Notícias / Política

05/11/2025 - 11:37

TRE-MT realiza mutirão em Salto do Céu e Rio Branco

Ação foca em municípios com índices de pendência biométrica acima da média estadual; em Rio Branco, quase 20% do eleitorado ainda não fez o cadastro

Por Daniel Dino | Assessoria TRE-MT

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) intensifica suas ações de atendimento itinerante nesta semana. O mutirão está confirmado em Salto do Céu nesta quarta-feira, 05 de novembro, e em Rio Branco na quinta-feira, 06 de novembro.

A escolha dos municípios se justifica pelos números: ambos estão com percentuais de eleitores sem biometria significativamente acima da média estadual (10,07%). Em Rio Branco, o cenário é mais urgente. Dos 3.892 eleitores aptos, 769 ainda não realizaram o cadastro, o que representa 19,76% do total.
Em Salto do Céu, dos 2.990 eleitores, 478 estão pendentes, correspondendo a 15,99% do eleitorado local. Somadas, as duas cidades têm 1.247 eleitores que precisam regularizar a situação biométrica.

O juiz eleitoral da 52ª Zona Eleitoral, Marcos André da Silva, responsável pela ação, destaca o esforço para levar os serviços a todas as localidades. “Nosso objetivo é garantir que nenhum eleitor ou eleitora fique de fora do processo por falta de acesso. A biometria é segurança e confiança, realizar o mutirão do TRE em Salto do Céu e Rio Branco é um compromisso com a cidadania, especialmente onde os índices mostram maior necessidade”, afirmou.

Importante:
Salto do Céu - Secretaria Municipal de Assistência Social, quarta-feira (05.11), das 08 horas às 14 horas.
Rio Branco - Auditório Municipal, quinta-feira (06.11), das 08 horas à 14 horas.

Serviços disponíveis

Durante o mutirão, além da coleta biométrica, serão oferecidos os serviços essenciais da Justiça Eleitoral:
  • Alistamento eleitoral (confecção do primeiro título);
  • Revisão de dados cadastrais;
  • Transferência de domicílio eleitoral;
  • Emissão de segunda via do título;
  • Emissão de guias para quitação de multas;
  • Regularização da situação eleitoral.

É importante ressaltar que não é necessário ser eleitor do respectivo município para usufruir dos serviços; qualquer cidadão pode ser atendido.

Para o atendimento, é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência (em versão física ou digital). Homens maiores de 18 anos que forem realizar o alistamento (primeiro título) devem levar também o comprovante de quitação militar.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet