabá. As penas aplicadas a Antônio Gomes da Silva, Hedilerson Fialho Martins Barbosa e Etevaldo Luiz Caçadini de Vargas somam mais de 68 anos de prisão. O julgamento terminou na noite desta quinta-feira (1º), após três dias de trabalhos.
Antônio, apontado como executor e que confessou o crime durante o julgamento, recebeu pena de 21 anos, 10 meses e 15 dias de reclusão. Caçadini, apontado pelo Ministério Público como financiador, recebeu a mesma pena. Já Hedilerson, acusado de intermediar o assassinato, foi condenado a 25 anos de prisão. Os três foram condenados por homicídio qualificado, com reconhecimento de motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima e emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido. Eles podem recorrer da decisão.
O advogado Roberto Zampieri, de 57 anos, foi assassinado na noite de 5 de dezembro de 2023, quando deixava seu escritório no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá. Após o assassinato, seu celular foi apreendido durante as investigações e acabou revelando mensagens que levantaram suspeitas sobre um esquema de venda de decisões judiciais. O material deu origem a novas apurações, que resultaram no afastamento de magistrados de Mato Grosso e em desdobramentos da Operação Sisamnes, da Polícia Federal.