Notícias / Cidade/Região

23/06/2025 - 16:14 | Atualizado em 23/06/2025 - 16:57

De Cáceres para o Front: dois mato-grossenses se alistam como voluntários na guerra da Ucrânia

Dois homens de Cáceres (MT) se voluntariaram para lutar na guerra da Ucrânia. Em vídeo gravado diante do Memorial dos Heróis, anunciam que integram a Legião Internacional. Um deles, Alisson Benevides, falou com exclusividade.

Por Redação Jornal Oeste

Em vídeo gravado diante do Memorial dos Heróis, Alisson Benevides e seu primo anunciam que agora integram a Legião Internacional, unidade militar formada por estrangeiros que defendem a Ucrânia contra a invasão russa
CÁCERES (MT) – Um vídeo de 20 segundos, publicado nas redes sociais, está circulando com força em grupos de mensagens de Mato Grosso. Nele, dois homens aparecem uniformizados em solo ucraniano, diante do Memorial dos Heróis da Ucrânia, e fazem um anúncio direto:
 
“Diretamente aqui da Ucrânia, eu e meu primo Arcanjo, soldado periquito Alisson Benevides, novo integrante da Internacional Legião, estamos aqui lutando por essa boa causa e pela liberdade ucraniana.”
 
A cena não é apenas um registro de viagem ou curiosidade. É o testemunho de dois cacerenses que decidiram deixar o Brasil para lutar em uma guerra do outro lado do mundo, como voluntários da Legião Internacional de Defesa da Ucrânia, criada para reunir combatentes estrangeiros dispostos a enfrentar o exército russo.
 
 Exclusivo: o que diz o Soldado Arcanjo
Em entrevista exclusiva ao Jornal Oeste, Alisson Benevides, também conhecido como Soldado Arcanjo, revelou as motivações por trás de sua decisão. Segundo ele, a paixão pela área de segurança e o desejo de servir em zonas de conflito o impulsionaram:
 
“Fui militar no 2° Batalhão de Fronteira em Cáceres durante 3 anos. Tenho vários cursos na área de segurança: patrimonial, escolta armada, carro-forte, segurança VIP e segurança rural. Sempre fui apaixonado por essa área e sempre me mantive bem fisicamente e psicologicamente. Gosto de adrenalina e sempre quis atuar em um exército que realmente estivesse em guerra.”
 
Sobre sua missão, ele explica:
 
“Fui voluntário para o Exército da Legião Internacional para atuar em guerras e ajudar quem realmente precisa. Estamos diante de uma agressão injusta, e por isso estou atuando na guerra da Ucrânia — e também na guerra de Israel.”
 
🌍 O que é a Legião Internacional?
Criada em 2022, logo após a invasão russa, a Legião Internacional é uma tropa especial das forças armadas da Ucrânia, composta por combatentes estrangeiros. O objetivo é permitir que voluntários de outros países ajudem na defesa do território ucraniano.
 
Para ingressar, é necessário:
 
Apresentar documentação e antecedentes;
 
Passar por triagem física e psicológica;
 
Receber treinamento militar em território ucraniano;
 
Assinar contrato com duração de 6 meses a 3 anos.
 
Atualmente, cidadãos de mais de 50 países integram a tropa, entre eles britânicos, franceses, norte-americanos, georgianos e brasileiros.
 
🇺🇦 O simbolismo do Memorial dos Heróis
A escolha do local do vídeo não foi por acaso. O Memorial dos Heróis da Ucrânia, em Kiev, homenageia soldados mortos na guerra e se tornou símbolo de resistência. Ao se apresentar ali, o soldado Arcanjo e seu primo demonstram que sua motivação vai além do campo de batalha — trata-se de um comprometimento com a história e com a dignidade de um povo em guerra.
 
Estar na Legião Internacional é se colocar diante do perigo. Já houve mortes de estrangeiros — inclusive brasileiros — em missões de combate. Ainda assim, voluntários continuam a chegar. O gesto de Alisson e de seu primo Arcanjo representa mais do que coragem: é uma forma de protesto contra o que consideram uma injustiça histórica.

Vídeo Relacionado

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Lucas , em 25.06.2025 às 11:30

    Vai lutar nada ... só papo gente. Estão fugindo de salve com uns trocados no bolso . Logo o Lucas da antiga borracharia queimada na avenida São Luís também estará indo pra guerra kkk. Esses cumpanheiro de Cáceres é uma piada pronta kkk . Essa turminha começa chorar só de ver um balão ou uma trilha de vulcão e vem com papo de guerra na UCRÂNIA.

  • por FLAVIO AURELIO DA FONSECA, em 24.06.2025 às 22:34

    Sei não. Mas acho q esses dois hr q ter o primeiro confronto com tropas russas vão virar cinzas .. O exército de caceres.mt ma lê ma sabem pintar meios fios e vacinação em cachorros e gatos .... Esses dois são Bolsonaristas só pode ... Esses dois caboclos aí estão representando os Bolsonaristas de caceres.mt... daqui uns dias ari matéia vai fazer companhia pra eles... As famílias deles já podem preparar missa de 7 dia e de um mês e depois de um ano .... São os famosos guerreiros suicidas.... Os Bolsonaristas agoram começaram ser fiel a bandeira Ucrâniana, porque no Brasil bolsonaro já era .... outros Bolsonaristas de caceres.mt podem ficarem a vontade e irem morrer bem longe daqui.. Aí Bolsonaristas pegam o avião ?? e vão apoiar bolsonaro lá na Ucrânia..... affffffssss aproveita e leva o mito do bolsonaro juntos ....

  • por Pantaneiro, em 24.06.2025 às 16:31

    Não vejo problema algum nisso. Ser mercenário é um trabalho como outro qualquer, só que mais arriscado. Só espero que paguem bem pelo menos.

  • por Jlcacerense, em 24.06.2025 às 12:45

    Falou "heróis" comprar uma causa que não é de vocês... É muito bizarros!!! Estão só atrás de grana.... e fama...

  • por E. Antônio, em 24.06.2025 às 09:02

    O cara acha a "invasão" russa à Ucrânia "injusta" mas os ataques e o genocídio promovido por Israel "justo" uma "luta pela liberdade". O militarismo brasileiro é verdadeira uma máquina de formar acéfalos extremistas, JESUSS

  • por E. Antônio, em 24.06.2025 às 08:58

    Meus pêsames (antecipados)

  • por Sandra Fontes, em 23.06.2025 às 17:32

    Traduzindo a realidade: mercenários! Estão sendo bem pagos pelo governo ucraniano e seus aliados (UE e EUA).

 
Sitevip Internet