Por Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O Atletismo Brasil participou do evento de inauguração da nova Pista de Atletismo Aristides Junqueira, do Centro Regional de Desenvolvimento Esportivo da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Cáceres (17/10). "Mais uma pista sintética e iluminada que o Estado do Mato Grosso inaugura", destacou o presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos.
É a segunda pista sintética em Mato Grosso - a outra está no Centro Olímpico de Treinamento em Cuiabá (integra complexo voltado para o esporte na Universidade Federal do Mato Grosso).
A obra foi realizada pelo Governo do Estado do Mato Grosso que, em parceria com a CBAt, já levou ao Centro Oeste, a Cuiabá, competições relevantes do calendário: Troféu Brasil de Atletismo e Grande Prêmio (GP) Brasil (2023), Campeonato Ibero-Americano (2024), Brasileiro Sub-23 (2022) e Brasileiro Sub-18 (2025).
Com a pista de Cáceres, Mato Grosso amplia as possibilidades de agendar eventos, movimentando a economia da região. Também é um espaço para que clubes e profissionais da região de Cáceres invistam na formação e desenvolvimento de atletas. E também em áreas ligadas a pesquisa, ensino e extensão da Faculdade de Educação Física da UNEMAT. Para Tomires Campos Lopes, presidente da Federação de Atletismo do Mato Grosso, o impacto é expressivo. “O potencial é imenso para o atletismo no Estado em Mato Grosso.”
A equipe ASA Sorriso foi a campeã do Estadual Sub-14, disputado em Cáceres (15 medalhas de ouro, 9 de prata e 5 de bronze) também como parte da programação de inauguração da pista.
Homenagem - A pista foi batizada em homenagem a um dos mais importantes treinadores de atletismo do Brasil, Aristides de Andrade Junqueira Neto, que faleceu em 2018, em São Paulo, aos 71 anos. Sua mulher Rosa e seu filho Cacá Junqueira, que vivem em Mato Grosso, estiveram na homenagem em Cáceres. Tide, como era conhecido, treinou o saltador em distância Mauro Vinícius Hilário da Silva, o Duda, bicampeão mundial indoor (2012 e 2014). Tide também treinou Nelson Carlos Ferreira Junior, finalista no Mundial de Atenas-1997 (5º no salto em distância) e a atleta olímpica, hoje treinadora, Maria Aparecida Barbosa de Souza, a Cida, que foi recordista brasileira do salto triplo e disputou a Olimpíada de Atlanta-1996.
Cida também esteve no evento em Cáceres, assim como seu marido Vicente Lenílson de Lima, duas vezes medalhista olímpico com o revezamento 4x100 m (Sydney-2000 e Pequim-2008) e que atua no atletismo com um instituto que leva o seu nome.
A Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country 2025 é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em parceria com a Federação Mineira de Atletismo (FMA) e a Secretaria de Esportes de Poços de Caldas.
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.