O secretário-executivo do MAPA, Irajá Lacerda, e o diretor de Inovação do Ministério da Agricultura e Pecuária, Nelson, assinaram e encaminharam ofício à ANTT, com foco na Superintendência de Transporte Ferroviário. O documento integra o programa Rota Quadrante Rondon e apresenta estudo técnico que comprova a viabilidade do modal ferroviário interligando Cáceres (MT) aos portos do Pacífico.
O estudo destaca que a nova rota poderá reduzir custos logísticos, ampliar a competitividade do agronegócio e beneficiar diversas atividades econômicas, como o turismo e o comércio fronteiriço. A ferrovia também reforça a posição estratégica do Mato Grosso como eixo logístico do Centro-Oeste rumo à integração sul-americana.
Segundo Irajá Lacerda, a Rota Rondon “representa um avanço rumo a um modelo de transporte mais sustentável e eficiente, que alia inovação, competitividade e desenvolvimento regional equilibrado”. A expectativa é que o estudo técnico sirva de base para as próximas etapas de análise e implementação junto à ANTT. Ele demosntra que não só o Agronegócio será beneficiado, mas também todas as atividades sócio econômicas do Mato Grosso e em espcial à Região Oeste.