Notícias / Cultura

29/08/2026 - 16:00

Filme de MT, ‘Cinco Tipos de Medo’ entra na corrida por vaga no Oscar 2027

O longa de Bruno Bini está entre os 15 filmes que disputam a indicação brasileira à categoria de Melhor Filme Internacional

Por Célia Nobre - RD News

RD News

 (Crédito: RD News)
O longa-metragem “Cinco Tipos de Medo”, dirigido pelo mato-grossense Bruno Bini, entrou na disputa para representar o Brasil no Oscar 2027. A produção está entre os 15 filmes inscritos no processo de seleção da Academia Brasileira de Cinema para escolher o candidato brasileiro à categoria de Melhor Filme Internacional.

A lista reúne produções de diferentes regiões do país. A primeira etapa da seleção ocorre em 9 de setembro, quando a comissão responsável escolherá seis títulos para uma pré-lista. Já em 16 de setembro, será definido o filme que representará oficialmente o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar.

A entrada na corrida internacional ocorre após “Cinco Tipos de Medo” se destacar no circuito nacional. Em 2025, o longa foi o grande
vencedor do 53º Festival de Cinema de Gramado, de onde saiu com quatro Kikitos: Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Montagem e Melhor Ator Coadjuvante, prêmio entregue a Xamã.

Dirigido e roteirizado por Bruno Bini, o filme é inspirado em histórias reais e acompanha personagens cujas trajetórias se cruzam em meio ao luto, à violência, a relacionamentos abusivos e à vingança.

Na trama, Murilo (João Vitor Silva) é um jovem músico em luto que se envolve com Marlene (Bella Campos), enfermeira presa a um relacionamento abusivo com um traficante violento. As histórias dos dois se conectam às de Luciana, uma policial movida pelo desejo de vingança, e Ivan, um advogado com segundas intenções.

Além de Bella Campos, Xamã e João Vitor Silva, o elenco conta com Bárbara Colen e Rui Ricardo Diaz.
A produção é assinada pela Plano B Filmes, de Mato Grosso, e pela Druzina Content, do Rio Grande do Sul. A obra também conta com coprodução da Quanta e Ashè. 

 
 
O filme já pode ser assistido nas plataformas de streaming Globoplay, Prime Video e operadoras.
Agora, “Cinco Tipos de Medo” precisa avançar em duas etapas para se tornar o representante brasileiro: primeiro, ficar entre os seis pré-selecionados em setembro e, depois, ser escolhido pela comissão como o título enviado pelo Brasil à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

A escolha brasileira, porém, não significa uma indicação automática ao Oscar. O filme selecionado pelo país passa a disputar, com representantes de outras nações, uma das vagas da categoria de Melhor Filme Internacional.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet