O lançamento e noite de autógrafos acontecerá no dia 8 de novembro, às 19 horas, no Auditório da Escola Técnica (ETEC/ CECITECI), Avenida Getúlio Vargas, Cáceres.
O livro apresenta um pouco sobre a cultura de Cáceres por volta da década de 1970: sua culinária, religiosidade, festas, hábitos e costumes. Resgata lembranças de familiares e amigos e de figuras ilustres da época como o Padre Paulo, Zé Turco. Traz também eventos nacionais como a Guerra dos Emboabas, e a história dos Revoltosos, que impactaram vidas por estas bandas. Outro relato interessante que está no livro é sobre Dona Doninha, benzedeira e líder influente na região de Poconé. São lembranças de infância, de histórias que foram vividas ou ouvidas nas conversas em família, à sombra de uma laranjeira.
A obra está muito bem recomendada, pois conta com a apresentação da professora doutora Olga Maria Castrillon-Mendes, com o prefácio que ficou por conta do professor Doutor Agnaldo Rodrigues da Silva e o posfácio da professora doutora Jane Josefa da Silva Camilo.
De acordo com a professora Olga: “O desfile de imagens reside nos momentos que se misturam no subconsciente e afloram fissurados pelos alinhavos dados nos pedaços de tecidos alinhavados pelas lembranças. Em cada dobra, uma história, e em cada história os resíduos das lembranças. [...] Nesse contexto, a autora inicia um percurso. A caixa de Pandora é revivida na caixa de retalhos recolhidos para tecer alegrias/tristezas e histórias do passado. Em cada pedaço de tecido uma imagem é/pode ser construída (ou desconstruída). [...] Os ritmos do tempo são senhores de cada destino. Poderá ser uma (quase) certeza da continuidade e do papel das memórias, pois entre um losango e outro há pedaços amarelados pelos anos e com resíduos de poeira. Em cada pedacinho de pano, há cheiro de memória que leva aos variados cantos de cada vida”.
Já o professor Agnaldo afirma que “Caixa de segredos: em busca de um tempo vivido é um livro que leva o leitor a uma viagem memorialística, em que o percurso da narradora-personagem constrói um movimento entre o tempo e o espaço, na perspectiva cronotópica, proposta por Mikhail Bakhtin, em Questões de Literatura e de Estética (1993). A constante presença sinestésica cria a sensação de fusão entre o presente e o passado, como se as personagens do ontem ecoassem no hoje. [...] O fato de lembrar eventos decorridos conduz a narradora a diversos momentos significativos, suscitando emoções e sentimentos que, gradativamente, seduzem e envolvem o leitor. Em Caixa de segredos, Zenil Josefa da Silva segue no lastro da memória e do esquecimento e, nesse percurso, demonstra que o tempo esculpe labirintos na mente humana. São espaços preenchidos com lembranças, em corredores temporais que perpassam as diversas fases da existência”.
A professora Jane explica que “No livro é possível constatar o costume familiar das histórias contadas pela avó sobre a escravidão negra, pelo pai que se orgulhava de ser descendente de emboabas [...]. Dessa forma, a narrativa traz à tona acontecimentos marcantes da história nacional; sem esquecer das lendas, mitos, contos de fadas, cantigas de roda e rezas que a mãe repassava com sabedoria, trazendo ao romance, além da cor local, um caráter universal. E assim, o leitor é levado a percorrer um lugar de sonhos, frustrações, desejos, alegrias e tristezas, pela tessitura das palavras, isto porque a história de cada indivíduo traz a memória do grupo social ao qual pertence”.
É um romance memorialístico que leva o leitor a resgatar suas próprias memórias afetivas.
O evento contará também com apresentações culturais e exposição de telas do artista Carlos Bosquê.
235 páginas, 21 cm
Preço: R$ 65,00
Como adquirir: https://www.facebook.com/zenil.silva.3?fref=ts
Editora Becalete / Mogi Guaçu – SP.
Ano: 2025.
ZENIL JOSEFA DA SILVA é doutoranda em Estudos Literários, pelo PPGEL da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat. Mestra em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/Goiás. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura, pela Unemat. Especialista em Língua Espanhola e suas Literaturas, pela Universidade Estácio de Sá. Possui graduação em Letras, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e Graduação em Língua Espanhola e suas Literaturas, pela UFMT. É Professora aposentada da Educação Básica SEDUC/MT.
Em 2016, a autora lançou o livro Polifonia e Dialogismo em Deus de Caim e Madona dos Páramos, de Ricardo Guilherme Dicke, fruto da dissertação de mestrado realizada, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC- GO).