A Associação de Surdos de Cuiabá conquistou o terceiro lugar na Copa Brasil de Futsal de Surdos, realizada entre os dias 5 e 7 de setembro, em Vitória, no Espírito Santo. O resultado é inédito para a equipe cuiabana e colocou Mato Grosso no pódio da competição nacional.
A participação dos atletas contou com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio de recursos destinados por emendas parlamentares dos vereadores Ranalli e Sargento Joelson. A iniciativa também reforça as ações voltadas à inclusão e ao incentivo à participação de pessoas com deficiência no esporte.
O secretário-adjunto de Inclusão, Andrico Xavier, acompanhou a equipe durante a competição em Vitória e comemorou o resultado histórico.
“Estou muito feliz por termos conseguido o terceiro lugar. É a primeira vez na história que conquistamos esse resultado. Vim acompanhar de perto a equipe de Cuiabá e agradeço o apoio dos vereadores que destinaram emendas e que têm apoiado as pessoas com deficiência do município”, afirmou.
Segundo Andrico, o esporte tem papel importante na promoção da inclusão e na criação de oportunidades para pessoas com deficiência. Ele destacou que a Secretaria de Inclusão busca ampliar a participação desse público em diferentes áreas da sociedade, incluindo o esporte de alto rendimento.
“Inclusão também é criar oportunidades, garantir acesso ao esporte e apoiar nossos atletas para que possam representar Cuiabá e Mato Grosso em todo o Brasil”, destacou o secretário-adjunto.
Andrico também agradeceu o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e da primeira-dama Samantha Iris, madrinha da inclusão.
Na classificação final da categoria adulta de futsal para surdos, a Associação de Surdos de Uberlândia ficou com o título, enquanto a Associação de Surdos de Londrina terminou na segunda colocação.