Notícias / Política

22/10/2025 - 18:55

Levantamento aponta que 35 municípios correm risco de desaparecer em MT

Tribunal de Contas de Mato Grosso alerta sobre cidades que não se sustentam

Por Olhar Direto

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Sérgio Ricardo, alertou que 35 municípios de Mato Grosso podem desaparecer caso propostas em tramitação no Congresso Nacional avancem. Segundo ele, muitas dessas iniciativas visam extinguir cidades com menos de 5 mil habitantes, como Araguainha, Serra Nova Dourada, Ponte Branca e Novo Santo Antônio.

“Se a gente observar, 100% dos municípios não se sustentam. Eles precisam de repasses, não se sustentam sozinhos. O último projeto que entrou iria acabar com 35 municípios do estado”, disse.
Sérgio Ricardo destacou que o TCE iniciará um censo próprio, mais detalhado que o do IBGE, para mapear a realidade econômica e social das cidades.

“Será um censo completo, inclusive da vida de cada município e de cada cidadão. Nos últimos 10 anos, o IBGE mostrou que 51 municípios de Mato Grosso perderam população, e isso desencadeia uma série de situações”, explicou.

O presidente do TCE enfatizou a importância de políticas de Estado que garantam sustentabilidade e desenvolvimento regional, independentemente de governos específicos. 

"Não podemos depender apenas de políticas de governo. Precisamos ter políticas de Estado, por exemplo, percentuais obrigatórios em saúde e educação, e também em geração de emprego e industrialização”, ressaltou.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet