18/06/2026 - 18:11
Mato Grosso lidera crescimento no abate de bovinos no Brasil
Estado registrou o maior aumento do país no primeiro trimestre de 2026 e mantém liderança nacional na pecuária
Por A redação do Jornal Oeste
Mato Grosso foi o estado que mais ampliou o abate de bovinos no Brasil no primeiro trimestre de 2026. Segundo dados do IBGE, foram abatidas 135,1 mil cabeças a mais em comparação com o mesmo período de 2025, representando um crescimento de 8,1%.
O desempenho mato-grossense impulsionou o avanço da atividade pecuária nacional, que registrou aumento de 326,2 mil cabeças abatidas no período. O crescimento ocorreu em 21 das 27 unidades da federação, com destaque também para São Paulo, Pará, Rio Grande do Sul e Bahia.
Além de liderar o crescimento, Mato Grosso manteve a posição de maior produtor do país, respondendo por 17,5% de todo o abate bovino nacional. Para a Sedec, os números reforçam a força, a competitividade e a importância estratégica da pecuária estadual para os mercados interno e externo.