Notícias / Politica

27/08/2025 - 16:09 | Atualizado em 27/08/2025 - 16:19

Abilio Brunini pede desculpas à UFMT após chamar ensino da instituição de “bosta”

Prefeito de Cuiabá reconhece excesso, mas mantém críticas à militância e à segurança no campus

Por Redação Jornal Oeste

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), pediu desculpas à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) após ter chamado o ensino da instituição de “bosta” em entrevista. Em vídeo, ele disse que a expressão foi inadequada e não representa sua visão sobre a importância da universidade, ressaltando que já destinou emendas parlamentares para a UFMT e para o IFMT quando esteve na Câmara Federal.

Apesar do recuo, Brunini manteve críticas à gestão e à “militância política de esquerda” dentro da instituição. Ele citou o assassinato de Solange Aparecida Sobrinho, 52 anos, em uma área desativada do campus no fim de julho, e questionou a ausência de mobilização da comunidade acadêmica em defesa de mais segurança no local. O prefeito também reclamou de publicações da universidade em redes sociais, que, segundo ele, teriam viés ideológico.

O gestor disse esperar que os recursos destinados à UFMT sejam aplicados em melhorias de infraestrutura, ensino e segurança. “A universidade é fundamental para Cuiabá e para a nossa história. Peço desculpas à instituição e a todos que se sentiram ofendidos, mas reforço a necessidade de conduzirmos melhor nossas responsabilidades”, declarou.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luciana de Ávila , em 02.09.2025 às 08:29

    Hum entendi! O seu comentário não passa de canalhice, essa história de conservadorismo, progressista etc.etc... não passa de safadeza para defender o uso de maconha em espaço publico educativo. Vai procurar a sua turma meu, nada contra quem usa essas porcaria mas deve ter respeito pelas instituições.

  • por Luciana , em 02.09.2025 às 08:19

    O Carlos você bebeu ou faz uso de algo ilícito? Onde foi que eu escrevi que as universidades não tem pobres, Ricos, negros , brancos , heteros, gay e lésbicas e diferentes culturas e credos . Vai cumpanheiro cite-o. Ou você se sentiu ofendido com a realidade!!!!

  • por carlos, em 29.08.2025 às 09:57

    Quando leio comentários da Luciana de Ávila, percebo o quanto ela destila ignorância ao falar sobre esquerdistas, soando como uma militante propagadora do ódio e da desinformação. Parece usar as redes sociais apenas para se engrandecer, mesmo com uma capacidade mínima de raciocínio. Universidade é composta por pessoas de diferentes culturas: esquerdistas, direitistas, pobres, ricos, brancos, negros, gays, entre outros. O espaço universitário deve ser de diálogo, debates e respeito às opiniões — algo que você, no mínimo, não demonstra ter. Pelo seu comentário, você se diz conservadora, mas aparentemente não faz o necessário para melhorar o lugar em que vive.

  • por Luciana de Ávila , em 27.08.2025 às 16:29

    Olhe! A militância nessas universidades federais beira o caos absoluto. Já em 2018 essa universidade federal tinha virado um cavalo de Tróia nas mãos desses militantes esquerdistas onde o uso de maconha era símbolo de liberdade associada a libertinagem. Fiquei horrorizado com as cenas e o fumacê até dentro do refeitório. Mas a fala do gestor atual é inadequada para referir a instituição de ensino. .. mas talvez o senhor Prefeito teve umas aulas com aquela mestra da Educação que mandava o ex presidente tomar naquele lugar em suas atividades ideológicas dentro do campus.

 
Sitevip Internet