O Governo Federal autorizou o avanço da análise de três pedidos de pesquisa mineral em Cáceres, no oeste de Mato Grosso. As áreas totalizam 4.221 hectares e contemplam a busca por ouro e mármore. Os requerimentos beneficiam a empresa J.M.A Comércio de Mármores.
A medida foi concedida pelo Conselho de Defesa Nacional por se tratar de áreas localizadas na faixa de fronteira. O assentimento prévio não autoriza a mineração, mas permite que a Agência Nacional de Mineração dê continuidade à avaliação técnica dos pedidos de pesquisa.
Cáceres já figura entre os principais polos minerários de Mato Grosso, ao lado de Pontes e Lacerda. A região tem recebido atenção de órgãos ambientais devido ao avanço da exploração mineral, especialmente em áreas próximas a territórios indígenas e zonas afetadas pelo garimpo ilegal.