Através do Irdesi, as redes municipais de ensino têm oferecido capacitação contínua para professores, familiares e profissionais envolvidos com crianças com necessidades especiais. O objetivo é ensinar sobre os cuidados, a convivência e o acolhimento, promovendo um ambiente mais suave, leve e saudável. Esse trabalho tem transformado o modo como as famílias e educadores lidam com as diferenças, garantindo uma convivência mais harmoniosa e humanizada, sempre focada em atender melhor cada criança.
O curso de capacitação tem em sua grade: 80 horas de formação com certificação; 9 módulos com conteúdo aplicado e material de apoio e acompanhamento e plano de ação para a rede.
A Campi, com o apoio e patrocínio do secretário-executivo do MAPA, Irajá Lacerda, tem possibilitado que famílias sem condições financeiras consigam levar suas crianças para avaliações completas com uma equipe multidisciplinar. Esse acompanhamento é essencial para o fechamento de diagnósticos precisos, oferecendo a essas crianças a oportunidade de iniciar o tratamento adequado e melhorar sua qualidade de vida. O trabalho conjunto entre a Campi e Irajá tem se destacado como uma ponte de acesso à saúde e à inclusão.
Em apenas seis meses de atuação, mais de 3.500 pessoas foram beneficiadas diretamente pelo projeto. Resultado da dedicação das equipes envolvidas e da liderança de Irajá Lacerda. A Rota da Inclusão continua crescendo e acolhendo novas famílias que buscam orientação, diagnóstico e suporte.
Municípios interessados devem entrar em contato com Júlio Panoff, através do e-mail: julio.panoff@irdesi.org ou telefone (65) 9 9907-1266.