O clima de festa tomou conta de Cáceres ainda no dia 28 de setembro, com a já consagrada Cavalgada e Queima do Alho. Mais de 20 comitivas participaram do cortejo, homenageando a cultura sertaneja e o espírito do campo que vive forte no coração dos cacerenses. Grupos como: Trajados & Chapados, Netos do Velho Barreiro, Amigos da Fronteira e Pega no Breu mostraram que a tradição é parte essencial da identidade regional, e foram ovacionados pelo público que acompanhou em peso. A participação das comitivas foi um dos momentos mais simbólicos e emocionantes de toda a programação.
Durante os quatro dias de programação oficial (2 a 5 de outubro), a Expoagro foi palco de negócios e trocas de conhecimento. A feira agropecuária reuniu animais de genética apurada, máquinas de última geração, e uma série de oficinas práticas voltadas à agroindústria familiar, incluindo produção de derivados de leite e carne. O MT Agro Summit, realizado nos dias 2 e 3, trouxe um olhar técnico sobre inovação, sustentabilidade e os desafios do agronegócio mato-grossense.
Tudo isso só foi possível graças ao empenho dos expositores, técnicos, produtores e profissionais que dedicaram tempo e trabalho para fazer da Expoagro uma verdadeira vitrine de excelência do setor.
A arena de shows e o rodeio profissional foram atrações à parte. A cada noite, milhares de pessoas lotaram o espaço para acompanhar montarias emocionantes, além dos shows nacionais com vários artistas. Zé Neto & Cristiano encerraram a festa em grande estilo, celebrando também os 247 anos de Cáceres. A emoção da final do rodeio, no domingo, foi o desfecho perfeito para dias intensos de festa e celebração.
Um dos marcos desta edição foi a entrada gratuita na pista, o que garantiu acesso democrático ao público, sem abrir mão da qualidade da estrutura. Famílias inteiras aproveitaram o evento, que contou ainda com parque de diversões, praça de alimentação e a Casa da Família Rural.
O destaque especial ficou para o Sindicato Rural de Cáceres, que conduziu com maestria a organização do evento. O comprometimento de todos foi essencial para o sucesso da Expoagro, frisou o Presidente do sindicato, Paulo Gaúcho.
O presidente da festa, Ricardo Castella, destacou que a família do Sindicato Rural organizou esse grande evento com muito carinho para toda a população de Cáceres.
Ao final, a 55ª Expoagro de Cáceres consolidou-se como uma das maiores festas populares da região e uma das principais do estado. A movimentação da economia local foi expressiva, com rede hoteleira lotada, vendas aquecidas no comércio, além da geração de empregos temporários e da valorização da cultura regional.
Mais do que uma feira, a Expoagro foi a prova viva de que quando tradição, inovação e união se encontram, os resultados são extraordinários. A cidade agradece e celebra todos que contribuíram para esse evento inesquecível.