Notícias / Mulher

06/12/2025 - 12:50

“Inteiras Para Liderar” reúne mais de 3 mil mulheres e destaca empreendedorismo feminino em MT

Programação do evento, realizado pelo Sebrae/MT, contou com feiras e palestrantes de renome nacional; caravanas de 34 cidades participaram do encontro

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

Nesta terceira edição do evento foi ampliado o número de participantes e das caravanas vindas de várias cidades de Mato Grosso

Nesta terceira edição do evento foi ampliado o número de participantes e das caravanas vindas de várias cidades de Mato Grosso

Mais de 3,4 mil mulheres participaram, nesta quinta-feira (04.12), do evento “Inteiras Para Liderar”, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). A iniciativa tem o intuito de valorizar e impulsionar o empreendedorismo feminino em todo o estado. O encontro foi realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Além de Capital e Várzea Grande, mulheres de 34 cidades de diferentes regiões do estado estiveram presentes na programação, que incluiu cinco atrações de renome nacional, sendo eles – a atriz Giovanna Antonelli, a psicóloga Bianca Solléro, atriz e empresária Monique Curi, escritora Branca Barão e o cantor Léo Chaves. Os temas debatidos englobaram a temática de comunicação, propósito e autoconhecimento.
 
Diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, durante a abertura do “Inteiras Para Liderar”
A diretora-Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, ressalta que o evento voltado para as mulheres tem o propósito de apoiar, incentivar e colocar todos os meios de atuação da instituição promover conhecimento e habilidades para o público feminino, de forma que estas profissionais tenham capacidade de se posicionar perante a vida.

“Vejo esse ambiente cheio de mulheres e sinto uma emoção tamanha. Porque nós estamos aqui no puro propósito da nossa instituição em promover o desenvolvimento das pessoas, seja por meio de uma informação ou de relacionamento. Este encontro oportuniza reflexões e eu tenho certeza que as mulheres que aqui vieram, elas não serão as mesmas depois que retornarem aos seus lares”, enfatiza.

No período de janeiro até 3 de dezembro, o Sebrae/MT realizou mais de 122 mil atendimentos para o público feminino, que gerou 392.356 atendimentos a essas mulheres. Segundo explicação da diretora do Sebrae/MT, os registros do total de mulheres que buscaram atendimento são medidos pelo número do CPF ou CNPJ. “Contudo, muitas vezes, essas mulheres buscam mais de um serviço”, comenta.

Encorajamento

Uma das participantes, Marcela de Jesus, 35 anos, reuniu mais cinco amigas e veio de Diamantino para participar do encontro. Dona de uma loja online de moda fitness, a jovem disse que a vida de empreendedora tem muitos desafios, principalmente para as mulheres que precisa conciliar o trabalho com os deveres de casa e a maternidade.
“Hoje eu senti uma dose a mais de encorajamento. Tenho alguns setores da vida em que sou insegura, mas vi que essas dores não são só minhas. Nós, mulheres, precisamos nos unir mais, porque no dia a dia a gente se critica demais umas as outras. Aqui, senti um cenário diferente. Estamos unidas por um único propósito”, enfatiza.

Já a empreendedora de Cuiabá, Whine Cardoso de Oliveira Alencar, 35 anos, disse que é a primeira vez que participa do encontro e avalia como excelente o conteúdo abordado. “Sou empreendedora há oito anos na área da beleza e saio daqui com bastante aprendizado. Foi tudo muito bom”, frisa. Além da programação de palestras, as participantes puderam conhecer produtos de empreendedoras locais na área da gastronomia, bijuteria, artesanato, perfumaria, bebidas, dentre outros.

Vinda de Santa Rita do Trivelato, região norte do estado, Rosineia Nunes Almeida Rezende, de 50 anos, elogiou a inciativa. “Agradeço a oportunidade de participar deste evento maravilhoso e com grandes conhecimentos. Há 13 anos empreendo na área de estética na minha cidade e eventos assim nos ajudam no dia a dia da nossa atuação”, revela.

Feira de expositoras
O evento contou com 30 expositoras de diversos segmentos, entre eles: moda, beleza, gastronomia, serviços e agricultura familiar. Durante as oito horas de programação, foram comercializados cerca de R$ 70 mil em produtos, segundo levantamento do Sebrae/MT.

Caravanas
Os municípios polo que tiveram caravanas são: Araputanga, Nova Lacerda, Cláudia, Sinop, Ipiranga do Norte, Sorriso, Rondonópolis, Primavera do Leste, Rondonópolis, Alta Floresta, Barra do Garças, Tangará da Serra, Confresa, Juína, Coqueiral, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Nobres e Campo Novo do Parecis.
 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet